Buscar

Manipulação de produtos químicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Manipulação de produtos químicos
INTRODUÇÃO
 Este trabalho tem por objetivo discutir a temática “Manipulção de produtos químicos” como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas. A designação de “produtos químicos” geralmente é associada às substâncias manuseadas em laboratórios químicos científicos. No entanto, há uma grande variedade de produtos químicos que são utilizados rotineiramente nas atividades domésticas tais como: sabões, alimentos, brinquedos, formulações cosméticas e materiais para limpeza. Poucos produtos químicos são obtidos diretamente da natureza. A grande maioria é produzida artificialmente por indústrias químicas e são obtidos principalmente a partir de reações realizadas em laboratórios científicos
 São considerados materiais nocivos aqueles que durante a fabricação, transporte, armazenamento, manuseio ou uso, possam afetar a saúde das pessoas que entrarem em contato. Muitos acidentes ocorrem devido ao uso incorreto dos produtos, inclusive em domicílios. Em escala industrial ou comercial, as consequências são ainda mais graves. Para se proteger é imprescindível ficar alerta a todos os procedimentos de segurança.
 Portanto, o perigo a que determinado indivíduo está exposto ao manipular produtos químicos que podem causar-lhe danos físicos ou prejudicar-lhe a saúde. Os danos físicos relacionados à exposição química inclui, desde irritação na pele e olhos, passando por queimaduras leves, indo até aqueles de maior severidade, causado por incêndio ou explosão. Os danos à saúde pode advir de exposição de curta e/ou longa duração, relacionadas ao contato de produtos químicos tóxicos com a pele e olhos, bem como a inalação de seus vapores, resultando em doenças respiratórias crônicas, doenças do sistema nervoso, doenças nos rins e fígado, e até mesmo alguns tipos de câncer.
 É necessário que a manipulação de produtos químicos seja feita de acordo com o fabricante, Antes de manusear qualquer produto químico é muito importante consultar a sua ficha de emergência, mais conhecida como FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. Nesta ficha constam todas as informações sobre o produto químico, procedência, reação química, manuseio, telefones úteis em caso de acidente, entre outras. como por exemplo, longe de calor, em local arejado, respeitando o limite de empilhamento e outros. É significativo, ainda, fechar bem as embalagens depois de abertas para evitar evaporação.
 As reações químicas perigosas tanto podem ocorrer de forma exotérmica quanto podem provocar a liberação de produtos perigosos, fenômenos que muitas vezes ocorrem simultaneamente. Para prevenir os riscos devido à natureza química dos produtos, devemos conhecer a lista de substâncias químicas incompatíveis de uso corrente em laboratórios a fim de observar cuidados na estocagem, manipulação e descarte.

Continue navegando