Buscar

ebook crises e emoções

Prévia do material em texto

Pontos do ebook
Passo 1 reconhecer que você tem um problema
Ponto: ignorar problema, fingir que não existe, admitir fraqueza, humildade, se expor pra pessoa certa
O primeiro passo para aprender a lidar com nossas emoções nos momentos de crise é reconhecer que temos um problema. Pode parecer óbvio, mas acredite, não é.
Não é obvio, pois quando estamos diante de um problema enorme, normalmente adotamos duas atitudes. Ou fingimos que nada está acontecendo (fazemos vistas grossas) ou tendemos a arrumar culpados ou desculpas por estar acontecendo aquele problema.
Essas duas atitudes na realidade é uma autossabotagem que fazemos. Sabe porque isso acontece? porque ao admitir que temos um problema e aceitar com clareza sua gravidade, mexe como nosso ‘Eu’. Mexe com nossa estrutura emocional e esta área muitas vezes não queremos tratar.
Este mecanismo acionado (negar a realidade do problema) é uma espécie de defesa para não ‘expor’ as áreas vulneráveis da nossa personalidade, caráter e modo de pensar. Preferimos fingir que está tudo bem, quando na realidade não está.
Comparo isto a uma ferida na pele. Se você cortar a perna, mas um corte profundo, se não trata a ferida da forma correta, ela até cria a ‘casca’ por cima, mas, por baixo ela está presente e inflamada. A solução: ir ao médico para ele abrir a ferida, limpar, tirar a inflamação, colocar antibiótico, para então aplicar a bandagem e com o tempo a ferida fecha.
Esta ilustração é para mostrar que o processo de não reconhecer o problema hoje e ficar protelando para resolver é uma ferida escondida, que está crescendo e se não tratar o mais breve possível, mais tarde o estrago será maior ainda.
Portanto, a primeira atitude a ser tomada é: reconheça seus problemas e suas fraquezas. Não tenha vergonha de se expor. Se exponha para você mesmo no seu quarto, para alguém de confiança ou para um profissional (psicólogo ou terapeuta).
O reconhecimento dos nossos problemas, traz luz onde está a raiz da questão, quais os meandros ela apresenta e como podemos começar a resolver.
Este passo é fundamental para os próximos que mostrarei em seguida. Se você hoje parar de ‘esconder seus sentimentos’ e ter a clareza de tudo o que está acontecendo na sua vida, você já deu um grande passo rumo a saída dessa escuridão.
Em efésios 5:13 A Bíblia diz: “Mas todas essas atitudes, sendo condenadas, manifestam-se pela luz, pois absolutamente tudo se torna visível diante da luz”.
Em outras palavras, tudo aquilo que fazemos hoje e traz condenação, peso na vida ou sentimento de autoacusação, precisa ser trazido a luz (clareza) para acontecer a mudança.
Trazer a luz sobre nossos problemas gera em nós um sentimento de humildade. Humildade nada tem a ver com ser “bobo” ou com pobreza, humildade significa “uma pessoa que tem uma alma maleável”. Ou seja, a humildade é virtude de reconhecermos nossas limitações estar abertos a mudanças.
Por mais que isto possa doer no seu coração, não perca tempo, reconheça que você tem um problema, que precisa mudar e se necessário busque ajuda.
Passo 2
Escolha mudar
Tomar decisão, ter ação, não ficar se inferiorizando, não achar o centro de tudo, decidir mudar o destino
Após reconhecer seu problema e suas limitações, o segundo passo é a decisão. Escolher mudar é o passo obrigatório para vencer as crises emocionais. Você conhece pessoas que entra ano e sai ano, parece não muda?
A vida é sempre aquela dificuldade, cheia de negatividade e parece que nada dar certo? O que faz com que as pessoas ( e não são poucas) passarem um longo tempo de suas vidas sem experimentar vitórias, ter uma vida mais leve, mais confiantes de si?
Uma das respostas, que pode explicar isto é a falta de tomar atitudes de mudança e dar continuidade a isto. Tem muita gente que deixa de ser protagonista da sua própria história e vira apenas um passageiro das circunstâncias. É o famoso estilo “ deixa a vida me levar”.
Não aceite isto e assuma o controle da sua vida. Para isto, devemos agir e não esperar as coisas simplesmente acontecerem. A mudança que você espera acontecer, virá como consequência da atitude que você tomar.
Por isto, muita gente entra no ano novo, faz promessa, usa a cor de roupa para dar sorte, mas se não houver mudanças de mente para ter mudança de vida, nada muda.
Não sei o que você está passando hoje ou o tamanho da sua crise. Independente do grau de dificuldade, comece a dar pequenos passos em direção a mudança, mas não fique parado.
Se é financeiro, procure especialista em finança ou um consultor. Busque um mentor, uma pessoa experiente para te ajudar. Estes são alguns exemplos, mas é você que deve avaliar o seu tipo de problema e por onde você pode começar agir.
O mais importante de tudo é que ação propriamente dita, deve ser precedida por uma mudança de mentalidade. De nada adianta agir diferente, porque este e-book mostrou ou pastor ou psicólogo, e agir de forma negativa, reclamando ou desanimado.
A maior mudança começa na mente. Se você se enxerga como um ‘fracasso’, suas atitudes serão condicionadas por este pensamento. Se no entanto, você se vê como um vencedor e que vai ‘virar o jogo’, suas atitudes responderam a este pensamento da mesma maneira.
Há na Bíblia a história de um homem, cujo nome já dava ideia que ele seria um fracassado na vida. Seu nome era Jabez. O significado é ‘nascido’ com dores, pois sua mãe teve um parto difícil.
Na antiguidade, o significado dos nomes tinha uma influência muito grande no estilo de vida de uma pessoa. Porém, este homem não aceitou seu destino. Fez uma oração que se tornou famosa até os dias de hoje
“Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.1 Crônicas 4:10”
A primeira atitude de Jabez foi não aceitar passivamente seu destino e em seguida ele fez uma oração sincera a Deus. Orar é uma primeira atitude que você pode fazer hoje.
Eu não sei se você acredita ou não em Deus, se tem ou não o hábito de orar. Mas se você está hoje em um ‘redemoinho’ de problemas, porque não experimenta. Os neurocientistas mostram que as pessoas que oram, tem maior probabilidade de desenvolver resiliência e superar problemas emocionais.
Orar é um conversa com Deus ( se expor como falei no passo 1) e quando oramos passamos a ter maior clareza de como agir, de como devemos mudar e qual os passos a serem dados rumo à vitória.
Não perca tempo, orar é gratuito, pode ser em qualquer lugar e a qualquer hora. Quando temos uma vida de oração, podemos vencer os nossos problemas como maior vigor e este hábito faz uma grande diferença nas nossas emoções.
Portanto, recapitulando o segundo passo é decidir mudar, agir e persistir nesta mudança de atitude.
Passo3 Respire e pense antes de agir
Na crise mente embaralhada atrapalha, pausa antes de pensar, a língua provérbios, mente fria e calma, voz da consciência
O terceiro passo para você administrar suas emoções e te levar a superar as crises é respirar e pensar friamente antes de agir. Muitos confundem o ‘pensar friamente’ com ausência de emoções.
Ter este conceito é um erro fatal, pois como seres humanos que somos, temos emoções e não tem como vivermos sem sentir raiva, preocupação ou frustação, diante de vários problemas. Pensar friamente significa antes de tomar qualquer atitude, pensar com a razão e não com a emoção.
A capacidade de respirar e pensar, significa também dar uma ‘pausa’ nos pensamentos acelerados, para então agir da melhora maneira possível. Ter esta capacidade é fundamental para sair da situação confusão que muitas vezes nossa mente se encontra.
Como você pode perceber, o segredo para administrar as crises passa por etapas. É um processo no qual cada passo deve ser dado por vez e ter a consciência que a resolução de um problema, não se acontecerá de uma hora para outra, mas vai ser resultado do seu comprometimento em dar um passo por dia.
Após reconhecer o problema, decidir mudar é hora de começar a agir, porém istodeve ser feito com muita tranquilidade e paciência. Tendemos a querer resolver as crises em um ímpeto, tudo de uma vez e quando lemos livros de auto-ajuda ou assistimos palestras de motivação, de coach, nos enchemos de energia e falamos: agora ninguém vai me parar etc. e quando vamos partir para resolver, nos frustramos, pois muitas situações necessitam de estratégia e saber ‘jogar’ para sir vencedor.
De forma alguma sou contra livros deste gênero e o trabalho de coachs e terapeutas. O problema é que pegamos o conhecimento que eles transmitem e aplicamos da maneira errada.
O Professor Augusto Cury, fala muito nos seus livros, sobre a síndrome do pensamento acelerado (SPA), que é o excesso de informações que circulam no nosso cérebro e por falta de saber organizar essas informações, filtrar e desacelerar nossa mente, acabamos sobrecarregando nosso cérebro e com o tempo isto vai resultar em doenças psicossomáticas, diminuição da capacidade criativa, diminuição da concentração e crises de ansiedade.
Durante muito tempo eu tinha problemas com ansiedade e uma vez minha mãe fez uma apresentou um desenho para ilustrar o que acontecia com minha mente. Ela desenhou várias linhas emboladas, como um novelo de lã ou barbante embaraçado. E ela comparou aquele desenho com minha mente e ela disse: Para você resolve isto que está aí dentro, você precisa pegar a ponta deste barbante e puxar devagar e gradativamente, até você conseguir desembaraçar e novelo.
Essa ilustração pode ser aplicada para qualquer momento e para qualquer pessoa. Não adianta querer resolver tudo de uma vez. Comece por aquilo que está ao seu alcance, que é possível de negociar ou que dá para conversar com alguém que pode te ajudar.
Outra técnica muito eficiente e que funciona é respirar 3 vezes de forma profunda, sempre que você sentir que ansiedade está tomando sua mente, no momento de raiva e praticar a respiração pela manhã.
Eu mesmo tinha dias que acordava e já sentia a mente acelerada, de tanta ansiedade, preocupação com dinheiro etc. Depois que comecei um trabalho com meu personal trainer, aprendi muito sobre respiração no controle da ansiedade.
Ainda deitado, virava de ‘barriga para cima’, de olhos fechados, puxava o ar 3 segundos, segurava respiração 2 segundos, puxava o ar novamente 3 segundos e expirava 6 segundos bem lentamente. Isso repetia umas 5 vezes, todos os dias e com o tempo sentia ter melhor controle dos pensamentos.
Ter o controle dos pensamentos e ser protagonista na nossa história ( Parafraseando Augusto Cury) é fundamental para conseguir sair da crise mais fortes e com melhor capacidade de gerenciamento delas.
Por fim, uma última técnica poderosa para não cair em armadilhas, principalmente quando a resolução do problema passa por conversar com alguém ou precisamos tomar decisão é a pausa de 5 segundos antes de falar.
Sempre que estamos em momentos de estresse, a adrenalina e outros hormônios ou neurotransmissores, estão em “ebulição” e é nesse momento que não podemos tomar nenhuma decisão ou empenhar nossa palavra. Sempre agimos ou falamos nesse ambiente, fazemos bobagem e depois somos dominados por remorso e só complicamos nossa vida.
Sempre que você se encontrar neste tipo de situação, mentalmente conte cinco segundos, respirando fundo. Isto é uma técnica de ‘desarme’, semelhante aqueles filmes em que o herói tinha que cortar o fio que detonava a bomba relógio e tinha alguns segundos para agir.
Quando fazemos essa pausa mental de 5 segundos, conseguimos retomar o controle da mente e temos a razão no comando, o que ajuda a não tomar decisões preciptadas ou falar palavras podem colocar tudo a perde.
Portanto, exercite estas técnicas no seu dia a dia. Tal como para se tornar um atleta a prática é fundamental, o controle emocional e pensar friamente antes de agir é um exercício que deve ser praticado, para conseguirmos resolver nossos problemas.
Passo 4 Seja realista e otimista ao mesmo tempo
Não sub ou superestimar, tirar de mente resultado rápido, ter mente processo, disciplina e ter ânimo
O quarto posso rumo a dominar as crises e o controlar os pensamentos limitantes é conseguir unir estas duas visões ao mesmo tempo: ser otimista e realista.
Digo isto pois precisamos ter o cuidado de que na batalha contra os pensamentos negativo, de que nada vai dar certo, precisamos não nos conformar com eles e devemos nos manter confiantes, apesar das circunstâncias.
No entanto, também a premissa contrária deve ser considerada. Não adianta, colocarmos o pensamento positivo em um grau exagerado, minimizando a dificuldade da crise hoje. Muitas pessoas por serem exageradamente (atente-se para este adjetivo), vivem como nada estivesse acontecendo ou que tudo vai ser resolvido de forma fácil e rápida.
Não estou com isso dizendo que devemos ser negativos (de forma alguma) mas ter a consciência em que grau do problema nos encontramos hoje, para ter consciência de que vamos conseguir sair sim, mas vai levar um tempo até chegar lá.
De certa forma, isto é bom, pois tudo que conseguimos com esforço valorizamos mais e quando chegamos em um ponto de sucesso na vida, de que conquista dos sonhos, agimos com prudência para não jogar fora aquilo que alcançamos com muito custo.
A Bíblia nos fala de um personagem, que para mim é um dos maiores exemplos de liderança e alguém que considero que conseguiu unir estas duas habilidades, isto diante de uma situação muito complicada e que envolvia uma nação inteira.
O livro de Neemias fala da trajetória deste personagem, que de copeiro do Rei Artaxerxes da Pérsia, se tornou governador de Israel, no pós exílio Babilônico-Persa, que durava 70 anos.
A missão dele não era fácil, pois Jerusalém estava sitiada, com os muros destruídos e queimados. Além disso, muitos inimigos tramavam o tempo todo atrapalhar este projeto, inclusive com ameaças.
O grande desafio dele era manter o povo otimista e com bom ânimo, pois as ameaças sempre traziam medo e desânimo nas pessoas.
Ao mesmo tempo, Neemias não abriu mão da prudência. Apesar dele manter o pensamento positivo e contagiar as pessoas da mesma maneira, ele não foi displicente quanto as estratégias de defesa contra os inimigos e permanecer focado na conclusão do projeto.
Em outras palavras, ele evitava o clima de “já ganhou” e mantinha o povo focado. Muito embora eles oscilavam muito. Neemias não parou em momento algum e com pouco mais de 40 dias os muros foram reconstruídos.
Você pode conferir esta história principalmente nos capítulos 4 e 6 do livro de Neemias.
Dessa forma, mantenha sempre este equilíbrio. É muito fácil cairmos nos extremos em um mundo onde temos muitas informações circulando, muita exposição da vida privada nas redes sociais.
Ao adotarmos esta postura, temos uma visão real e transparente de onde nos situamos hoje na vida, o quanto falta para percorrer até saímos dos embaraços e ao mesmo tempo, ter a clareza de ter paciência e persistência necessária.
Mantenha-se focado, sem desespero, sem enviesar seus pensamentos e com certeza a vitória chegará na sua vida.
Passo 5 Tenha fé
Sem fé é impossível, posse no que não ve, persistencia e perseveranca, fé em meio a crises 
O quinto e último passo importantíssimo neste processo é a fé. Na verdade, a fé é um agregador dos outros 4 passos anteriores. Sem fé, não terá efeito você reconhecer seu problema e até tomar decisão de mudar.
Ela é o ‘combustível’ que te manterá de pé e focado, nesta jornada e administrar suas emoções e superar as crises
O que quero dizer com isso? A fé é um fator determinante para vencer nossas batalhas. Embora haja pessoas que dizem: ciência e fé não se misturam. Porém na minha vida sem fé fé não conseguiria vencer as crises 
Na hora do perigo, das perseguições e provações não é a ciência que nos ajuda, mas sim a fé. Essa fé em Cristo Jesus que sempre nos faz persistir e não desistir. Há uma passagem em provérbios 24:10 que diz:
“Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena. Provérbios 24:10 versão ACF
Se nós nos mostrarmos fracos, desanimados e commedo, de forma exacerbada, automaticamente nossa força se apaga e tudo parece mais difícil. Mas quando exercitamos a fé, como diz em Hebreus 11:34, da fraqueza tiramos força.
É importante você ter em mente o que é fé. Muitos pensam que é apenas acreditar, mas fé vai muito além do que isto. Veja o que o livro bíblico de Hebreus, diz no capítulo 11:1, sobre a definição de fé.
Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver
Podemos dizer que fé é uma certeza tão grande, que aquilo que almejamos vai se realizar, que não importa o que situações ou pessoas digam contrariamente, nada em absoluto tirará esta certeza.
Joyce Meyer em seu livro “Conversa franca sobre o medo”, diz que “quando o medo bate à porta, devemos responder com fé”, porque nada mais é eficaz contra ele. Você tem fé em Deus e em si mesmo? Esta pergunta devemos fazer sempre, pois a fé é uma das bases para sermos pessoas fortes.
Para conseguirmos ter êxito na superação das crises, a fé é o combustível necessário para vencer. Haverá dias que você se sentirá cansado, por mais que você esteja se esforçando, ocasionalmente, pode acontecer de vir na mente pensamentos como: não está adiantando nada, vou desistir, já deu para mim.
Nesses é momentos devemos usar esta ferramenta (fé) e colocar o seguinte pensamento: Cheguei até aqui, já estou mais perto de resolver este problema do que no começo, portanto não desistirei.
A fé é a convicção de que mesmo que com os olhos naturais não vejamos nada de mudança, que a solução ainda não chegou, internamente temos a certeza de que vamos conseguir e que falta mais um pouco para vencer.
Na atualidade, o pragmatismo, ceticismo e a falta de fé e esperança, é o pensamento comum na maioria das pessoas. Mas veja, fé, mesmo aquele que não é cristão, mas entende esse fundamento, tem mais vitórias e é mais bem sucedido nos projetos e lida melhor com as crises, do que aquele que não crê em nada.
Dessa forma, meu amigo e minha amiga, se você quer vencer seus problemas cotidianos e até hoje parece que nada mudou, experimente viver um vida baseada na fé. Afaste as crenças limitantes e avance rumo à conquista e você verá o quanto valeu a pena trilhar este caminho
Conclusão
Desejo de todo meu coração que estes 5 passos possam ajudar você ou qualquer pessoa que você compartilhar este e-book, na conquista dos sonhos e na administração das emoções, principalmente nos momentos turbulentos da vida.
Tudo que foi escrito é baseado na minha experiência pessoal e no que aprendi até hoje através da palavra de Deus. Desafios ainda tenho muitos, mas com certeza hoje me sinto mais fortalecido se comparado a anos atrás.
Da mesma forma que estes 5 passos continuam me ajudando, irá ajudar você também
Porém, é necessário praticar e ter perseverança. Não desista nos primeiros metros. Nossa vida é como um maratona, logo, precisa de ter constância, paciência e contínua determinação para virar o jogo.
Por ultimo em anexo, coloco algumas páginas diário, nas quais você fará um exercício diário, pelo menos durante 10 dias. Em 10 dias tudo irá resolver? Não sei, mas implementando este hábito, você tomará gosto por ele, e visualizará mais claramente as decisões a tomar e como você tem evoluído.
Você escreverá (impresso, ou no próprio leitor PDF ou no leitor de e-book): como você se sente hoje?, quais os motivos de gratidão, que problemas tem que resolver e para resolver está ao meu alcance ( se a resposta for sim ou não, escreva o que você pode fazer para tentar resolver)
Faça esse exercício e você conseguirá ter clareza de onde você está hoje e qual lugar queres chegar. Ah!, busque ajuda também. Procure um profissional (psicólogo ou de áreas afins) um sacerdote, enfim, alguém de confiança, para conversar e se abrir. Quando buscamos ajuda de pessoas de plena confiança, dividimos o peso e a jornada se torna mais leve.
Que Deus te abençoe e siga firme rumo ao sucesso!

Continue navegando