Buscar

Empreendedorismo - Atividade 1 (A1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ação empreendedora
Vivemos em uma época, em que poderíamos considerar novos tempos, pois o mundo esta passando por uma grande transformação, tanto no âmbito econômico, como social. Devido a isso as pessoas estão sentindo a necessidade de inovar, criar seja por escolha ou por necessidade de encontrar meios de obter uma subsistência.
Com isso, podemos perceber que não só no Brasil, mas também internacionalmente está sendo criadas diversas empresas com ideias inovadoras, onde esta sendo estimulada a competitividade e integração econômica entre elas.
Entendendo que o desafio principal do empreendedor é assumir riscos, para então criar uma empresa competitiva ao mercado, lembrando que os resultados podem vir de médio e longo prazo, precisamos entender todos os fatores positivos e negativos para tal ação empreendedora.
A cultura é um grande fator, que dependendo da forma como é vista pode auxiliar diretamente o empreendedor, pois se temos uma cultura inovadora e aberta a novas ideias se torna bem mais fácil ganhar o mercado de trabalho, adquirir investidores e até mesmo na conquista de clientes, já em uma cultura conservadora, na qual não esta disposta a enfrentar mudanças, como o empreendedor poderia entrar no mercado de trabalho se seu cliente não permite.
Outro aspecto que deve ser observado é o otimismo econômico, pois se pensarmos positivo e arriscar, as chances de dar certo são bem maiores, já que ao contrário deixaríamos para depois, considerando assim, o pessimismo econômico um grande obstáculo a ser superado. Podemos aliar os juros altos ou baixos ao receio de correr riscos, pois com os juros altos temos a escassez de vendas e crédito e novamente o medo, transforma o pessimismo em um ponto negativo para a criação da empresa. Ao contrário, teríamos os juros baixos aliados ao otimismo e a coragem de correr riscos e uma enorme oportunidade de empreender e decolar no seu negócio.
A restrição de acesso a matéria prima se torna outro empecilho para empreender, pois a população não consegue pensar em prosperar e movimentar a economia de uma forma positiva, pois necessita de recursos básicos para sua sobrevivência, fazendo com que este seja um fator negativo para desenvolver o empreendedorismo, ultrapassando esta barreira poderíamos obter fácil acesso e condições adequadas para a compra de produtos necessários para a futura empresa e subsistência pessoal.
Podemos perceber desta forma supracitada que devemos sempre observar todos os fatores positivos e negativos para empreender, e que somente o dinheiro não faz a economia girar, o acesso as oportunidades e os fatores que norteiam a geração de novas ideias, focando no mercado de trabalho que se quer atingir, levando em conta a área e a região que se quer empreender para obter melhores chances de crescimento, agregando ao risco que se quer correr, para então obter sucesso no novo empreendimento. 
Juliana Marques da Silva Barcelos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais