Buscar

Atividade de Sociologia noções sobre Weber

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade de Sociologia - Weber
AVA/Univag – Direito 1º Sem. Turma A
Discente: 
1) Weber e Durkheim estudam o mesmo objeto da sociologia de modos diferentes a partir de suas observações. Durkheim analisa o “fato social” de um caráter prescritivo (prever), onde o individuo recebe coerção exterior, ou seja, a partir dos grupos que fazem parte de seu contexto de interação. Weber, trás em sua abordagem, uma análise sociológica compreensiva, investiga o “individual”, focado na própria “ação social” que o agente produz, não há neutralidade em sua visão e sim uma preocupação em compreender a conduta humana. 
2) Ação social é definido por Weber como a conduta humana, pública ou não, a que o agente atribui significado subjetivo, acentua sua importância de ser a ação social uma espécie de conduta que envolve significado para o próprio agente. A ação social determina qual papel que exercitamos na sociedade e essa, se dá nas relações sociais. 
3) 3 divisões de Dominação para Weber:
LEGITIMAÇÃO TRADICIONAL: valor atribuído a uma autoridade daquilo que está enraizado, ex: patriarcado, tradicionalismo. 
LEGITIMAÇÃO CARISMATICA: aqui há um sentimento de confiança, heroísmo e até mesmo devoção por uma figura, ex: políticos, pastores, melhor amigo. 
LEGITIMAÇÃO RACIONAL: “ou legal”, aqui trata-se da autoridade legalizada, imposição coercitiva validada, ex: o próprio estado com as normas (leis). 
4) Para Weber a Burocracia é a mais bem acabada forma de dominação legitima e racional. Ela é o resultado consequente do processo de racionalização e é a mais eficaz forma de dominação e ele a relaciona com a estruturação formal da organização, permitindo, dessa forma, organizar as atividades humanas para a realização de objetivos comuns. A burocracia é a forma de organização, é um padrão de regras para organizar o trabalho em sociedades complexas. 
5) Weber investiga a formação da burocracia capitalista, apoiada no Direito. Alega que a jurisprudência aplicada na regulamentação das atividades burocráticas se deu inicialmente pelas mãos de advogados que ao sagrarem-se juízes inventaram formas apropriadas para a transação de negócios. Ou seja, ele entende que a racionalização do direito vem acompanhando por uma racionalização geral da vida na sociedade moderna e do crescimento da empresta econômica capitalista e suas respectivas burocracias.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais