Buscar

GRAMATICA FUNCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O DISCURSO DOS SENHORES ANAFÓRICOS E CATAFÓRICOS
 Meus queridos, bom dia!!! Lembram da aula da semana anterior, na qual discuti mos sobre a estória de dona SEMÂNTICA e seu filho COESÃO? Pois bem, hoje vamos continuar, mostrando mais uma dessas narrativas ocorridas no País da Gramática Contextualizada. E no final, produziremos textos relacionados ao assunto abordado nesta aula no gênero e tipologia textual que já dominem.
 Trata-se do famoso discurso político entre os candidatos Anafóricos e Catafóricos. Este, sempre referia-se a fatos que ainda iriam ocorrer. Enquanto que, aquele preocupava-se com ações que ja haviam sido ocorridas na renomada cidade SEMÃNTICA.
 Certa manhã ensolarada, multidão eufórica,dispersas envolta do palanque surge a figura , primeiramente do senhor ANAFÓRICO, bastante aplaudido, principalmente, por seus representantes do partido PPD, ou seja, os vereadores, Pessoais, Possessivos e Demonstrativos. Em seguida, sendo bem mais aplaudido, sobe ao palanque o senhor CATAFÓRICO , o qual sempre prefere aparecer após o senhor ANAFÓRICO já ter se referido às dificuldades ocorridas anteriormente á sua candidatura.
 Momento de silêncio na multidão....
 E assim, o Senhor Anafórico começa o discurso:
 _ Meus amigos, vamos entender um pouco sobre alguns problemas enfrentados por nossos estudantes na produção de textos coesos e coerentes. Sabemos que dentre as várias dificuldades apresentadas em seus textos, destacam-se os seguintes:
· Uso inadequado de elementos coesivos-pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, tais como nas falas proferidas, quem sabe, por um de vocês nesse ou neste exato momento.
 _ " Será se esse politico está falando a verdade? "
 _ Será se esse político cumprirá com o seu dever?
 _ Isso que ele está falando vai funcionar na prática ou é só mais um dentre os vários discursos políticos? Enfim, essas e outras questões precisam ser repensadas ao produzirem um texto ou discurso. Nesse sentido, espero que no meu governo haja uma abertura maior para sanarmos" essas ou estas" dificuldades?
 As pessoas ouviam atentas... o discurso se estendera praticamente meia hora, logo em seguida, O senhor CATAFÓRICO,ao se pronunciar diante da platéia atenta, começou o discurso assim:
 _ Meus queridos eleitores, prestem bem atenção a isto:
surge no telão uma pequena exposição de frases que demonstram os elementos catafóricos através de um infográfico ( gênero textual que associa imagem e texto verbal). Vejamos:

Continue navegando