Buscar

Barramentos de Computador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios
1. O que é um barramento?
2. Quais são os tipos de barramentos? Explique cada um deles.
3. Cada dispositivo de E/S é composto por quais componente?
4. Para que serve a controladora?
5. O que é DMA?
6. O que é o controle de interrupção?
7. Para que serve o protocolo de barramento?
8. O que são barramentos síncronos e assíncronos?
9. Qual a função do chip ponte? Qual a diferença entre o chip ponte e ponte sul?
10. Quais são os barramentos internos e externos?
11. Qual a diferença dos cabos flats de 40 e 80 vias?
12. Faça uma tabela mostrando a diferença de velocidade dos barramentos PCI, PCIE, AGP
13. O que significa e quais os dispositivos que são identificados pela nomenclatura PATA, SATA, ATAPI.
14. Cite exemplos de barramentos atuais.
Respostas
1. Barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros. São as linhas de transmissão que transmitem as informações entre o processador, memória e todos os demais periféricos do computador.
2. Esses são os tipos de barramentos ISA, AGP, PCI, PCI Express e AMR.
ISA: O barramento ISA é um padrão não mais utilizado, sendo encontrado apenas em computadores antigos. Seu aparecimento se deu na época do IBM PC.
AGP: O AGP é um barramento feito sob medida para as placas de vídeo. O AGP foi criado com base nas especificações do PCI 2.1 e opera ao dobro da velocidade do PCI
PCI: O barramento PCI surgiu no início de 1990 pelas mãos da Intel. Suas principais características eram a capacidade de transferir dados a 32 bits e clock de 33 MHz, especificações que tornaram o padrão capaz de transmitir dados a uma taxa de até 132 MB/s.
PCIE: É o padrão de comunicação criado em 2004 pelo grupo Intel, Dell, HP e IBM para substituir os padrões PCI, PCI-X e AGP que fazem a comunicação entre placas de expansão e a placa mãe, utilizadas em computadores pessoais para transmissão de dados.
AMR: O slot AMR foi desenvolvido para ser usado especialmente para funções de modem e áudio. Seu projeto foi liderado pela Intel. Para ser usado, o chipset da placa-mae precisava contar com os circuitos AC'97 e MC'9
 3. Um dispositivo de entrada permite a comunicação do usuário com o computador. São dispositivos que enviam dados analógicos ao computador para processamento. Exemplos: Teclado, mouse, caneta ótica, scanner, câmera fotográfica/de vídeo, etc.
4. Controladora que faz a interface com a placa-mãe, controla a rotação do motor e o movimento das cabeças de leitura, de forma que elas leiam os setores corretos, faz a verificação das leituras, de forma a identificar erros.
5. DMA é abreviação de "Direct Memory Access". O DMA permite que os periféricos acessem diretamente a memória RAM, sem ocupar o processador.
6. Quando ocorre uma interrupção, a CPU interrompe o processamento do programa em execução e executa um pedaço de código (tipicamente parte do sistema operacional) chamado de tratador de interrupção.
7. É um conjunto de regras que especificam o funcionamento do barramento. Define as regras e especificações de compatibilização de um conjunto de dispositivos de E/S, em geral fornecidos por terceiros, com o barramento.
8. Barramentos Síncronos: Tem uma de suas linhas alimentada por um oscilador a cristal.
 Barramento Assíncronos: Não usam clock para sincronização de operações.
9. O chipset ponte é de alta velocidade e responsável pelo controle da comunicação entre a memória principal (RAM) e o processador (CPU). O chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre "ponte norte", controlador de memória, alta velocidade e "ponte sul" controlador de periféricos, baixa velocidade.
10. Barramento Interno: é aquele que existe para a comunicação dentro da UCP. Serve para comunicar os registradores, UNID e controle.
Barramento Externo: é que faz a comunicação entre os componentes do computador, entre eles são: processador, memoria, placa mãe etc.
11. A diferença entre cabos de 40 e 80 está no próprio HD. HD com 7200rpm são cabos de 80, HD com 5400 são cabos 40. Os cabos de 80 vias são mais rígidos que os de 40 vias e mesmo visualmente é fácil identificar um ou outro, pois os fios são mais finos nos de 80 vias
12. 
	BARRAMENTO
	TAXA DE VELOCIDADE
	INFORMAÇÕES
	PCI
	32bits / clock 33 MHz
	Tornaram padrão capaz de transmitir dados a uma taxa de até 132 MB/s.
	PCI Express
	250 MBs
	O barramento PCI Express é encontrado nos mais novos sistemas como os baseados na Intel X38 ou na AMD.
	AGP
	66 MHz / 266 MBs
	O AGP foi criado com base nas especificações do PCI 2.1 e opera ao dobro da velocidade do PCI.
13. PATA: (Parallel Advanced Technology Attachment), padrão utilizado para conexão de discos rígidos (HD), leitores /gravadores de mídia óptica (CD-RW e DVD-RW) e zip drivers.
SATA: Padrão criado para substituir o PATA devido ao ruído em altas frequências (IEM e efeito pelicular) Comunicação serie em 4 vias através de cabo blindado
ATAPI: (Advanced Technology Attachment Packet Interface), para conectividade de leitores/gravadores de mídia óptica é utilizado um padrão conhecido como ATAPI.
14. PCI, PCIExpress, AGP, AMR/CNR.

Continue navegando