Buscar

Exercícios TEORIA DA EMPRESA 4 Semestre Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício 1:
Empresário é:
A) Quem faz da mercancia sua profissão habitual.
B) A pessoa física ou jurídica que é sócia de uma empresa.
C) Quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços.
D) quem possui a maioria dos votos nas deliberações dos quotistas ou da assembleia geral dos acionistas e o poder de eleger a maioria dos administradores.
E) n.d.a.
C: O empresário é o sujeito que tem o intento de organizar a atividade empresarial, visando a produção ou a circulação de bens ou serviços no mercado.
Exercício 2:
No regime do atual Código Civil, a caracterização de determinada atividade econômica como empresarial:
A) depende de expressa previsão legal ou regulamentar , devendo a atividade constar em relação previamente expedida pelo Departamento Nacional de Registro de Comércio.
B) é feita mediante opção do empresário, que no momento do seu registro deverá declinar se sua atividade será empresarial, ou não.
C) é aferida a posteriori, conforme seja a atividade efetivamente exercida em caráter profissional e organizado, ou não.
D) não é o empresário quem decide, mas sim o Departamento Nacional de Registro de Comércio.
E) n.d.a.
Exercício 3:
Sabe-se que o Código Civil trouxe inúmeras mudanças no Ordenamento Jurídico brasileiro, transformando inúmeros conceitos ou mesmo os fundamentos de alguns ramos do direito privado. É inegável que o direito empresarial passou por grandes transformações, podendo assinar como principais:
A) passou a ser utilizado em todos os ramos do direito privado, não se resumindo apenas nas relações mercantis, adotando a teoria francesa.
B) em razão das grandes modificações ocorridas na sociedade, adotou-se a teoria do ato de comércio, visando abranger todas as pessoas que se utilizam o meio mercantil;
C) utilizando-se de toda a formação teórica do Código Civil Italiano, adotou-se a teoria da empresa e a faculdade do empresário em registrar seus atos.
D) adotou-se a teoria da empresa e verifica-se a unificação do direito das obrigações.
E) n.d.a.
Exercício 4:
O comércio passou por diversas transformações durante a sua evolução, acompanhando a evolução da própria sociedade. Nos livros didáticos do curso de direito empresarial os autores definem como sendo o primeiro período do quadro evolutivo o chamado período subjetivista corporativista, que possui as seguintes características:
A) representou um período antigo da sociedade, refletindo as características da sociedade antiga, principalmente dos povos romanos e gregos.
B) determinava que os artesãos somente pudessem usufruir desta qualidade se realizassem sua inscrição em corporações que possuíam normas próprias.
C) foi o período constituído durante a era napoleônica, adotando-se como fundamento o ato do comércio.
D) iniciou-se com o Código Civil francês, em 1804, com a adoção da teoria da empresa.
E) n.d.a.
A - A primeira fase que vai do século XII até o século XVII, até o século XVIII, correspondente ao Direito Comercial como sendo um Direito Fechado e classista, privativo, em princípio, das pessoas matriculadas nas corporações de mercadores.
Exercício 5:
No regime do atual Código Civil, a caracterização de determinada atividade econômica como empresarial:
A) depende de expressa previsão legal ou regulamentar , devendo a atividade constar em relação previamente expedida pelo Departamento Nacional de Registro de Comércio;
B) é feita mediante opção do empresário, que no momento do seu registro deverá declinar se sua atividade será empresarial, ou não;
C) é aferida a posteriori, conforme seja a atividade efetivamente exercida em caráter profissional e organizado, ou não;
D) depende do ramo da atividade exercida pelo empresário, sendo empresarial a compra e venda de bens móveis e semoventes e não empresariais as demais atividades;
E) Nenhuma das alternativas anteriores
Exercício 6:
Se os sócios não registram o ato constitutivo de sociedade empresária da qual façam parte:
A) a sociedade é considerada regular para todos os efeitos, inclusive em suas relações com terceiros;
B) o sócio que praticar algum ato em nome da sociedade será pessoalmente responsável, não podendo usufruir do benefício de ordem;
C) a personalidade jurídica da sociedade estará resguardada, assim como a sua autonomia patrimonial em relação ao patrimônio dos sócios;
D) todos os sócios são pessoalmente responsáveis pelos atos praticados em nome da sociedade, solidariamente entre si e subsidiariamente em relação à sociedade.
E) nenhuma das alternativas acima.

Outros materiais