Buscar

Atividade Discursiva de Temas emergentes em Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Psicologia
Atividade Discursiva da Matéria Temas Emergentes em Psicologia
	
A Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas ou “Pirâmide de Maslow” é conhecida por ser uma das teorias sobre a motivação humana. Nela Abraham Maslow, psicólogo norte-americano, classifica os desejos e necessidades em hierarquias escalonadas, representada por uma pirâmide. De acordo com ele, “à medida que as necessidades são atingidas, passam para outros níveis” (p. 156), ou seja, o indivíduo só irá passar para o próximo nível da pirâmide se a necessidade anterior estiver satisfeita. Na base da pirâmide encontram-se as necessidades primárias, indo em direção à realização pessoal, que está no topo. (CORBETT, 2018)
Rosinha Maria da Cunha (2015) faz a seguinte apresentação sobre a Pirâmide de Maslow, classificando as cinco categorias definidas por Maslow, das necessidades de satisfação humana: 
1. Necessidades Fisiológicas: sono, alimentação e repouso, abrigo, sexo e outras necessidades básicas do ser humano, sendo vinculadas diretamente a sobrevivência humana; 
2. Necessidade de Segurança: segurança, estabilidade, proteção contra danos físicos e emocionais; 
3. Necessidades Sociais ou de amor: por ser o homem um ser social, a sua as suas relações e interações com seus semelhantes tendo a necessidade de associação, participação, de aceitação por parte dos grupos aos quais pertence, afeto e amor; 
4. Necessidade de Estima: está relacionado a maneira como os outros indivíduos nos veem. Autoapreciação, autoconfiança, aprovação social e respeito, status, prestígio e consideração. 
5. Necessidade de Autorrealização: está no topo da hierarquia, envolvendo realizações pessoais, desenvolvimento contínuo para a conquista da autorrealização. “O homem explorando seu potencial ao máximo – vir a ser tudo que pode ser” (p.7). 
A teoria das necessidades de Maslow demonstra como o ser humano se comporta em busca da satisfação de suas necessidades e desejos e, nem sempre aquilo que o indivíduo deseja realmente ele necessita. Empresas utilizam esta teoria para melhor compreender as necessidades e comportamentos de seus consumidores, criando estratégias de marketing para direcionar, despertar e atrair o público alvo de seus produtos ou serviços. 
No grupo de adolescentes em que a psicóloga Fabiana é coordenadora, percebe-se a busca da realização da necessidade de estima, pois esta relaciona-se com a maneira que são vistos pelos outros, aprovação social, além de status e prestígio, aparente no apelo excessivo aso bens de consumo. Com a teoria das necessidades de Maslow, a psicóloga Fabiana poderá abordar a relação entre necessidade e desejo, a influência da mídia e redes sociais no comportamento dos adolescentes, e os impactos psicológicos causados por esta busca por aprovação e status, além de proporcionar um espaço para discussão e aprendizado sobre as necessidades individuais e grupal.	
 
Referências
CORBETT, Juliana dos Santos. Temas Emergentes em Psicologia. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2018
CUNHA, Rosinha Maria da. A Teoria de Maslow é válida para o estudo hábitos de consumo ou as relações sociais atuais estabelecem as necessidades de consumo de um grupo determinado. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/19422/TCCE_ESEM_EaD_2015_CUNHA_ROSINHA.pdf?sequence=1 . Acesso em 09 nov. 2020.

Continue navegando