A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
N2

Pré-visualização | Página 1 de 2

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Um exemplo de capacidade térmica é quando, em uma casa, no inverno, acendemos a lareira para ter uma temperatura agradável, que demora para ser alcançada, mas, quando apagamos a lareira, a temperatura se mantém agradável, e o ambiente não se esfria rapidamente. A resistência da casa em demorar para aquecer é um efeito de um ponto importante na arquitetura bioclimática. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde ao efeito mencionado.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Inércia térmica.
	Resposta Correta:
	 
Inércia térmica.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a capacidade térmica e as transferências de calor são características de materiais com inércia térmica, ou seja, com capacidade para armazenar calor mesmo com a mudança de temperatura. Os materiais que apresentam essas características são o concreto e a alvenaria cerâmica.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O tratamento acústico em recintos fechados é determinado pela NBR 12179/1992, que estabelece os critérios para a execução de tratamentos acústicos em ambientes fechados; ele está dividido em condicionamento acústico, relacionado à qualidade acústica e ao isolamento acústico, que se refere à capacidade dos materiais em minimizar a transmissão sonora.
 
Dentre os aspectos que favorecem o condicionamento acústico em recintos fechados, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
(  ) O tempo de reverberação depende somente da forma da sala.
(  ) O volume de um espaço é independente da qualidade acústica.
(  ) A utilização de um material muito absorvente no piso é adequada para corrigir o TR (Tempo de Reverberação) de uma sala.
(  ) A planta de forma retangular é adequada para músicas.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, F, V, F.
	Resposta Correta:
	 
F, F, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A sequência está correta, pois o tempo de reverberação depende do volume da sala, mas não necessariamente da sua forma; o volume é parte da qualidade acústica e é um dos principais fatores da reverberação; a utilização de carpetes nos pisos ajuda no tempo de reverberação de um espaço; a planta retangular, com paredes paralelas, apresenta uma baixa difusão, ou seja, a difusão espalha a energia sonora refletida, reduzindo o eco e a reverberação, e, se tem uma baixa reverberação, esse espaço apresentará problemas acústicos.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	 Leia o excerto a seguir:
 
“Quando o som atinge uma superfície, como uma parede de alvenaria, parte da energia sonora reflete de volta ao ambiente; parte da energia é refletida pela parede, que se transforma em calor e se dissipa no ambiente; e parte se transmite ao outro lado da parede”.
 
ELETROBRAS. Acústica arquitetônica . Rio de Janeiro: Procel Edifica – Eficiência Energética em Construções, 2011. p. 23.
 
A respeito do aumento de isolamento acústico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (  ) Utilizar a lei da massa e aumentar a massa superficial de uma parede.
II. (  ) Utilizar do sistema massa-mola-massa e interromper as pontes acústicas entre os materiais e a estrutura.
III. (  ) Utilizar materiais absorventes que ajudam a controlar parte da energia que é refletida.
IV. (  ) Utilizar e orientar adequadamente paredes e forros para controlar a energia que é refletida.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A sequência está correta, pois, na lei da massa, quanto maior a espessura superficial de uma parede, melhor é o seu isolamento acústico; a lei da massa-mola-massa pode interromper as pontes acústicas entre os materiais e a estrutura, diminuindo o ruído de impacto; para o isolamento do ruído, também é necessário utilizar os materiais absorventes.
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	O conhecimento sobre o desempenho térmico dos materiais empregados em uma construção influenciará no seu desempenho térmico e no consumo energético do edifício.
Expresso em W/m². K , o valor U depende da resistência térmica de cada um dos elementos que compõem a superfície, além de como obedecem a espessura de cada capa e a sua condutividade térmica, ou seja, a capacidade de conduzir o calor de cada material.
 
Considerando os materiais, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Onde o valor de U da parede em alvenaria bloco de concreto é 3,00.
II. Onde o valor de U de uma parede em alvenaria com bloco cerâmico é 2,61.
III. Onde o valor de U de uma parede de concreto moldado in loco é 4,19.
IV. Onde o valor de U de uma parede é acima de 4,19.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II, apenas.
	Feedback da resposta:
	 Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois o material que apresenta maior característica de isolamento térmico é a parede de alvenaria com bloco cerâmico, visto que o índice de transmitância térmica, denominado U, permite-nos conhecer o nível de isolamento térmico em relação à porcentagem de energia que atravessa esse material. Se o valor de U é baixo, teremos uma superfície bem isolada; se o valor de U é alto, a superfície apresenta deficiência térmica.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com a Eletrobras (2011), no tratamento acústico dos espaços arquitetônicos, uma fonte sonora emite ondas de som, que são representadas por raios sonoros, que refletem nas superfícies internas do ambiente; esses raios são absorvidos ou refletidos de acordo com as características do material.          
 
ELETROBRAS. Acústica arquitetônica . Rio de Janeiro: Procel Edifica – Eficiência Energética em Construções, 2011.
 
A respeito do condicionamento acústico, analise as afirmativas a seguir e assinale V
para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
 
I. (  ) Para que seja efetuado o desenho acústico em um ambiente, é necessário saber seu uso.
II. (  ) No projeto, as formas das superfícies determinam a direção da propagação dos raios e sua qualidade acústica.
III. (  ) As superfícies côncavas, circulares e elípticas não promovem a distribuição uniforme do som.
IV. (  ) O paralelismo das paredes do palco ou da plateia não geram fontes estacionárias.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, F.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A sequência está incorreta, pois o desenho acústico de um espaço será determinado pelo seu uso e as características de reverberação que esse espaço deve ter; as formas das superfícies favorecem a difusão e a forma como o som se espalha; as superfícies côncavas refletem o som e enfocam um determinado ponto; já as superfícies convexas dividem o som em todas as suas direções; o paralelismo das paredes do palco ou da plateia favorecem a formação de ecos.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
 
“Como informação básica para o desenvolvimento de qualquer projeto arquitetônico, o local como parâmetro inicial, em função do qual são levantados dados, analisados as potencialidades, o contexto e as alternativas para o projeto. Para a acústica não é diferente, uma vez que a inserção de uma edificação no meio interfere e sofre interferência das características acústicas do local”.
 
SOUZA, L. C. L.; ALMEIDA, M. G.; BRAGANÇA, L. Bê-a-bá da acústica arquitetônica : ouvindo a arquitetura. São Carlos: EdUFSCar, 2006. p. 46.
 
A respeito dos aspectos que devem ser levados em consideração para garantir a acústica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (  ) Detalhes e soluções construtivas.
II. (  ) Distribuição dos espaços internos do edifício.
III.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.