Buscar

APS DIREITOS HUMANOS PARA ENVIAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BUARQUE, Cristovam. Reaja. Ed. Rio de Janeiro: Garamond Ltda, 2012.
RESUMO
O livro reaja é uma reposta de Cristovam a inspiração que teve ao ler um panfleto de um filósofo Francês, Stéphane Hessel, que abordava a ideia de que os jovens devem retomar a indignação contra o nazismo e o capitalismo. Motivado pelas ideias apresentadas pelo filósofo Francês, Buarque em seu livro incentiva os jovens a reagir as tragédias da atualidade.
CITAÇÕES DO LIVRO REAJA
“Reaja à desigualdade. Hoje 1% dos ricos do mundo detém 40% do patrimônio mundial. As três pessoas mais ricas do mundo têm patrimônio maior do que a soma da população de 48 nações. É preciso indignar-se como Hessel, mas também reagir a esta realidade imoral.”
“Reaja ao conceito de progresso baseado no crescimento econômico, que consome a vida das pessoas e destrói o equilíbrio ecológico em busca de aumentar a produção de bens materiais, privados e de curta duração.”
“Reaja contra a falta de liberdade. Grite, grite sempre e o mais alto possível por suas ideias.”
“Reaja contra a realidade de crianças abandonadas, outras sem escolas, sem assistência médica.”
“Reaja contra a discriminação. Todas elas. Seja por um defeito físico, por raça, opção sexual ou pela religião professada.”
“Reaja contra o trabalho escravo que até hoje continua, no século XXI, sob a forma direta do trabalho forçado ou sob forma disfarçada em trabalhos domésticos, trabalho infantil, exploração sexual.”
“Reaja contra a ideia de que o mundo vai bem, apenas por que não vai tão mal quanto antes.”
CONCLUSÃO
Cristovam apresenta problemas atuais, mas que na verdade são problemas que sugiram no passado, e incentiva para que as pessoas não se acomodem na ideia de que o mundo atual já está bom e se mantenham cegas para a realidade. 
Utilizando sempre a palavra Reaja!, para que façamos realmente isso, para reagirmos aos atos de preconceito que por mais que pareça uma ideia do passado é bem atual, o exemplo disso é o caso do homem negro morto de forma bruta por policias brancos nos EUA, não podemos nos calar para isso. 
Não podemos deixar de reagir ao desmatamento em prol da economia, afinal no passado já extinguimos o pau-brasil para fins comercias e se nos calarmos em relação as queimadas vamos deixar de ver também nas florestas outros tipos de árvores naturais do nosso país ou bichos que enriquecem a nossa fauna. A ideia de capitalismo a qualquer custa que reinou no passado reina na atualidade.
Não nos calemos a perseguição contra raça, cor, gênero ou opção sexual, que não deveria mas é um grande problema da atualidade principalmente em relação a opção sexual que muitas vezes é descriminada dentro do próprio âmbito familiar.
A grande questão é que deve-se reagir a esses problemas, não se acomode ou se cale diante de tudo que ocorre no mundo, se expresse como poder, indignasse com a violência, a perseguição o preconceito, seja mais do que uma pessoa na multidão, tenha voz e faça com que todos a escute.

Continue navegando