Buscar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL (8)

Prévia do material em texto

Determinado de experiência: não poderá exceder 90 dias, só poderá sofrer uma única prorrogação, sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado.
Tipos de extinção contratual do contrato de trabalho indeterminado: demissão por justa causa, pedido de demissão por parte do empregado, dispensa sem justa causa.
Demissão por justa causa: é a punição máxima ao trabalhador, que perde o direito ao aviso prévio, fundo dos FGTS, multa compensatória de 40% do FGTS, férias e 13º salário.
Pedido de demissão por parte do empregado: o empregado deverá cumprir o aviso prévio, terá direito ao 13º salário, férias vencidas e proporcionais, mas não terá direito ao saque do FGTS e ao seguro desemprego.
Dispensa sem justa causa: o empregador deve arcar com a indenização compensatória, dentre outros direitos.
Empregado aprendiz: é maior de 14, e menor de 24. Recebe formação profissional metódica no trabalho ou é matriculado em curso de Serviço Nacional de Aprendizagem ou outra entidade qualificada.
Aviso prévio: é a comunicação da rescisão do contrato de trabalho por uma das partes, empregador ou empregado, que decide extingui-lo, com a antecedência que estiver obrigada por força de lei. Ocorrendo a rescisão do contrato de trabalho, sem justa causa, por iniciativa do empregador, poderá ele optar pela concessão do aviso prévio trabalhado ou indenizado, da mesma forma, quando o empregado pede demissão.
Férias: é o período de descanso anual, concedido ao empregado. Representa o descanso ao qual o funcionário tem direito, para eliminar um pouco do estresse físico e mental causado pelo trabalho. A concessão de férias é ato exclusivo do empregador, e independe de pedido ou consentimento do trabalhador.
Contrato intermitente: prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador, exceto para os aeronautas, regidos por legislação própria.

Continue navegando

Outros materiais