Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Psicologia da Educação e da Aprendizagem (HID14)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:) ( peso.:4,00)
	
	
	Nota da Prova:
	8,60
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Dentro da classificação de condutas típicas, encontra-se o Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH). Esse transtorno apresenta-se por características relacionadas à desatenção, à agitação e à impulsividade. Diante dessas informações, descreva algumas implicações educacionais de alunos com TDAH em sala de aula.
	Resposta Esperada:
Os sintomas da criança hiperativa tornam-se mais visíveis na idade escolar. O comportamento engraçado ou imaturo não é mais admitido na escola, que é um local de regras, horários e limites, característicos da educação formal. A adaptação desta criança não é simples. O professor deve estar atento ao comportamento da criança, não interpretando ações de forma equivocada, mas, atento ao contexto, para poder trabalhar alternativas mediante as dificuldades, favorecendo o bom desempenho escolar.
	2.
	Cada indivíduo possui e apresenta uma maneira própria de aprender. A forma individual de adquirir conhecimento é definida como Estilo de Aprendizagem. Por exemplo: algumas crianças aprendem com maior facilidade cantando músicas, outras através de brincadeiras, brinquedos pedagógicos, entre outros.
A partir desta afirmativa, disserte sobre os diferentes tipos de aprender do ser humano.
	Resposta Esperada:
Aprender é circunstancial ao ser humano, já que seu êxito como espécie depende de sua capacidade de aprender e inovar. A curiosidade é uma de suas características mais surpreendentes. Em nossa sociedade atual, inserida em um processo de intercâmbio intercultural - globalizada - e de acelerada troca social pelo impacto do desenvolvimento científico e tecnológico, aprender é algo mais do que um impulso humano. É uma sofisticada necessidade cultural que permite aos indivíduos adaptarem-se e sobreviverem em um círculo que troca continuadamente, assim como preservar sua identidade. Neste contexto, aprender deixa de ser a atividade própria de uma época da vida - a criança e o jovem - para converter-se em um processo de aprendizagem permanente. Por outro lado, graças aos avanços da Psicologia, da Sociologia e da Pedagogia, assim como das aplicações das novas tecnologias no ensino e na aprendizagem, hoje é possível aprender melhor, cientificamente. É possível aprender a aprender, a conviver e aprender a ser.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais