Buscar

Questão da Prova Responder

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- As primeiras comunidades emergiram no Vale da Mesopotâmia, constituído pelas terras férteis entre os rios Tigre e Eufrates. O cultivo da terra originou-se na zona do que se convencionou chamar de crescente Fértil, onde as periódicas inundações causadas pelo transbordamento dos rios fertilizavam a terra e fizeram desta região não apenas o local de surgimento de um novo homem, mas também o berço de uma civilização. O sedentarismo constituiu essa nova forma de vida que permitiu que o homem controlasse sua provisão de alimentos, estando, desta forma, livre do jugo e das leis da natureza. Como consequência desta forma de vida menos fortuita, os aglomerados humanos começaram a aumentar, originando as primeiras cidades. Com base no enunciado, caracterize as primeiras cidades, descrevendo as demandas que foram necessárias para a sua ascensão. ( * Máximo 4000 caracteres )
	2- As mídias utilizam com muita frequência o tema sustentabilidade, e os discursos políticos atuais não seriam os mesmos se não tivessem como pano de fundo a palavra sustentabilidade. Esse tema foi pauta de conferências mundiais específicas em que se delinearam conceitos, ações, diretrizes e metas na busca de promover o chamado desenvolvimento sustentável. Várias são as suas dimensões, sendo empregadas por vários profissionais, das mais diversas áreas, desde ecólogos, biólogos, engenheiros ambientais a economistas, empresários, sindicalistas, publicitários, políticos, entre tantos outros. Diante do enunciado, defina a sustentabilidade de acordo com a dimensão econômica e a dimensão ecológica e ambiental. ( * Máximo 4000 caracteres )
As primeiras cidades caracterizavam-se pela presença de várias aldeias em torno de um templo, onde se reverenciava o principal deus totêmico da comunidade, cujo intérprete era um sacerdote que acumulava a função de dirigir a cidade, além de supervisionar as colheitas, orientar o armazenamento dos grãos, a distribuição das sementes e da água.				 	A ascensão das cidades também demandou uma organização mais eficaz nos transportes. Para mover madeira, pedra, produtos agrícolas de partes longínquas, o aperfeiçoamento do transporte terrestre, com a roda e a tração animal, e o transporte fluvial com o posterior uso de embarcações à vela. Com o passar do tempo, além da agricultura, o aprimoramento das técnicas de torno de metais constituiu profissão especializada cujos serviços eram procurados nas cidades. Além dos metalúrgicos e ourives, outra profissão que não tarda a emergir nas cidades é a do mercador. Sujeito que fazia e intermediava trocas de mercadorias, tendo o gado como unidade de troca.
3- Sustentabilidade econômica significa uma alocação eficiente dos recursos, respeitando o meio ambiente e o bem-estar das pessoas. A principal medida dessa dimensão é dada justamente por critérios sociais, que pressupõem o investimento equilibrado de recursos privados e públicos na economia.
4- Sustentabilidade ecológica e ambiental: conhecida pelo dito popular ambientalmente correto. Nela implica em ações que respeitem a biodiversidade, permitindo o equilíbrio dos ecossistemas. Pressupõe a manutenção da vida na Terra, permitindo sua continuidade. Atitudes que, além de atender às necessidades dos indivíduos, preservam os recursos naturais. Na ambiental trata-se de respeitar e realçar a capacidade de autodepuração dos ecossistemas naturais.

Continue navegando