Buscar

jaqueline izidorio cardoso 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HIS- Habitações de Interesse Social
Jaqueline Aparecida Izidorio Cardoso[footnoteRef:1] [1: Função do pesquisador, curso, instituição de origem. E-mail:] 
Carlos Eduardo Plens²
RESUMO (Limite de 500 palavras)
INTRODUÇÃO: O projeto proposto visa criar habitações de interesse social compactas, sem deixar de lado a qualidade visual e volumétrica, rompendo um paradigma de que as residências populares devem ser marcadas pela simplicidade de suas construções.
 Para assim melhorar a qualidade de vida dos moradores do Bairro Navegantes. Este conjunto habitacional será projetado para famílias em área de risco e/ou irregulares da cidade, principalmente os que habitam as margens do rio.
Paradigma: exemplo que serve como modelo, padrão.
OBJETIVOS: Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos projetos e tipologias arquitetônicas das moradias de interesse social, considerando aspectos de conforto, acessibilidade, durabilidade e as especificidades locais e/ou regionais.
 Reduzindo o défice de ofertas de imóveis residenciais de baixo custo, onde muitas vezes impedem ou dificultam a possibilidade de famílias terem o acesso as moradias através do mecanismo normal do mercado imobiliário.
 Tendo como expectativa realocá-las para um local sem risco, em habitações de baixo custo, sem atrapalhar suas atividades diárias. Este local será no Bairro Valada São Paulo, onde está localizado em área alta longe do perigo de ser atingido por enchentes.
Especificidades: Conjunto de caracteres próprios de uma espécie. Propriedade de certos fármacos quando atuam exclusivamente sobre determinada afeção. Propriedade pela qual cada entidade clínica tem características próprias e particulares. Qualidade do que é específico.
 MATERIAIS E MÉTODOS: Pelo fato de que este presente artigo tem como temática habitações de interesse social, assunto no qual já é bastante discutido e desenvolvido. O projeto de HIS (habitações de interesse social) foi feito com base na recolha de materiais didáticos, pesquisas bibliográficas, feito na internet e tendo como referência projetos de outros arquitetos.
 Na pesquisa bibliográfica foram utilizados artigos, documentários, livros e trabalhos de conclusão de curso.
 Foram necessários deste modo, algumas idas ao terreno, como forma de obter mais informações, garantido um projeto de boa qualidade.
RESULTADOS: As residências do conjunto habitacional oferecem construções com meios sustentáveis e de fácil manutenção ao longo da sua vida útil, utilizando materiais acessíveis de baixa complexidade, mas dando um diferencial na sua estética.
 Será feita a utilização de tijolos ecológicos, vidros nas portas e janelas, para o conforto luminoso e assim, ajudando na iluminação constante das edificações, área verde interna, ajudando na economia de energia elétrica, telhado de zinco, para uma maior durabilidade e parede de drywall, ajudando no isolamento térmico e acústico.
CONCLUSÕES: O projeto de HIS (habitações de interesse social) são destinadas as famílias cujo o nível de renda é baixo, impedindo-as ou dificultando muitas vezes que elas tenham o acesso as moradias através do mecanismo normal do mercado imobiliário.
 O HIS tem como objetivo, reduzir esse défice da oferta de imóveis residenciais de baixo custo. Este projeto visa também na realocação de moradias irregulares ou construídas em área de risco.
 Programas de HIS (habitações de interesse social) existem em diversos países, desenvolvidos ou não, e as residências podem ser alugadas ou compradas. Geralmente, são realizados em grandes conjuntos de prédios, apartamentos, casas ou lotes.
Palavras-Chave: Projeto. Habitações. Interesse social.

Outros materiais