Buscar

estudos transversais

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para que se registre uma marca, deve-se passar por um processo composto por seis passos, sendo o último deles o da concessão. Uma vez concedido o registro da marca, não significa que ele durará eternamente, já que há um prazo de vigência dessa marca, após o qual poderá haver a prorrogação desse direito. Assinale a alternativa CORRETA que se refere à vigência da proteção a marca:
	 a)
	É de 5 anos podendo ser prorrogada por mais 5 anos, e assim sucessivamente.
	 b)
	É de 15 anos podendo ser prorrogada por mais 15 anos, e assim sucessivamente.
	 c)
	É de 10 anos podendo ser prorrogada por mais 10 anos, e assim sucessivamente.
	 d)
	É de 3 anos podendo ser prorrogada por mais 3 anos, e assim sucessivamente.
	2.
	A propriedade intelectual, como toda obra/produto e relações humanas, necessita de proteção, ainda mais nos tempos contemporâneos, em que há muitas mudanças constantes. Sobre as formas de proteção dos direitos relativos à propriedade industrial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O know how é protegido pelo registro junto ao INPI.
(    ) O desenho industrial é protegido pelo registro junto ao INPI.
(    ) O registro de marca é protegido pelo registro junto ao INPI.
(    ) A invenção e modelo de utilidade são protegidos pela concessão da patente pelo INPI.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	Sabe-se que as propriedades industriais incluem diversas proteções, entre elas as proteções para as marcas, porém, a empresa não pode simplesmente definir qualquer coisa que desejar como marca, já que existem critérios para que algo seja considerado como tal. A lei 9.279/96 no artigo 123 divide a marca em três categorias. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essas três categorias:
	 a)
	Marca de produto ou serviço, marca de certificação e marca coletiva.
	 b)
	Marca autoral moral, marca autoral patrimonial e marca de produto.
	 c)
	Marca de produto ou serviço, marca autoral moral e marca coletiva.
	 d)
	Marca de produto ou serviço, marca autoral patrimonial e marca coletiva.
	4.
	Pela lei, é titular originário o autor de obra intelectual, o intérprete, o executante, o produtor fonográfico e as empresas de radiodifusão. Já as regras quanto a autoria tem como autor a pessoa física criadora, podendo ser concedido à pessoa jurídica a titularidade. Quanto a proteção ao direito autoral, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Proteção ao direito autoral independem do registro, passando a ser uma faculdade e não uma obrigação, é necessário especificar que o registro gera a presunção relativa de autoria, os estrangeiros não possuem proteção à obra autoral no Brasil.
	 b)
	Proteção ao direito autoral independem do registro, passando a ser facultativo e não uma obrigação, é necessário especificar que o registro gera a presunção relativa de autoria em todo o território de países signatários da Convenção de Berna.
	 c)
	Para obter a proteção, o direito autoral é obrigatório no registro, é necessário especificar que o registro gera a presunção absoluta de autoria em todo o território de países signatários da Convenção de Berna.
	 d)
	Para obter a proteção, o direito autoral é obrigatório no registro, é necessário especificar que o registro gera a presunção absoluta de autoria somente no Brasil.
	5.
	É comum se pensar na inovação como uma única forma de ocorrência. A inovação pode ocorrer de três formas diferentes: criação, invenção e descoberta, cada uma dessas classificações tem suas peculiaridades e especificidades. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Criação (gênero).
II- Invenção (espécie).
III- Descoberta.
(    ) É mera revelação de algo já existente na natureza, embora até então seja desconhecida.
(    ) Surge através de uma descoberta e se caracteriza pela criação.
(    ) É necessário que seja intelectual e que solucione um problema técnico existente ou industrial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	II - III - I.
	6.
	A lei descreve acerca da violação do Direito Autoral e suas sanções. Viola-se o Direito Autoral com o plágio, reprodução não autorizada, dentre outros, ou seja, sempre que alguém assumir indevidamente titularidade de obra intelectual alheia. Quais são as  ações que podem ser propostas para cessar a violação ao direito autoral?
	 a)
	Obrigação de não fazer, obrigação de fazer, ação indenizatória, busca e apreensão civil, ação declaratória, interdito proibitório.
	 b)
	Obrigação de não fazer, obrigação de fazer, ação indenizatória, busca e apreensão civil, ação declaratória, interdito proibitório, Habeas Corpus.
	 c)
	Obrigação de não fazer, obrigação de fazer, ação indenizatória, busca e apreensão civil, ação declaratória, interdito proibitório, Habeas Data.
	 d)
	Obrigação de não fazer, obrigação de fazer, ação indenizatória, busca e apreensão civil, ação declaratória, interdito proibitório, mandado de injunção.
	7.
	A marca é um sinal distintivo que, apresentada, pode distinguir de forma direta ou indireta de produto ou serviço oferecidos no mercado. Apesar de existirem três categorias diferentes de marca, para registro de qualquer uma delas, é necessário passar por diversos passos de registro. Acerca do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Busca Prévia.
II- Publicação do Pedido.
III- Exame de Mérito.
(    ) Verificar se a atividade é licita, se não recai em nenhuma restrição, se não recai na igualdade com outra marca já registrada ou se pertence à classe correta do produto ou serviço.
(    ) Averiguar se a marca pode ser registrada.
(    ) Todo ato da administração pública deve ser divulgado oficialmente; aqui, a publicação tem o intuito de dar conhecimento a terceiros para eventual oposição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	II - I - III.
	8.
	É comum ouvir falar sobre todas as proteções garantidas pelos Direitos Autorais, além disso, a lei também especifica algumas obrigatoriedades ao reprodutor dos Direitos Autorais. Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Havendo coautoria na obra, deverá que apenas um dos autores autorizarem a produção e edição.
	 b)
	A lei acrescenta ser do reprodutor o dever e a responsabilidade de informar ao autor a quantidade da reprodução (independente de qual seja ela), para que esse possa fiscalizar o aproveitamento econômico da exploração.
	 c)
	A lei acrescenta que não há necessidade do reprodutor informar ao autor a quantidade da reprodução (independente de qual seja ela) de suas obras.
	 d)
	Havendo divergência quanto a autorização de reprodução de obras literárias, será decidido pelo que mais colaborou para a reprodução da obra.
	9.
	A patente é uma das formas mais antigas de proteção da propriedade industrial. Na legislação brasileira, a patente de invenção e a patente de modelo de utilidade estão regulamentadas pela Lei nº 9.279/96 - Lei da Propriedade Industrial. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os requisitos que devem ser atendidos para a concessão da patente de invenção, conforme a Lei da Propriedade Industrial vigente:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9279.htm. Acesso em: 12 set. 2019.
	 a)
	Novidade, atividade inventiva e comprovação de redução a prática.
	 b)
	Novidade, atividade inventiva e suficiência descritiva.
	 c)
	Novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.
	 d)
	Novidade, ato inventivo e aplicação industrial.
	10.
	Quando uma pessoa cria uma obra, perdura no tempo, ou seja, mesmo com a morte de seu autor, a obra permanece. Com isso, a lei estipula a validade dos direitos após a morte de seu autor ou coautores (em caso de obra criada em conjunto). Sobre o exposto, assinalea alternativa CORRETA:
	 a)
	A lei descreve que é de 80 anos o prazo de validade dos direitos patrimoniais do autor após sua morte, que serão contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao de seu falecimento, o direito aos direitos patrimoniais obedecerá a ordem sucessória da lei civil. Caso haja coautores o prazo será contado a partir da morte do último coautor.
	 b)
	A lei descreve que é de 70 anos o prazo de validade dos direitos patrimoniais do autor após sua morte, que serão contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao de seu falecimento, o direito aos direitos patrimoniais obedecerá a ordem sucessória da lei civil. Caso haja coautores o prazo será contado a partir da morte do último coautor.
	 c)
	A lei descreve que é de 60 anos o prazo de validade dos direitos patrimoniais do autor após sua morte, que serão contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao de seu falecimento, o direito aos direitos patrimoniais obedecerá a ordem sucessória da lei civil. Caso haja coautores o prazo será contado a partir da morte do último coautor.
	 d)
	A lei descreve que é de 70 anos o prazo de validade dos direitos patrimoniais do autor após sua morte, que serão contados de 1° de janeiro após dois anos de seu falecimento, o direito aos direitos patrimoniais obedecerá a ordem sucessória da lei civil. Caso haja coautores o prazo será contado a partir da morte do último coautor.
Parte inferior do formulário
	Disciplina:
	Estudo Transversal II (17600)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line ( Cod.:649159) ( peso.:10,00)
	Prova:
	23618446
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Inovar em novos métodos de vendas, no estabelecimento de preços de bens e serviços; na promoção e colocação dos produtos, no desenho, formulação ou concepção destes. Como por exemplo, embalagens recicláveis e reutilizáveis que mudaram completamente a forma como os consumidores utilizavam alguns produtos. Sobre o que corresponde a uma tipologia de inovação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Inovação não organizacional.
	 b)
	Inovação de marketing.
	 c)
	Inovação de produto/serviço.
	 d)
	Inovação organizacional.
	2.
	O primeiro passo para uma empresa se tornar inovadora é tomar consciência sobre a importância da inovação e, após, compreender os conceitos e ferramentas de inovação. Logo, a gestão da inovação é fundamental para que a empresa estruture de forma sistemática o processo inovador. Sobre a gestão da inovação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A gestão da inovação não é necessária para a empresa alcançar capacidade inovativa.
(    ) A gestão da inovação trata-se de uma série de atividades executadas tanto dentro quanto fora da empresa.
(    ) As atividades da gestão da inovação devem ser sistemáticas e alinhadas a estratégia da empresa.
(    ) Empresas que buscam ampliar as suas capacidades não se preocupam com a gestão da inovação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	3.
	O Manual de Oslo (OCDE, 2005) procura oferecer orientação a um campo que atravessa ao longo do tempo desde os idos de Schumpeter diversos desafios teóricos e de sistematização do conhecimento dos conceitos e modelos de inovação. É neste manual que encontramos a definição de inovação adotada pela maioria dos pesquisadores e profissionais que trabalham com a inovação. Sobre a conceituação e as tipologias descritas no Manual de Oslo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OECD - Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento - Departamento Estatístico da Comunidade Europeia. Manual de Oslo: proposta de diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. Oslo: OECD, 2005.
	 a)
	Produto. Marketing. Organizacional. Processo.
	 b)
	Produto. Marketing. Organizacional. Ecológica.
	 c)
	Produto. Climática. Ecológica. Marketing.
	 d)
	Produto. Ecológica. Organizacional. Climática.
	4.
	Inovar de forma sistemática é muito difícil para as empresas, logo, quanto mais conhecimentos sobre a inovação, mais as empresas avançam no processo. Neste sentido, conhecer as tipologias de inovação é importante, assim como saber o máximo possível sobre os aspectos de cada tipo de inovação. Neste contexto, a inovação de marketing é uma tipologia que está relacionada a qual capacidade específica da empresa?
	 a)
	Desenvolver produtos e serviços novos ou significativamente melhorados.
	 b)
	Métodos novos de distribuição ou produção.
	 c)
	Novos métodos organizacionais, mudanças em práticas de negócios ou local de trabalho.
	 d)
	Criação de novos métodos no estabelecimento de preços de bens e serviços.
	5.
	A Inovação aberta ou Open Innovation (CHESBROUGH, 2003) é uma tipologia de inovação bastante interativa. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHESBROUGH, H. W. Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology. Brighton, Massachussets (USA): Harvard Business Press, 2003.
	 a)
	Não é mais utilizado pelas empresas para inovar.
	 b)
	Privilegia a colaboração da empresa com outros atores do ecossistema para inovar.
	 c)
	Desenvolve-se a partir dos conhecimentos internos.
	 d)
	Foca no conhecimento interno e competências dos funcionários.
	6.
	As pessoas devem se preparar buscar formação e o máximo de conhecimento possível sobre a inovação e as atividades desenvolvidas no processo. Ou seja, as empresas devem se estruturar desde a formulação da estratégia até a colocação da inovação no mercado. Sobre as diversas características de empresas inovadoras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A empresa inovadora desenvolve visão compartilhada e liderança.
(    ) Para inovar, a empresa precisa proporcionar uma estrutura adequada.
(    ) A comunicação extensiva a todos é uma característica das empresas inovadoras.
(    ) Uma empresa inovadora não necessita ter foco no cliente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	7.
	No nosso e-book, verificamos que a inovação é um processo repleto de incertezas e de difícil execução, sendo muito importante que haja recursos humanos bem capacitados e uma liderança que apoia e estimula a aprendizagem e o conhecimento, além de uma estratégia de inovação bem definida. Para melhor compreender a dificuldade que envolve a inovação, utilizamos uma metáfora, figura de linguagem que utiliza uma comparação para melhor compreender um conceito ou fato. Sobre essa metáfora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Metáfora do foguete.
	 b)
	Metáfora do computador.
	 c)
	Metáfora do avião.
	 d)
	Metáfora do submarino.
	8.
	A gestão da inovação é uma série de atividades realizadas interna e externamente nas empresas que objetivam transformar oportunidades de negócios (ideias) em inovação. As atividades devem acontecer de forma coordenada e sistemática, pois, a inovação deve fazer parte da estratégia da empresa. Estudamos o modelo do funil como um dos mais utilizados nas empresas. Com base neste modelo e o início do processo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Lançamento no mercado/empresa.
	 b)
	Identificação de oportunidades.
	 c)
	Projeto piloto.
	 d)
	Desenvolvimento dos projetos.
	9.
	Empresas inovadoras devem estar em constante evolução em processos diversos, como comunicação e aprendizagem. Além disso, uma característica fundamental, é a estrutura apropriada que está relacionada a algumas ações. Sobre as ações para que a empresa inovadora desenvolva uma estrutura apropriada, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Estimular a centralização e o modelo linear.
	 b)
	Deverá manter foco no modelo linear e pouca tolerância ao erro.
	 c)
	Estimular a criatividade, o aprendizado e a interação, encontrar equilíbrio entre o modelo orgânico e o mecânico.d)
	Incentivar a centralização e tolerância zero ao erro.
	10.
	Inovações podem ser caracterizadas de acordo com o impacto que causam na sociedade e no mercado. Um tipo de inovação que coloca no mercado produtos, serviços e processos totalmente novos, não existentes e que trazem uma mudança significativa, mudando ou mesmo substituindo definitivamente produtos, como é o caso do computador. Sobre a tipologia de inovação descrita, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Inovação climática.
	 b)
	Inovação de mercado.
	 c)
	Inovação radical.
	 d)
	Inovação incremental.
Parte inferior do formulário

Continue navegando