A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
ANOTOFISIOLOGIA PROVA

Pré-visualização | Página 1 de 2

O pâncreas é um órgão anexo ao sistema digestório e endócrino, pois secreta substâncias que auxiliam na digestão dos alimentos. Localiza-se atrás do estômago e entre o duodeno e o baço. Com relação a esse órgão, analise as sentenças a seguir:
I- A partir da sua atividade exócrina, o pâncreas produz e secreta o suco pancreático.
II- Devido a sua anatomia, o pâncreas permite a passagem do alimento através do ducto pancreático.
III- A sua função endócrina se deve à produção dos hormônios: insulina e o glucagon.
IV- O suco pancreático é formado a partir da associação de dois produtos: bicarbonato e enzimas pancreáticas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	2.
	Durante a gravidez, ocorre uma série de alterações no corpo da mulher, muitas vezes decorrentes da ação de hormônios. Com relação a esses hormônios secretados após a fecundação e na amamentação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Gonadotrofina humana coriônica.
II- Ocitocina.
III- Hormônio melanotrófico.
IV- Prolactina.
(    ) Mantém o corpo lúteo durante a gravidez, inibe a menstruação e é o hormônio detectado no teste de gravidez.
(    ) Estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias, após sua prévia sensibilização pelos hormônios progesterona e estrogênio. Sua produção acentua-se no final da gestação, aumenta após o parto e persiste enquanto durar o estímulo da sucção.
(    ) É secretado em grande quantidade no momento do parto, agindo na musculatura lisa do útero para estimular as contrações uterinas.
(    ) Atua em células denominadas melanócitos, responsáveis pela liberação de melanina, o que aumenta a pigmentação da aréola do seio, abdômen e face.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - IV - I.
	 b)
	III - IV - I - II.
	 c)
	I - IV - II - III.
	 d)
	IV - II - III - I.
	3.
	As células neurossecretoras do hipotálamo sintetizam os dois hormônios da neuro-hipófise. Depois de viajar até a neuro-hipófise pelos axônios longos das células neurossecretoras, esses neurormônios são armazenados para serem liberados em resposta aos impulsos nervosos transmitidos pelo hipotálamo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os hormônios da neuro-hipófise:
	 a)
	Corticotrofina e Vasopressina.
	 b)
	Hormônios Luteinizante e Foliculoestimulante.
	 c)
	Prolactina e Somatotrofina.
	 d)
	Ocitocina e Vasopressina.
	4.
	Os rins são órgãos que fazem parte do sistema excretor e auxiliam a regular a composição e o volume do sangue e remove seus resíduos na forma de urina. Dentro dos rins, estão os néfrons, unidades filtradoras que estão representadas na imagem anexa. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O corpúsculo renal é formado pela cápsula renal, também conhecida como Cápsula de Bowmann, e pelo glomérulo, local onde ocorre a filtração do sangue.  
II- No túbulo proximal ocorre a reabsorção de nutrientes como glicose, vitaminas, sais minerais através do transporte ativo.
III- Na alça de Henle, especificamente no ramo descendente, ocorre a secreção do excesso de água e sais minerais e dos produtos nitrogenados, como ureia.
IV- A partir do ducto coletor, a urina é conduzida para a pelve renal e para o ureter, que a conduz até a bexiga urinária, que tem capacidade de armazená-la.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RIZZO, Donald C. Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
FONTE DA IMAGEM: https://www.infoescola.com/anatomia-humana/nefron/. Acesso em: 10 out. 2019.
	
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	A função do epitélio glandular é a secreção, que é realizada pelas células glandulares que frequentemente se encontram em grupos inseridos no epitélio de cobertura e de revestimento. Uma glândula pode consistir em uma única célula ou em um grupo de células que secretem substâncias em ductos (tubos), em uma superfície ou no sangue, quando não há ductos. Sobre os tipos de glândulas que compõem o corpo humano, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As glândulas mistas, como a hipófise e a tireoide, possuem tanto tecidos que possuem a função exócrina, lançando seus produtos em ductos, como a função endócrina, lançando os hormônios na corrente sanguínea.
	 b)
	As glândulas endócrinas podem ser divididas em autócrinas e merócrinas, dependendo do tipo de hormônio secretado. São exemplos as glândulas salivares e suprarrenais.
	 c)
	As glândulas exócrinas são formadas por células especializadas que liberam seus hormônios diretamente na corrente sanguínea, sem passar pelo lúmen, dessa forma, conseguem chegar às células-alvo com maior facilidade.
	 d)
	As glândulas endócrinas são formadas por células produtoras e secretoras de moléculas químicas, denominadas de hormônios, que entram no líquido intersticial e, então, se difundem na corrente sanguínea.
	6.
	O sistema digestório é composto por diversos órgãos e glândulas, que têm como função transformar o alimento em partículas que podem ser absorvidas pelas células. Desta forma, as proteínas são fragmentadas em aminoácidos, os lipídios são processados até se transformarem em unidades menores e os carboidratos são reduzidos a moléculas de glicose. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Na boca estão os dentes e a saliva, que trituram e umedecem os alimentos, respectivamente.
II- No duodeno ocorre a inserção da bile e do suco pancreático, digerindo nutrientes.
III- No estômago, o bolo alimentar entra em contato com o suco entérico, responsável por digerir as proteínas.
IV- No intestino grosso, a pepsina atua sobre as moléculas de amido, liberando glicose.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	A testosterona é um hormônio sexual que desempenha diferentes funções no corpo humano como: aumento da concentração e da memória, controle do desejo sexual, aumento e qualidade da massa muscular, entre outros. Sobre as funções desempenhadas pela testosterona, analise as sentenças a seguir:
I- É responsável pela formação das características sexuais secundárias femininas, como o desenvolvimento das glândulas mamárias.
II- Induz o desenvolvimento das características sexuais secundárias nos homens, como o tom de voz e o crescimento de pelos na face.
III- É responsável pelo desenvolvimento das características sexuais primárias no embrião humano masculino, ou seja, os órgãos sexuais.
IV- Estimula o amadurecimento dos folículos ovarianos para que ocorra a ovulação, inibindo a liberação do hormônio FSH.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	8.
	Os desreguladores endócrinos (DEs) são substâncias e compostos químicos que interferem em glândulas como pâncreas, tireoide, hipófise, suprarrenais, ovários e testículos. Essas glândulas são responsáveis pelo controle do metabolismo, funções reprodutivas, funcionamento do sistema nervoso, crescimento e outros processos do organismo humano. Os desreguladores endócrinos existem no meio ambiente e são capazes de interferir no sistema endócrino, aumentando ou diminuindo o processo de produção e ação dos hormônios. Um estudo com camundongos expostos à poluição atmosférica de São Paulo mostrou que essas substâncias estão até no ar, alterando o sistema reprodutivo do animal. Com relação ao controle das secreções do sistema endócrino, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://jornal.usp.br/atualidades/cientistas-alertam-para-contaminacao-por-desreguladores-endocrinos/.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.