Buscar

passei direto

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Mesmo sabendo que não há consenso universal para as definições empregadas na área de estratégia empresarial, é possível usar alguns referenciais para estabelecer limites entre os muitos conceitos existentes. Inicialmente há todo um movimento teórico realizado através de análises, criações de cenários, avaliações de tendências, utilização de inúmeras ferramentas para se chegar a uma estratégia. Depois temos um momento de execução que é a implementação e controle estratégico.Considerando os avanços históricos, no que se refere à diferença entre Planejamento Estratégico e  a Gestão Estratégica é correto afirmar que, na atualidade:
		
	
	Gestão Estratégica é antecipar ações e resultados, por isso é mais necessário que o Planejamento Estratégico se ocupe da função controle para que tudo aconteça conforme planejado.
	
	A Gestão Estratégica não necessita de Planejamento Estratégico pois se concentra na execução, considerando-a a parte mais importante da gestão. Na verdade ela vem antes e depois em todo o processo. Hoje o planejamento já está evoluindo a sua inexistência.
	
	O Planejamento Estratégico é mais abrangente que a Gestão Estratégica, pois planejar é mais importante do que administrar; a formulação do plano garante um bom resultado por esse motivo o planejamento vem primeiro, pois, já que ele foi feito tudo acontecerá conforme o mesmo.
	 
	A Gestão Estratégica engloba o planejar, o executar e o controlar, todos estrategicamente; nessa abordagem, o planejamento é o primeiro passo de um processo interconectado, sendo assim, a primeira está monitorando todos as ações para que no final a estratégia aconteça conforme "sonhada" e forneça vantagen competitiva para a organização.
	
	O planejamento de fora para dentro é mais adequado para a Gestão Estratégica, do que a abordagem de dentro para fora; o planejamento atua principalmente na visão externa do mercado.
	
Compare com a sua resposta: Na estratégia de desinvestimento, a organização vende uma ou algumas unidades de negócio, por considerá-la(s) deficitária(s) ou, pelo menos, não estar(em) atingindo as margens de lucro estabelecidas no planejamento estratégico anterior. Entretanto, a organização permanece operando, agora em menos unidades de negócio, nas quais poderá aplicar parte dos recursos advindos da operação de venda (desinvestimento). Na estratégia de liquidação, por outro lado, a organização encerra suas operações, sendo comum a não recuperação de ativos financeiros por meio de venda da empresa (ex.: quando o custo de manter a organização operando é maior que o ônus de seu encerramento definitivo.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A palavra estratégia tem inúmeras conotações no mundo empresarial. Por estar intimamente ligada à essência dos negócios, significa sucesso garantido em eventos, cursos, treinamento de executivos, etc., ampliando seu uso para quase tudo que diga respeito a marketing. É comum, portanto, verificarmos expressões como: estratégias de produto, estratégias empresariais, estratégias do varejo, estratégias de mercado e assim sucessivamente.
Uma indústria de alimentos definiu a estratégia de aumentar sua receita direcionando suas vendas para as grandes redes de supermercados atingindo um mercado maior. A despeito disso, os vendedores acreditam ser mais fácil vender para pequenas redes e dedicam mais energia a esse segmento, na busca pelas mesmas metas.
Em consequencia as vendas podem aumentar conforme prescrito no plano, mas não exatamenta da forma prevista, pois o crescimento se daria nas redes de menor porte.
O exemplo descrito ilustra um caso tipico de aparecimento de uma estratégia:
		
	
	Estática
	
	Prescritiva
	
	Mercadológica
	 
	Emergente
	
	Temporária
	
	
Compare com a sua resposta: Estratégias de produção - responsável pela transformação de matérias-primas em produtos e serviços. Está ligada aos processos de planejamento da produção e das instalações produtivas. Estratégias de marketing - faz a ligação entre a organização e o mercado e têm por objetivo promover trocas que garantam a satisfação das necessidades dos clientes e o alcance dos objetivos organizacionais. Estratégias de recursos humanos - diz respeito às políticas de gestão de pessoas no contexto organizacional, no que se refere a atração, motivação e ao comprometimento da força de trabalho. Estratégias financeiras - responsáveis pela administração dos recursos financeiro, definição da política de investimento, financiamento e dividendos (lucros).
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Estratégia tem sua origem geralmente associada ao grego Strategos, ou à arte dos generais, a estratégia mostra-se como um conceito multidimensional e situacional. Há, contudo, ideias que são consensualmente aceitas pelas diversas correntes do pensamento organizacional e pelos principais autores contemporâneos como ligadas à estratégia. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I. Todas as organizações têm subjacentes ao seu comportamento, uma estratégia implícita ou explícita.
II. A estratégia não exige a construção de planos detalhados. 
III. Estratégia pressupõe uma inseparabilidade entre a organização e seu ambiente.
IV. A formulação da estratégia envolve um processo de construção racional e formal.
Estão corretas APENAS as afirmativas:
		
	
	I e II
	
	I, II e IV
	
	III e IV.
	 
	I e III
	
	I, II, III, IV
	
	
Compare com a sua resposta: É o processo que permite a implantação e operacionalização da estratégia. Deve abranger a alta administração e as funções organizacionais: Produção/Operações; RH; Finanças; Marketing e Pesquisa & Desenvolvimento, para poder melhor direcionar a busca dos objetivos da organização.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Com a aceleração da globalização e o aumento da concorrência, as empresas deveriam pensar a longo prazo, e, em suas capacidades de resposta no ambiente competitivo. Nos Anos 70, vários legados foram trazidos à tona para ajudar os gestores na tomada de decisão. Dois deles foram: Sun Tzu 2500 a.C que deixou um compêndio sobre como vencer o inimigo sem lutar, isto é, ter um alto grau de eficiência para ser eficar em uma batalha ou em mercados olhando para nossa pespectiva atual.  Em segundo,  Carl von Clausewitz, considerado o pai da estratégia militar moderna, definia alvos para vencer o inimigo. O Estudo das Estratégias empresariais está fundamentado historicamente nos conceitos militares sobre como vencer os inimigos. Esses alvos eram:
		
	
	Elaborar uma análise com base nas previsões do mercado, elaborar a missão e visão empresarial, e implementar a estratégia anteriormente planejada.
	 
	Avaliar as forças do inimigo, avaliar os recurso do inimigo e avaliar a disposição para lutar;
	
	Estudar o terreno do inimigo, desarmar o inimigo e neutralizar o inimigo;
	
	Estabelecer a missão e a visão, analisar os ambientes e implementar um plano de ação;
	
	Analisar o pensamento estratégico, analisar as possibilidades de vitória e começar a luta
	
	
Compare com a sua resposta:  Escaneamento − Requer o estudo de todos os segmentos do ambiente geral − Faz com que as empresas identifiquem os primeiros sinais de possíveis mudanças − Lida com dados e informações ambíguos, incompletos ou desconectados − Muitas organizações utilizam softwares especiais para ajuda-las a identificar acontecimentos que estão ocorrendo no ambiente e que são disponibilizados em fontes públicas Monitoramento − Quando monitoram os analistas observam mudanças ambientais para ver se está surgindo tendência importante entre as detectadas pelo escaneamento − Capacidade da empresa de detectar o significado dos eventos e tendências ambientais − Necessário que a empresa identifique os principais stakeholders e que compreenda que sua reputação entre elas é a de fundação que serve as suas necessidades individuais − O escaneamento e o monitoramento são particularmente importantes quando uma empresa compete em umaindústria com alta incerteza tecnológica Previsão − Quando preveem analistas fazem projeções viáveis do que pode acontecer e com rapidez em virtude das mudanças e tendências detectadas por meio do escaneamento e do monitoramento − Prever eventos e resultados com exatidão é um importante desafio − Quanto maior é a assertiva das previsões melhor o planejamento − Importante possuir ferramentas que facilitem o processo de previsão − Avaliação − O objetivo da avaliação é especificar as implicações dos outros 3 itens − Determinar o momento e a importância dos efeitos das mudanças e tendências identificadas − Interpretar corretamente as tendências ambientais − Interpretar essa inteligência adequadamente para determinar se uma tendência no ambiente externo e uma oportunidade ou ameaça
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Todo empreendedor que sonha grande quer sua empresa em uma melhora contínua. Mas como ter êxito nessa busca incessante pela excelência se não se tem parâmetros, se não se tem referências do que é a perfeição? Como chegar ao Éden se não se sabe o caminho? A verdade é que a grama do vizinho é sempre mais verde em algum ponto. E a resposta está nessa palavrinha em inglês que aprofundaremos aqui: ____________________________. Ela significa mirar permanentemente o ¿estado de arte¿ na gestão.
 
		
	
	Matriz BCG.
	
	Matriz SWOT.
	
	5 Forças de Porter.
	 
	Benchmarking
	
	Downsizing.

Continue navegando