Buscar

Partes e Importância do Microscópio na Histologia

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA / PROFESSOR: FABIANO PEREIRA
MATRICULA: 20190406947-9 / NOITE
ALUNA: EDILEUSA CANDIDO RODRIGUES 
1) Quais são as principais partes do microscópio e suas funções?
 O microscópio é utilizado para visualizar pequenas estruturas. É um equipamento essencial para qualquer laboratório, tendo em vista que é o dispositivo que permite a visualização dos tecidos e células. Essa descoberta auxiliou o desenvolvimento da citologia, e uma maior compreensão do corpo humano. O microscópio mais utilizado atualmente é o óptico, que funciona com um conjunto de lentes que ampliam a imagem transpassada por um feixe de luz. 
Ele é formado por partes diferenciadas, que facilitam o nosso estudo do dia a dia. Contém também duas lentes oculares, que ampliam a imagem formada pelas Lentes Objetivas, ajustando possíveis deficiências ópticas. Além disso, sua capacidade de aumento varia de 4 x 10 x 40 x 100. Temos o Revolver que é um utensilio usado para acoplar as lentes objetivas modificando o aumento de acordo com o giro. 
O Diafragma é constituído por palhetas que podem ser aproximadas ou afastadas do centro através de uma alavanca ou parafuso, permitindo regular a intensidade de luz que incide no campo de visão do microscópio. 
A Platina é a plataforma plana que tem a função de suportar o material ou lâmina que está sendo estudado. Ela possui uma passagem de vidro, por onde a luz atravessa. Já o Condensador, controla o foco e posicionamento da luz, que é projetado sobre o objeto. Por fim, o Botão Macrométrico permite a movimentação da platina para cima e para baixo fornecendo um maior ajuste.
2) Qual a importância do microscópio para o estudo da histologia?
De modo geral, o microscópio é essencial para histologia, tendo em vista que esse equipamento permite a visualização de estruturas invisíveis a olho nu, devido ao tamanho, forma e estrutura. Com a utilização dos instrumentos óticos, há uma ampliação das estruturas, possibilitando assim o estudo das mesmas. 
3) Qual a contribuição que o conteúdo de histologia e embriologia trará para sua vida pessoal e profissional?
Acredito que para minha vida pessoal esse conteúdo vem me ajudar a compreender melhores fenômenos do meu dia a dia, como o conhecimento das doenças e das células, de modo a me preparar para uma situação em que eu me depare com o que foi visto em aula. Na minha vida profissional, acredito que esse conteúdo é muito importante, pois com ele poderei ser me tornar um profissional melhor.

Continue navegando