Buscar

avaliando 1 - Dir Constitucional II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disc.: DIREITO CONSTITUCIONAL II   
	Aluno(a): 
	Matríc.: 
	Acertos: 0,5 de 0,5
	19/11/2020 (Finaliz.)
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Desde a Constituição de 1891 o Brasil adotou um modelo federal, republicano e presidencialista, inspirado na experiência constitucional:
		
	
	de Portugal.
	
	da República Federal da Alemanha.
	 
	dos Estados Unidos da América.
	
	da Confederação Helvética.
	
	da França, que adotara o modelo desde quando teorizado no século XVIII pelo Barão de Montesquieu.
	Respondido em 19/11/2020 15:02:24
	
Compare com a sua resposta: Vitaliciedade. Inamovibilidade. Irredutibilidade de vencimentos. Não se aplicam aos demais servidores.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(MP RN - CESPE/UnB - 2009) Assinale a opção correta com relação ao federalismo brasileiro:
		
	
	Os territórios federais são considerados entes federativos.
	
	A federação é o sistema de governo cujo objetivo é manter reunidas autonomias regionais.
	
	O federalismo brasileiro, quanto à sua origem, é um federalismo por agregação.
	 
	Existia no Brasil um federalismo de segundo grau até a promulgação da Constituição de 1988, após a qual o país passou a ter um federalismo de terceiro grau.
	
	Uma das características comuns à federação e à confederação é o fato de ambas serem indissolúveis.
	Respondido em 19/11/2020 15:06:50
	
Compare com a sua resposta: A) O examinando deverá responder que estamos diante de um vício formal de constitucionalidade, pois a Lei Estadual viola o Art. 22, inciso I, da CRFB/88, que dispõe ser da competência privativa da União legislar sobre Direito Civil, já que trata de perda da propriedade. B) O examinando deverá responder que o Governador é um dos legitimados ativos à propositura de ADI, de acordo com o Art. 103 da CRFB. A pertinência temática está presente, sendo possível questionar esse ato normativo por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade, de acordo com o Art. 102, inciso I, a, da CRFB/88 e a Lei nº 9.868/99.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	¿Sobre a estrutura do Estado Federal brasileiro: sua organização concreta, seus componentes, a técnica de repartição de poder autônomo entre as unidades federativas, integra a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil.¿ SILVA, José Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Editora Malheiros. 2004, p. 469. (trecho adaptado). O trecho da obra acima trata da autonomia dos entes federativos que compõem o Estado Federal brasileiro, e sobre eles qual alternativa abaixo se pode indicar como correta:
		
	 
	São entes federativos brasileiros União, Distrito federal, Estados-membros e Municípios.
	
	São entes federativos brasileiros União, Distrito federal, Estados-membros e Territórios.
	
	São entes federativos brasileiros União, Municípios e Territórios.
	
	São entes federativos brasileiros União, Distrito federal, Estados-membros, Municípios e Territórios.
	
	São entes federativos brasileiros União, Distrito federal, Estados-membros, Municípios e os Territórios Neutros Imparciais.
	Respondido em 19/11/2020 15:05:43
	
Compare com a sua resposta: Sim. Desde que ligadas diretamente ao exercício da atividade parlamentar.A garantia constitucional da imunidade parlamentar em sentido material (CF, art. 53, caput) ¿ que representa um instrumento vital destinado a viabilizar o exercício independente do mandato representativo ¿ somente protege o membro do Congresso Nacional, qualquer que seja o âmbito espacial (locus) em que este exerça a liberdade de opinião (ainda que fora do recinto da própria Casa legislativa), nas hipóteses específicas em que as suas manifestações guardem conexão com o desempenho da função legislativa (prática in officio) ou tenham sido proferidas em razão dela (prática propter officium), eis que a superveniente promulgação da EC 35/2001 não ampliou, em sede penal, a abrangência tutelar da cláusula da inviolabilidade. A prerrogativa indisponível da imunidade material ¿ que constitui garantia inerente ao desempenho da função parlamentar (não traduzindo, por isso mesmo, qualquer privilégio de ordem pessoal) ¿ não se estende a palavras, nem a manifestações do congressista, que se revelem estranhas ao exercício, por ele, do mandato legislativo. A cláusula constitucional da inviolabilidade (CF, art. 53, caput), para legitimamente proteger o parlamentar, supõe a existência do necessário nexo de implicação recíproca entre as declarações moralmente ofensivas, de um lado, e a prática inerente ao ofício congressional, de outro. Doutrina. Precedentes. [Inq 1.024 QO, rel. min. Celso de Mello, j. 21-11-2002, P, DJ de 4-3-2005.] Inq 2.915, rel. min. Luiz Fux, j. 9-5-2013, P, DJE de 31-5-2013. (Disponível em:http://www.stf.jus.br/portal/constituicao/artigobd.asp?item=%20708)
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O Governador do Estado K, preocupado com o resultado da balança comercial do seu Estado, conhecido pelo setor exportador, pretende regular a importação de bens de determinados países, apresentando, nesse sentido, projeto de lei à Assembleia Legislativa. Em termos de competência legislativa, esse tema é, nos termos da Constituição Federal,
		
	
	do Distrito Federal.
	
	dos Estados.
	
	dos territórios.
	
	dos Municípios.
	 
	da União.
	Respondido em 19/11/2020 15:09:02
	
Compare com a sua resposta: Sugestão de gabarito do caso 2: No campo das competências concorrentes, compete à União editar as normas gerais sobre o tema e aos Estados editar a legislação suplementar, que irá especificar a legislação federal à luz de suas peculiaridades. Como afirma Uadi Lammêgo Bulos, ?enquanto a União, no âmbito da competência concorrente, limita-se a estabelecer normas gerais (CF, art. 24, § 1º), os Estados e o Distrito elaboram leis específicas, voltadas para satisfazer os seus interesses regionais? (Curso de Direito Constitucional, 2ª ed., Saraiva, 2008, p. 782). Com relação à ADI impetrada pelo PGR, tratando-se de lei estadual, posterior à CRFB/88, verifica-se que foi corretamente proposta, tanto do ponto de vista do objeto (art. 102, I, a, CRFB/88) quanto da legitimidade ativa (art. 103, VI, CRFB/88).
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(Agente de Segurança Penitenciária - SERES/PE - CESPE/UnB/2017) Com relação à organização político-administrativa do Estado, julgue os itens subsecutivos.
I - É atribuição exclusiva da União representar a República Federativa do Brasil nas relações internacionais.
II - Os estados-membros são entes autônomos, de modo que têm capacidade de autogoverno, autoadministração, autolegislação e auto-organização.
III - A autonomia dos municípios não lhes confere capacidade de autoadministração e de autolegislação.
IV - O Poder Legislativo estadual é bicameral, formado por mais de uma assembleia legislativa composta de deputados eleitos para mandatos de quatro anos.
Estão certos apenas os itens:
		
	
	I, II, III e IV
	 
	I e II
	
	III e IV
	
	I e III
	
	II e IV
	Respondido em 19/11/2020 15:09:39

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando