Buscar

RESUMO QUÍMICA

Prévia do material em texto

QUÍMICA E BIOQUÍMICA
ATIVIDADE AVALITATIVA- A2
Resumo
Rio de Janeiro/ 2020
RESUMO 
 Muitos questionam a utilização do conceito de energia química, por esse motivo muitas pesquisas científicas foram feitas sobre o assunto. Kotz, Treichel e Brady referem-se à energia química como sendo a energia potencial que as substâncias possuem devido às atrações e repulsões entre suas partículas subatômicas. Essa definição é correta, porém quando falamos em energia química, devemos pensar na ideia principal da energia.
 O termo energia se origina do grego e significa força ou trabalho. E após o primeiro princípio da termodinâmica, o termo energia passou a ser bastante utilizado no vocabulário científico. Assim a energia foi definida como capacidade para realizar trabalho, conceito que é até hoje amplamente utilizado. 
 Para associar química a energia, Marcelo Gleiser afirma que: “A quantidade total de energia deve ser a mesma, antes e depois: a energia química armazenada no óleo da lamparina é igual à energia usada para aquecer o ar à sua volta e no interior do cilindro mais a energia potencial gravitacional do pistão na posição elevada”. Na verdade, o que é convertido em calor e em trabalho mecânico não é a energia química armazenada no óleo e sim o saldo energético do processo de queima.
 Quando falamos em energia, na termoquímica o calor é uma energia que entra ou sai do sistema. 
Quase toda reação é acompanhada de absorção ou liberação de calor. Uma das áreas da Termodinâmica é a Termoquímica. A termoquímica estuda a quantidade de calor absorvidas ou soltas de reações químicas. 
Existe dois tipos de reação: Endotérmica e Exotérmica. Na reação endotérmica o resultado do sistema a energia aumenta e na exotérmica a Energia diminui.
Calor de reação é a quantidade de calor trocada pelo sistema e pelas vizinhanças. Isso acontece para que quando a reação esteja completa o calor seja a mesma do inicio da reação. 
Entalpia H é uma propriedade extensiva de uma substância, que esta relacionada com o calor de reação. 
-É uma função de estado: H = Hfinal – Hinicial.. A pressão constante: Qp = H. A variação de entalpia varia da quantidade de calor liberada ou absorvida a pressão.
Energia Cinética é energia do movimento e Energia potencial é a energia que um objeto tem dependendo da sua posição. A energia potencial eletrostática é a atração entre duas partículas com cargas contrárias. 
Sistema é a parte do universo em que se está interessado e vizinhança é todo o resto. Força é uma tração ou uma pressão exercida sobre um objeto. Trabalho é o produto da força aplicada em um objeto em uma distância. Energia interna é a soma de toda a energia cinética e potencial de um sistema e não se pode ter uma força interna absoluta.
A partir da primeira lei da termodinâmica: quando um sistema sofre qualquer mudança física ou química, a variação obtida em sua energia interna, ΔE, é dada pelo calor adicionado ou liberado pelo sistema q mais o trabalho calor adicionado ou liberado pelo sistema, q, mais o trabalho realizado pelo ou no sistema. Na primeira lei da Termodinâmica existe os processos endotérmicos e exotérmicos: Endotérmico absorve calor da vizinhança.; Exotérmico transfere calor para a vizinhança. Função de estado: depende somente dos estados inicial e final do sistema, e não de como a energia interna será utilizada.
BIBLIOGRAFIA:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc08/conceito.pdf
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_2/02-QS-6309.pdf
http://zeus.qui.ufmg.br/~qgeral/downloads/aulas/aula%205%20-20termoquimica.pdf
https://www.feis.unesp.br/Home/departamentos/fisicaequimica/relacaodedocentes973/termoquimica.pdf

Continue navegando