Buscar

66º TESTE DE CONHECIMENTO - TRANSFORMAÇÕES GLOBAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
        Questão
	
	
	A sigla BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) reúne o grupo de países com elevado potencial econômico. O bloco fez a sua primeira reunião oficial em junho de 2009. A partir dessa reunião, é CORRETO afirmar que esses países têm, como posição comum:
		
	
	Desafiar a liderança política dos Estados Unidos no G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo.
	
	Adotar medidas políticas para a criação de novos organismos internacionais, em substituição das antigas organizações de Bretton Woods.
	
	Enfrentar a União Europeia na Organização Mundial do Comércio (OMC), defendendo o aumento dos subsídios agrícolas e a ruptura com o capitalismo global.
	
	Substituir o mercado europeu e americano para suas exportações, garantindo laços comerciais apenas entre os países em desenvolvimento.
	 
	Reformar a ordem global, em que o papel desses quatro países nas questões econômicas e políticas seja ampliado e represente de fato o quadro econômico do mundo atual.
	Respondido em 05/10/2020 19:40:14
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	No atual cenário econômico mundial, países considerados economias emergentes apresentam níveis consideráveis de industrialização e alto grau de investimentos externos, no entanto, as populações desses países convivem com estruturas sociais e econômicas arcaicas e com o agravamento das condições de vida nas cidades. As principais economias emergentes que despertam o interesse dos empresários do mundo são: Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC). Tais países apresentam características comuns, como mão-de-obra abundante e significativas reservas de recursos minerais. Diante deste contexto, é possível afirmar que a união desses países, sob a sigla BRIC, aponta para:
		
	
	A razoabilidade do pleito de participarem do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e da extinção dos organismos que priorizavam a economia européia e americana nas décadas anteriores.
	
	Um novo sistema socioeconômico baseado na superação das desigualdades que conferiam sentido à ideia de Terceiro Mundo e a formação de um modelo de acumulação alternativo ao capitalismo.
	
	A substituição do antigo Primeiro Mundo como principais mercados produtores, consumidores e centros financeiros internacionais.
	 
	A perspectiva de que se tornem, a médio prazo, economias desenvolvidas com uma série de desafios comuns, além de fortemente inseridas no contexto globalizado da economia mundial.
	
	A melhoria natural e imediata das condições sociais em decorrência da aceleração econômica, da redução dos níveis de desemprego e da ruptura com o sistema centro-periferia.
	Respondido em 05/10/2020 19:40:19
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	O fim da Guerra Fria entre os EUA e a URSS e o novo avanço do capitalismo com a globalização mundial estabeleceram uma nova ordem geopolítica. Sobre esse assunto é CORRETO afirmar que:
		
	
	Houve a divisão do mundo em Primeiro Mundo (países capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (países socialistas) e Terceiro Mundo (países capitalistas subdesenvolvidos e os de economia em transição do socialismo para o capitalismo).
	 
	Surgiram blocos econômicos regionais; novos centros de poder ¿ como o Japão e a União Européia ¿ e tensões entre interesses políticos e econômicos dos países desenvolvidos do Norte e subdesenvolvidos do Sul.
	
	Percebeu-se a expansão dos modelos de integração econômica no âmbito global, eliminando disputas comerciais e estabelecendo uma única economia internacional.
	
	Surgiram áreas de livre comércio como reservas de mercado para multinacionais, disputas entre capitalismo e socialismo representadas por EUA e pela União Européia.
	
	Houve a eliminação das fronteiras nacionais com a fusão de países em blocos econômicos regionais e o surgimento do domínio das tecnologias de ponta pelos novos países industrializados e subdesenvolvidos.
	Respondido em 05/10/2020 19:43:02
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	A globalização é o fenômeno mais recente da economia capitalista mundial. O mundo globalizado definiu uma nova organização do espaço geográfico, com impacto em todas as regiões do mundo, ampliando as diferenças entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos e entre as classes sociais no interior de cada um deles. Hoje, mais do que nunca, o mercado é controlado pelas grandes corporações multinacionais aglutinadas em diferentes blocos econômicos. A respeito desse assunto, é CORRETO afirmar:
		
	
	Um dos aspectos da globalização é a concepção neoliberal do Estado que se caracteriza pela ampliação das obrigações ligadas aos aspectos sociais e trabalhistas, além de promover políticas de financiamento e apoio à iniciativa privada.
	 
	Com o objetivo de minimizar os custos e maximizar os lucros vem ocorrendo, nos últimos vinte anos, a integração de vários países com a formação de blocos econômicos. Entre eles, destacam-se: APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), SADC (Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento).
	
	A globalização também pode ser percebida pelo aumento do poder político dos países subdesenvolvidos e sua influência na formação da agenda política internacional.
	
	A globalização cultural é caracterizada pela automação, disseminação do uso da informática, biotecnologia e pelos diversos meios de comunicação eletrônica, produto da intensificação das transformações tecnológicas e sua expansão por várias regiões do globo de forma igualitária e positiva.
	
	A globalização econômica se faz presente através da difusão de hábitos de consumo e do modo de vida dos países desenvolvidos por meio de marcas mundialmente conhecidas, supermercados, redes de 'fast-food', etc. Essa expansão, no entanto, não enfrenta barreiras por partes dos paises mais pobres.
	Respondido em 05/10/2020 19:40:42
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Para compreendermos o fim da Guerra Fria é preciso levar em consideração uma série de fatores da ordem política, econômica e ideológica, além da situação das superpotências frente ao contexto internacional nas décadas de 1970 e 1980. Embora as razões sejam múltiplas, é possível indicar alguns elementos que contribuíram para o colapso da bipolaridade, entre eles:
I) Os pesados investimentos americanos feitos na chamada Corrida Espacial demonstraram que a URSS já não tinha força econômica para manter seus gastos militares e em tecnologia;
II) A insatisfação dos países da antiga área de influência soviética levou a um contínuo e profundo processo de manifestações populares, distanciamento político de Moscou e protestos pela liberdade;
III) Embora o comunismo ainda fosse ideologicamente mais forte em toda a Europa e parte da América Latina, a URSS já não tinha condições econômica de manter a ajuda financeira a sua área de influência, fazendo com que esses países se aproximassem dos Estados Unidos;
IV) O afastamento da URSS do Conselho de Segurança da ONU desencadeou uma reação em cadeia, levando a um isolamento do bloco comunista por parte de todos os países europeus e cortando as ferramentas de créditos e empréstimos internacionais que vinham sustentando a economia soviética.
Estão CORRETAS as afirmações:
		
	
	II e III
	
	II e IV
	
	II, III e IV
	
	I, II e IV
	 
	I e II
	Respondido em 05/10/2020 19:43:21
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	¿Relíquias de uma era em que a ordem natural das coisas incluía o sol, as estrelas e o Império Britânico, Hong Kong (foi) devolvido à China... A devolução da colônia aos chineses é a culminação de um arranjo entre a elite argentária de Hong Kong e os chefes comunistas de Pequim para que a ilha continue sendo o que sempre foi: uma gigantesca Disneylândia dos negócios movidos à euforia financeira, com poucos impostos e nenhuma democracia.¿ (Revista Veja, 25/07/97) Este texto retrata mais um dos eventos que têm marcado a nova ordem geopolítica mundial. Sobreessa nova ordem, é CORRETO afirmar:
		
	 
	A nova ordem substituiu a ordem geopolítica estabelecida no pós-Segunda Guerra Mundial, definida como bipolar e que se baseava principalmente no poderio de duas superpotências: os Estados Unidos e a então URSS.
	
	Uma das características da nova ordem mundial é ter proporcionado, em curto espaço de tempo, a igualdade sócio-econômica entre os países.
	
	A ordem do pós Guerra Fria não mudou as velhas estruturas de poder, apenas a posição dos países frente ao competitivo mercado mundial.
	
	O processo de globalização e a integração econômica passaram a se expressar através da formação de blocos regionais ou mercados supranacionais, tais como União Européia, Nafta e Mercosul, sem nenhuma participação dos Estados individualmente.
	
	Após o rompimento da ordem geopolítica estabelecida no pós-Segunda Guerra Mundial, o mundo assistiu à eclosão de um único centro de poder, constituído pela Comunidade Européia.
	Respondido em 05/10/2020 19:41:05
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	"Suponhamos que você vá com seus amigos comer um cheeseburger e tomar Coca-Cola no McDonald's. Em seguida, assista a um filme de Steven Spielberg e volte para casa num carro Ford ou num ônibus Mercedes. Ao chegar, o telefone toca. Você atende num aparelho fabricado pela Siemmens e ouve um amigo lembrando-o de um videoclipe que começou há instantes na televisão: Michael Jackson em seu último lançamento. Você corre e liga o aparelho da marca Mitsubishi. Ao terminar o clipe, decide ouvir um CD do grupo Simply Red gravado pela BMG Ariola Discos, de propriedade da Warner, em seu equipamento Philips." (http://www.brasilescola.com/geografia/globalizacao.htm) Sobre esse processo, é INCORRETO afirmar:
		
	
	A globalização é um processo ainda em curso de integração de economias e mercados nacionais.
	
	Diferente dos mercados e da produção, as pessoas não estão integralmente inseridas no processo de globalização e inclusão social.
	
	As pessoas dependem crescentemente de mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial, fortalecendo grandes mercados produtores dos paises desenvolvidos e em desenvolvimento.
	 
	As pessoas podem usufruir de todos os produtos da economia globalizada porque a riqueza social é mais bem distribuída.
	
	A globalização implica certa interdependência de países e de pessoas, além da uniformização de padrões de consumo em âmbito mundial.
	Respondido em 05/10/2020 19:41:13
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	O texto a seguir retrata uma das faces do processo de globalização. "Sob pressão dos vizinhos, Espanha e Itália erguem barreiras contra refugiados O sinal mais evidente da política de linha dura para barrar a migração é a cerca que está sendo erguida em torno de Ceuta e Melilla, dois entrepostos comerciais encravados no território de Marrocos, em pleno norte da África, mas que pertencem à Espanha desde o século XVI". (VEJA, 2 set. 1998) Da leitura do texto podemos inferir corretamente que a(s):
		
	
	A americanização do planeta, promovida pela globalização, tem descaracterizado a cultura dos países africanos.
	
	A formação de blocos econômicos tem proporcionado maior integração entre a África e a Europa.
	
	A integração econômica, alavancada pelo processo de globalização, tem rompido as fronteiras dos estados nacionais.
	
	As antigas metrópoles procuram resguardar, da influência globalizante, seus domínios territoriais na África.
	 
	A abertura das fronteiras comerciais, em decorrência da globalização, não foi acompanhada da liberação dos fluxos populacionais.
	Respondido em 05/10/2020 19:41:18
	
		
	Gabarito
Comentado

Continue navegando