Buscar

Políticas Sociais em Habitação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	O Brasil foi marcado pelo patrimonialismo, e com certeza isto comprometeu as características da política urbana. A urbanização foi marcada pelo modelo acelerado e concretado do desenvolvimento moderno, apresentando assim várias consequências negativas. Análise as afirmativas a seguir:
I- O acesso a equipamentos e serviços também ficou submetido ao poder político da região.
II- O uso de recursos públicos em terras ocupadas compromete o dono das terras, que, por causa do apadrinhamento, consegue acessar as moradias irregulares.
III- Com o crescimento econômico a partir dos anos 80, teve sequelas negativas, como a baixa qualidade de vida, aumento das desigualdades sociais e da violência urbana.
IV- Em 1808, foram decretadas novas normas para distribuição de terras brasileiras, levando em conta o tempo de ocupação ilegal da terra e a quantidade de filhos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	2.
	A partir dos resultados do jogo de interesses sociais, econômicos, políticos, entre outros, a expansão e o crescimento urbano apresentam-se contextualizados pela grande diversidade entre as classes sociais e são cultivadas conforme o interesse de cada grupo. Analise as sentenças a seguir:
I- No Brasil, a organização dos espaços urbanos se consolidou com objetivo de fornecer às cidades um instrumento histórico e cultural, independente de o conceito de cidade legal ser algo cada vez mais simbólico.
II- No censo demográfico realizado pelo IBGE em 2010, os dados mostram que 70% da população vive nas cidades.
III- As áreas como as favelas, cortiços, ocupações irregulares distinguem as cidades de médio e pequeno porte.
IV- O Ministério das Cidades foi criado com objetivo de desenvolver ações que busquem suprir o déficit habitacional, por meio de construção de unidades habitacionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	Os movimentos sociais tiveram grande destaque na história da construção de cidades, período este que marcou o crescimento e a evolução das cidades. Em 1972, aconteceu o primeiro encontro nacional dos profissionais da COHAB, e a partir daí estruturaram-se equipes que definiram o arcabouço metodológico do trabalho social em habitação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Desde o primeiro encontro, o BNH começou a autorizar as COHABs para incluírem nas prestações dos mutuários taxas para a cobertura dos gastos relacionados à manutenção dos conjuntos habitacionais e seus equipamentos comunitários.
(    ) A composição das equipes multidisciplinares não eram isoladas, havia uma prática comum ou corrente entre os agentes executores.
(    ) Nesse período, todas as COHABs tiveram que contratar profissionais específicos e elevou-se o subprograma de Desenvolvimento Comunitário (SUDEC).
(    ) Na década de 1980 não ocorreu as lutas pela redemocratização do país, como também não aconteceram muitas conferências nacionais e internacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	Entende-se que a história do Serviço Social, no contexto da política habitacional, apresenta sua trajetória permeada em um debate, em que toda a historicidade é considerada como categoria inerente ao método dialético-crítico. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A atuação do Serviço Social na política de habitação apresenta sua historicidade em conjunto com trabalhos desenvolvidos em comunidades, com intuito de incentivar à participação comunitária.
(    ) A atuação comunitária não apresenta resultados mais rápidos e abrangentes que um trabalho individual.
(    ) Desde 1940, as experiências de desenvolvimento comunitário vêm sendo indicadas no Brasil através de entidades particulares e públicas.
(    ) O Serviço Social, desde a década de 1965, apresentava-se como mediador na relação existente entre a população em situação de vulnerabilidade social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	5.
	Em 2001, aconteceu em Porto Alegre o II Fórum Social Mundial, onde foi apresentada a Carta da Cidade, que em seu conteúdo predispõe o usufruto equitativo da cidade, com a participação efetiva do Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU), de lideranças políticas e comunitárias brasileiras e de representantes internacionais, e o Brasil foi um dos países que se comprometeu com o conteúdo. Sobre as importantes contribuições da Carta da Cidade, analise as sentenças a seguir:
I- Todas as pessoas devem ter direito a uma cidade sem discriminação de gênero, idade, raça, etnia e orientação política e religiosa.
II- O Direito à cidade é definido como o usufruto equitativo das cidades dentro dos princípios de sustentabilidade, democracia e justiça social.
III- A cidade é um espaço coletivo culturalmente rico e diversificado que pertence a todos os seus habitantes.
IV- A Carta da Cidade tinha como objetivo definir territórios onde as classes sociais iriam construir suas casas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	O Estado é conhecido como uma configuração organizacional cuja definição é de natureza política. É apresentado como uma entidade com poder soberano para poder governar um povo adentro de uma área territorial demarcada. O Estado é composto por três elementos, um deles trata-se de ?[...] um conjunto de instituições e prerrogativas, entre as quais o poder coercitivo, que só o Estado possui, por delegação da própria sociedade [...]? (PEREIRA, 2009, p. 289). Sobre os demais elementos que compõem o Estado, analise as sentenças a seguir:
I- A sociedade demarcada geograficamente na qual o domínio estatal é desempenhado.
II- Diretrizes regulatórias que perpetram componentes da nação.
III- Conceitos reais que na prática fazem com que o Estado exerça o seu poder de forma contínua e ideal.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PEREIRA, Potyara Amazoneida. Estado, sociedade e esfera pública. In: ABEPSS. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. p. 285-300.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	Nas grandes cidades brasileiras podemos observar várias áreas construídas em locais onde ocorre o uso ilegal do solo. Essa realidade se constata ao analisar os cadastros de imóveis dessas cidades. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As cidades vem desenvolvendo e avançando nos cadastros das áreas de ocupação irregular através de sistema de monitoramento.
II- Não existe falta de cadastro das áreas irregulares nas grandes cidades, pois estão completos e atualizados.
III- Muitas cidades vêm aumentando qualificadamente e quantitativamente o número de técnicos para atuarem nessas áreas.
IV- O planejamento urbano tem se tornado uma prática que vem considerando cada vez mais o mercado imobiliário através de leis que regulamentam o uso e zoneamento do solo urbano.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	8.
	O direito à moradia é uma das
principais necessidades dos cidadãos, podendo ser comparado à necessidade básica de se alimentar, de se vestir e de acessar os serviços de saúde. Não ter um local de moradia seja próprio ou alugado priva a pessoa de ser reconhecida na sociedade. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Sendo a moradia uma necessidade básica e primária do ser humano, ele criou várias formas de casas.
(    ) Quando a situação habitacional é muito precária, prejudica e afeta toda a estrutura familiar.
(    ) Para uma moradia estar em condição plena de habitabilidade ela precisa estar adequada em diversas dimensões.
(    ) Não ter moradia fixa não dificulta o acesso ao emprego e as demais condições de cidadania.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	9.
	Durante o século XX, as famílias em situação de vulnerabilidade social que residiam na Europa viviam em casas com condições precárias, com só um comodo e muita precariedade na situação habitacional, surgindo, assim, as demandas habitacionais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As moradias serviam apenas como um abrigo para as pessoas passarem a noite, pois possuía apenas um cômodo.
(    ) A casa, além de servir de moradia, servia como um espaço para reunião coletiva da população.
(    ) As casas eram precárias e sem condições de habitabilidade, pois possuíam espaços pequenos e as famílias tinham crianças de diferentes tamanhos e idades.
(    ) Após a Revolução Industrial, os meios de produção não apresentaram muitas mudanças.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	Entende-se que são muitas as mudanças que ocorrem em nossa sociedade, e com a interferência mundial do capital. Consequentemente, acabam interferindo diretamente nos trabalhos dos profissionais de Serviço Social que atuam nas diversas Instituições. Referente a este cenário, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A nova configuração não resulta das transformações e do sistema capitalista.
	 b)
	As mudanças apresentam profundas repercussões na órbita das políticas públicas.
	 c)
	As políticas públicas não vêm sendo apresentadas como instrumentos legais e transversais ao trabalho técnico.
	 d)
	A questão social não apresenta-se como um componente das expressões das demandas sociais.
	11.
	(ENADE, 2013) Os artigos 182 e 183 da Constituição Federal estabelecem parâmetros para a política urbana, os quais estão regulamentados na Lei nº 10.257, de julho de 2001, o Estatuto da Cidade. De acordo com essa lei, avalie se cada um dos itens a seguir constitui uma diretriz para a elaboração da política urbana:
I- Planejamento do desenvolvimento das cidades.
II- Regularização fundiária e urbanização de áreas ocupadas por população de baixa renda.
III- Desapropriação de solo urbano para fins de constituição de zonas de interesse social.
IV- Instituição do imposto territorial progressivo para terrenos subutilizados nas zonas urbanas centrais da cidade.
V- Integração e complementaridade entre as atividades urbanas e rurais, tendo em vista o desenvolvimento socioeconômico do município e do território sob sua influência.
Estão corretos apenas os itens:
	 a)
	I, II e V.
	 b)
	I, II e III.
	 c)
	III, IV e V.
	 d)
	I, III e IV.
	12.
	(ENADE, 2004) A Constituição Federal Brasileira vigente, promulgada em 1988, contém vários dispositivos que representam avanços democráticos no campo das políticas sociais. No entanto, a promulgação dessa Constituição ocorreu numa fase histórica do desenvolvimento capitalista em que as políticas sociais públicas sofreram restrições. Qual modelo representa esse sistema?
	 a)
	Neocorporativa.
	 b)
	Social-democrata.
	 c)
	Neoliberal.
	 d)
	Socialista.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando