Buscar

Microeconomia e macroeconomia

Prévia do material em texto

Microeconomia: é o ramo da economia que estuda o comportamento e desempenho das unidades individuais, como: os consumidores, famílias, indústrias e empresas. Tendo a função de analisar as decisões que estas unidades tomam em relação à alocação de recursos e preços de bens e serviços. Sendo que a microeconomia se concentra na oferta e demanda e outras forças que determinam os níveis de preços vistos na economia, de modo que a empresa pode maximizar a sua a produção e capacidade, podendo reduzir os preços e competir melhor em seu setor.
Vantagens:
- Ajuda na determinação dos preços de um determinado produto e vários fatores de produção. Baseando em uma economia livre, podendo a empresa tomar suas próprias decisões.
Desvantagens: 
A empresa analisa apenas uma pequena parte de uma economia, enquanto uma parte maior não é estudada.
Macroeconomia: por outro lado, é o campo da economia que estuda o comportamento da economia como um todo, e não apenas de empresas específicas. Ela inclui economias regionais, nacionais e internacionais. Além disso, abrange as principais áreas da economia como desemprego, pobreza, nível geral de preços, Produto Interno Bruto (PIB), importações e exportações, globalização, política monetária e fiscal, etc.
Por exemplo, a macroeconomia examinaria como um aumento ou a redução nas exportações afetaria a conta do capital de uma nação. Igualmente, avaliaria como o PIB seria afetado pela taxa de desemprego.
Vantagens: 
- É útil para determinar a balança de pagamentos, juntamente com as causas do déficit e excedentes;
- Toma decisões em relação às políticas econômicas e fiscais e resolve as questões das finanças públicas.
Desvantagens:
- Abrange apenas as variáveis agregadas.

Continue navegando