Buscar

desafios contemporâneos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
1 em 1 pontos
A sociologia, ciência que tenta explicar a vida social, nasceu de uma mudança radical da sociedade, resultando no surgimento do capitalismo. O século XVIII foi marcado por transformações, fazendo o homem analisar a sociedade, um novo “objeto” de estudo. Essa situação foi gerada pelas revoluções industrial e francesa, que mudaram completamente o curso que a sociedade estava tomando na época. A Revolução Industrial, por exemplo, representou a consolidação do capitalismo, uma nova forma de viver, a destruição de costumes e instituições, a automação, o aumento de suicídios, prostituição e violência, a formação do proletariado, etc. Essas novas existências vão, paulatinamente, modificando o pensamento moderno, que vai se tornando racional e científico, substituindo as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum.Fonte: REIS. L. Como surgiu a sociologia? Disponível em: < https://www.mundociencia.com.br/sociologia/como-surgiu-a-sociologia/> Acesso em 08 Jul. 2019.
 
Como sabido a Sociologia é uma ciência que foi criada durante o processo da primeira revolução industrial, tendo como propósito compreender as nuances da sociedade capitalista. A respeito da Sociologia, marque a alternativa que corresponde aos autores clássicos dessa ciência.
Resposta Selecionada:	
Correta Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx.
Resposta Correta:	
Correta Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx.
Feedback da resposta:	Resposta certa: Durkheim, Marx e Weber são considerados os 3 autores clássicos da ciência Sociologia. Mediante uma participação intensa na vida política daquela época, cada um dos autores desenvolveu importantes reflexões sobre o Estado e a democracia.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
Ao pensar em modernidade, muitas pessoas logo imaginam que estamos fazendo referência aos acontecimentos, instituições e formas de agir presente no Mundo Contemporâneo. De fato, esse termo se transformou em palavra fácil para muitos daqueles que tentam definir em uma única palavra o mundo que vivemos. Contudo, não podemos pensar que esse contexto mais dinâmico e mutante surgiu do nada, que não possua uma historicidade.
Entre os séculos XVI e XVIII, um volume extraordinário de transformações estabeleceu uma nova percepção de mundo, que ainda pulsa em nossos tempos. Encurtar distâncias, desvendar a natureza, lançar em mares nunca antes navegados foram apenas uma das poucas realizações que definem esse período histórico. De fato, as percepções do tempo e do espaço, antes tão extensas e progressivas, ganharam uma sensação mais intensa e volátil.Fonte: SOUSA. R. a Idade Moderna é marcada por importantes mudanças históricas. Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna>. Acesso em: 09 jul. 2019.
 
A respeito do conceito de modernidade, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Correta Pode ser caracterizada pela ampliação do estilo de vida urbano, marcado pela industrialização.
Resposta Correta:	
Correta Pode ser caracterizada pela ampliação do estilo de vida urbano, marcado pela industrialização.
Feedback da resposta:	Resposta correta: A modernidade pode ser caracterizada pela ampliação do estilo de vida urbano, marcado pela industrialização que possibilitou a produção em larga escala, e o desenvolvimento de tecnologias que facilitou o cotidiano e nos deu a ideia de que como seres humanos tínhamos dominado completamente a natureza e nos apartado dela. A organização é mais uma das características da modernidade.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
[...] Enclaves fortificados são espaços privatizados, fechados e monitorados para residência, consumo, lazer ou trabalho. Esses espaços encontram no medo da violência uma de suas principais justificativas e vêm atraindo cada vez mais aqueles que preferem abandonar a tradicional esfera pública das ruas para os pobres, os "marginais" e os sem-teto. Enclaves fortificados geram cidades fragmentadas em que é difícil manter os princípios básicos de livre circulação e abertura dos espaços públicos que serviram de fundamento para a estruturação das cidades modernas.
Fonte: CALDEIRA, Tereza. Enclaves fortificados: a nova segregação urbana. Revista Novos Estudos, 1997.
Dentro desta perspectiva, o fenômeno dos enclaves fortificados pode ser analisado dentro do contexto de:
Resposta Selecionada:	
Correta Segregação socioespacial.
Resposta Correta:	
Correta Segregação socioespacial.
Feedback da resposta:	Resposta correta: Trata-se de um processo de que causa a marginalização ou a periferização de determinados grupos sociais por fatores econômicos, históricos, sociais dentro do espaço das cidades. A origem deste fenômeno pode ser encontrada na divisão social do trabalho, que estabeleceu a formação de classes sociais, um dos exemplos desta realidade são os condomínios de luxo com seus grandiosos muros.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
“Ninguém precisa ser marxista para pintar o quadro dos sofrimentos suportados pelo povo nas primeiras fases da industrialização capitalista. Evocar a miséria operaria no fim do século XVIII e princípio do século XIX – ou mesmo mais tarde – transformou-se em lugar-comum. [...] A canalização dos recursos para a fabricação de novos equipamentos teve consequências econômico-sociais desfavoráveis aos operários, que possuíam apenas sua força de trabalho para oferecer ao mercado, sem qualquer proteção legal ou sindical, pelo menos no fim do século XVIII e no início do século XIX. [...]”.
Fonte: NIVEAU, Maurice. História dos Fatos Econômicos Contemporâneos. 1969.
 
Rotineiramente analisamos uma série de fatores do processo de industrialização, aponte para uma medida redutora dos dados causados pelo crescimento industrial:
Resposta Selecionada:	
Correta Acordos internacionais de desenvolvimento sustentável.
Resposta Correta:	
Correta Acordos internacionais de desenvolvimento sustentável.
Feedback da resposta:	Resposta Correta: Acordos internacionais de desenvolvimento, desde os anos de 1970 a comunidade internacional vem trabalhando na criação de protocolos e regulamentações internacionais que promovam a redução da emissão de gases estufa, bem como metas de redução de poluição.
Pergunta 5
1 em 1 pontos
Os modernos fizeram do homem um ser quase sobrenatural que progressivamente assume o lugar vazio de Deus, uma vez que Bacon, Descartes, Buffon, Marx lhe dão por missão dominar a natureza e reinar sobre o universo. Mas, a partir de Rousseau, o romantismo irá ligar umbilicalmente o ser humano à Natureza-Mãe. Neste sentido, do lado dos escritores e poetas, efetua-se a maternização da Terra. Do lado dos técnicos e dos cientistas, ao contrário, efetua-se a coisificação da Terra, constituída de objetos a serem manipulados sem piedade.Fonte: MORIN, E., & KERN, A. B. Terra Pátria. Porto Alegre: Sulina, 1995.
 
A modernidade modificou todo o ritmo de vida das pessoas e a forma como nos relacionamos com o trabalho, com as outras pessoas, com a natureza etc. Essa forma de relacionar-se trouxe consequências para a sociedade e para o planeta, sendo assim as políticas de crescimento dos Estados da atualidade devem pensar em:
Resposta Selecionada:	
Correta Demandas sociais e ambientais.
Resposta Correta:	
Correta Demandas sociais e ambientais.
Feedback da resposta:	Resposta correta: O que se propõe é o desenvolvimento pautado pela sustentabilidade, ou seja, que qualquer política de crescimento econômico não deixe de passar pelas demandas sociais e ambientais. E isso se faz ao garantir saúde, alimentação e moradia digna, além de legislações ambientais que protejam o futuro do planeta.
Pergunta 6
1 em 1 pontos
A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade. [...] A sociologia nasce, portanto, como uma reflexão acerca dos contornos da nova
configuração histórica – daí sua preocupação permanente em distinguir e contrapor a sociedade moderna às sociedades tradicionais. E num ambiente marcado pela competição entre as visões de mundo do conservadorismo, do liberalismo e do socialismo – daí seu esforço constante para se distinguir dessas correntes, apresentando-se como uma alternativa, científica ou mesmo crítica, em relação a tais modelos explicativos.Fonte: MUSSE. R. Apontamentos sobre o nascimento da sociologia. Disponível em: <https://blogdaboitempo.com.br/2012/11/23/apontamentos-sobre-o-nascimento-da-sociologia/>. Acesso em: 09 jul. 2019.
 
Em meio às profundas transformações nas estruturas da sociedade surge uma nova ciência, a Sociologia, tendo como foco analisar, compreender, explicar e transformar a sociedade através de diversas correntes teóricas desenvolvidas por pensadores da época. Assinale a alternativa que corresponde ao primeiro professor de Sociologia, considerado o “pai” dessa disciplina.
Resposta Selecionada:	
Correta Émile Durkheim.
Resposta Correta:	
Correta Émile Durkheim.
Feedback da resposta:	Resposta certa: O primeiro professor de sociologia, considerado o “pai” dessa disciplina, foi o francês Émile Durkheim (1858-1917). Ele estava inserido no contexto das transformações que ocorriam na França e buscou explicar a sociedade, ou seja, identificar os mecanismos que promovem a ordem, mas também a mudança social. Para ele, a sociedade se sobrepunha ao indivíduo, que a partir da observância às normas e regras, se mantinha integrado ao coletivo em redes de solidariedade.
Pergunta 7
1 em 1 pontos
Por volta do séc Xll, com a desintegração do feudalismo, começa a surgir um novo sistema econômico, social e político: O Capitalismo. A característica essencial do novo sisTitle é o fato de nele, o trabalho ser assalariado e não mais servil como no feudalismo. Outros elementos típicos do capitalismo: Economia de mercado, trocas monetárias, grandes empresas e preocupação com o lucro. O capitalismo nasce da crise do sistema feudal e cresce com o desenvolvimento comercial, depois das Primeiras Cruzadas. Foi formando-se aos poucos durante o período final da idade média, para finalmente dominar toda a Europa ocidental a partir do séc XVI. Mas foi somente após a revolução industrial, iniciada no séc XVlll na Inglaterra que se estabeleceu o verdadeiro capitalismo.Fonte: A transição do feudalismo para o capitalismo. Disponível em: <https://www.mundovestibular.com.br/articles/251/1/A-TRANSICAO-DO-FEUDALISMO-PARA-O-CAPITALISMO/Paacutegina1.html>. Acesso em: 09 jul. 2019.
Em relação à mudança do sistema feudal para a Idade Moderna é correto afirmar que houve:
Resposta Selecionada:	
Correta uma mudança de uma sociedade com posições sociais marcadas pela origem de nascimento, para uma sociedade com classes sociais determinadas pelo poder econômico.
Resposta Correta:	
Correta uma mudança de uma sociedade com posições sociais marcadas pela origem de nascimento, para uma sociedade com classes sociais determinadas pelo poder econômico.
Feedback da resposta:	Resposta certa: O sistema feudal era caracterizado pela fraca mobilidade da população, ou seja, grandes migrações populacionais ou mudanças de status social não eram comuns. Uma das motivações para essa fraca mobilidade era a forma como as posições sociais eram demarcadas através da origem de nascimento. Diferentemente, o sistema capitalista impôs uma nova lógica social, criando novas formas de existência e subsistência e dando a oportunidade para a mudança de status social através do poder monetário.
Pergunta 8
1 em 1 pontos
“Quando em 1532 se organizou econômica e civilmente a sociedade brasileira, já foi depois de um século inteiro de contato dos portugueses com os trópicos; de demonstrada na índia e na África sua aptidão para a vida tropical. Mudado em São Vicente e em Pernambuco o rumo da colonização portuguesa do fácil, mercantil, para o agrícola; organizada a sociedade colonial sobre base mais sólida e em condições mais estáveis que na índia ou nas feitorias africanas, no Brasil é que se realizaria a prova definitiva daquela aptidão. A base, a agricultura; as condições, a estabilidade patriarcal da família, a regularidade do trabalho por meio da escravidão, a união do português com a mulher índia, incorporada assim à cultura econômica e social do invasor.”
Fonte: FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. 42. ed. Rio de. Janeiro: Record, 2001
 
A obra Casa-Grande e Senzala, de Gilberto Freyre foi publicada originalmente em 1933, estabelecendo um contraste entre a arquitetura da casa grande e o modelo de organização social e política que foi instalada no Brasil e pode ser descrito como
Resposta Selecionada:	
Correta patriarcal e escravocrata.
Resposta Correta:	
Correta patriarcal e escravocrata.
Feedback da resposta:	Reposta correta: O sistema patriarcal foi instituiu-se no Brasil no período colonial, na qual os homens dominavam famílias, empregados e aspectos políticos de uma sociedade, no caso da obra eram a representação típica da casa grande. Escravocrata pois era o modelo de relação social da época, da exploração da mão de obra de negros trazidos da África e vendidos como escravos no Brasil.
Pergunta 9
1 em 1 pontos
Os processos de industrialização e urbanização estão intrinsecamente interligados. Foi com os avanços e transformações proporcionados, por exemplo, pelas Revoluções Industriais na Europa que esse continente concebeu o crescimento exponencial de suas principais cidades, aquelas mais industrializadas. Ao mesmo tempo, o processo de urbanização intensifica o consumo nas cidades, o que acarreta a produção de mais mercadorias e o aumento do ritmo da atividade industrial. A industrialização é um dos principais fatores de transformação do espaço geográfico, pois interfere nos fluxos populacionais, reorganiza as atividades nos contextos da sociedade e promove a instrumentalização das diferentes técnicas e meios técnicos, que são essenciais para as atividades humanas. A atividade industrial, por definição, corresponde ao arranjo de práticas econômicas em que o trabalho e o capital transformam matérias-primas ou produtos de base em bens de produção e consumo.Fonte: PENA. R. F. A. Industrialização e urbanização. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/industrializacao-urbanizacao.htm>. Acesso em: 09 jul. 2019.
O início do período moderno é responsável por uma das principais reorganizações geoespaciais, esse fenômeno social é conhecido por:
Resposta Selecionada:	
Correta Êxodo rural.
Resposta Correta:	
Correta Êxodo rural.
Feedback da resposta:	Resposta correta: Com a produção em massa, a produção artesanal do meio rural não conseguiu concorrer, fazendo com que houvesse enorme êxodo rural, isto é, a migração de pessoas do campo para a cidade em busca de sustento. Isso fez com que surgisse uma classe de trabalhadores, que passou a vender sua força de trabalho em troca de um salário, e um grupo de proprietários, donos das máquinas e fábricas, os burgueses.
Pergunta 10
1 em 1 pontos
[...] O conceito de Segurança Alimentar veio à luz a partir da 2ª Grande Guerra com mais de metade da Europa devastada e sem condições de produzir o seu próprio alimento. Esse conceito leva em conta três aspectos principais: quantidade, qualidade e regularidade no acesso aos alimentos.Fonte: BELIK, Walter. Perspectivas para segurança alimentar e nutricional do Brasil, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v12n1/04.pdf
 
Assim sendo, trata-se de uma condição essencial para atingir a segurança alimentar
Resposta Selecionada:	
Correta Alimentação sadia e nutritiva para todos indivíduos.
Resposta Correta:	
Correta Alimentação sadia e nutritiva para todos indivíduos.
Feedback da resposta:	Resposta correta: Alimentação sadia e nutritiva para todos os indivíduos, sendo a principal bandeira defendida pelos movimentos em prol da segurança alimentar, atrelado que a segurança alimentar é uma importante medida
de desenvolvimento sustentável.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando