Buscar

Estudo de caso Nutrição Animal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA E ZOOTECNIA
GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA
Disciplina: Nutrição Animal
Professor Responsável: Márcio dos Santos Pedreira 
Discente: 
Atividade Unidade III
Estudo de caso para identificação de deficiências/carência de minerais e patologias relacionadas à nutrição animal. Analisar o texto com os sintomas e situações a seguir e observar as fotos para exemplo visual. 
Questão 1. Apontar a possível causa de deficiência em ovino mestiço Dorper/Santa Inês PC 28Kg, após uma semana de confinamento apresentando sintoma de edema no pescoço (bócio). 
Figura 1. Ovino com bócio
Nascimento, 2019
Resposta: Bócio é o aumento não inflamatório e não neoplásico da glândula tireoide em animais adultos e recém-nascidos. Uma das principais causas envolvidas é a deficiência nutricional de iodo.
Questão 2. Na criação de aves, inúmeras modificações foram feitas para que altos índices de produção fossem atingidos, desde mudanças genéticas (em aspectos morfológicos e fisiológicos) até práticas de manejo. Todas estas alterações contribuíram para o aparecimento das chamadas síndromes, geralmente distúrbios fisiológicos e/ou metabólicos, representados pela manifestação de um estado mórbido causado por múltiplos fatores que podem agir isoladamente, ou em sinergismo (Jaenisch et al., 2001).
Um dos distúrbios que acometem as aves de produção é o mau empenamento origina perdas econômicas diretas na comercialização de aves vivas, aumentando os custos de produção do frango abatido pelo aumento do número de carcaças condenadas no qual limita o número de aves a serem criadas por área (Barbi e Zaviezo, 2000).
Observe a tabela de composição das penas de aves (Tabela 1)
	Tabela 1. Composição médias das penas (%)
	Proteína Bruta
	90
	Aminoácidos totais 
	60
	Metionina 
	0.7
	Cistina 
	5.5
	Arginina 
	7.1
	Lisina 
	2.4
	Treonina 
	4.2
	Valina 
	6.5
	Magnésio 
	0.2
	Sódio 
	0.8
	Ferro 
	0.06
	Cobre 
	12 ppm
	Zinco 
	10 ppm
	Selênio
	0.7 ppm
Fonte: Leeson & Summers (1997)
Depois de observar a composição média das penas, analise a Tabela 02 de composição das penas frangos de corte em uma granja que apresentaram espaçamento na epiderme, penas frisadas e pouco desenvolvidas.
Ao observar a Tabela 2, indique qual pode ser a causa do mau empenamento nos frangos.
	Tabela 2. Composição médias das penas (%)
	Proteína Bruta
	90
	Aminoácidos totais 
	60
	Metionina 
	0.7
	Cistina 
	5.5
	Arginina 
	7.1
	Lisina 
	2.4
	Treonina 
	4.2
	Valina 
	6.5
	Magnésio 
	0.2
	Sódio 
	0.8
	Ferro 
	0.06
	Cobre 
	11 ppm
	Zinco 
	7.5 ppm
	Selênio
	0.7 ppm
Resposta:
Questão 3. A anemia, é causada por deficiência de nutrientes como minerais e vitaminas podendo ser consequência de patologia. Qual(is) principais nutrientes causam a palidez da mucosa identificadas nas imagens 2, em ovinos e na imagem 3, em leitões com 3 semanas de nascidos. Quais doenças comuns associadas em cada uma das situações?
Figura 2. Avaliação da mucosa em carneiro
https://www.milkpoint.com.br 
Figura 3. Mucosa pálida em leitão
Foto: Nelson Ferreira
Resposta:
Figura 2. Avaliação da mucosa em carneiro:
Figura 3. Mucosa pálida em leitão: Anemia Ferropriva
Questão 4. Uma vaca de leite após o parto se encontra prostrada e com níveis séricos de cortisol próximos de 20 mg/mL. Qual enfermidade está acometendo o animal e qual(is) causas nutricionais o animal ao apresentar a situação ilustrada na imagem abaixo?
 
Foto: UnivittáFigura SEQ Figura \* ARABIC 4. Bovino leiteiro
Resposta: 
Questão 5. Em uma fazenda, o funcionário observou o consumo de objetos estranhos ilustrado na figura abaixo. Identificar qual(is) nutrientes(is) causa esse comportamento no animal.
Figura 5. Bovino consumindo objeto
Resposta: Deficiências fósforo, sódio e cobalto.
Questão 6. Em uma propriedade com criação de bovinos e pequeno rebanho ovino, um técnico foi chamado para identificar um quadro de debilidade geral, incoordenação motora, mucosas pálidas e decúbito lateral em um carneiro. O proprietário tinha interesse em saber qual nutriente estava faltando na dieta, pois, todos os animais da propriedade estavam recebendo a mesma suplementação mineral. Qual situação identificado na situação abaixo?
Figura 6. Ovino apresentando debilidade
Resposta:
Questão 7. O processo patológico caracterizado pela presença de cálculos ou concreções no sistema urinário é denominado urolitíase. A doença torna-se importante clinicamente em ruminantes quando os cálculos causam obstrução do trato urinário, que normalmente ocorre na uretra (Radostits et al. 2000).
Qual fator nutricional pode estar causando urolitíase no ovino abaixo?
							
 Figura 7 . Ovino com urolitíase
Resposta: É um distúrbio metabólico de importância em machos jovens mantidos em confinamento, com pouca oferta de água, associada a dietas ricas em concentrados levando a um aporte excessivo de fósforo com desequilíbrio na relação Ca e P da dieta.
Referências
BARBI, J. H. T., ZAVIEZO, D. Síndrome do mau empenamento em frangos de corte. In: Simpósio Internacional de Ciências Aviárias, 4., 2000, Uberlândia. Anais... Uberlândia, MG: UFU, 2000. p. 49-65.
JAENISCH, F. R. F., BARBI, J. H., RIBEIRO, A. M. L. Mau empenamento. Avicultura Industrial, fev., p. 20–27, 2001.
RADOSTITS O.M., GAY C.C., BLOOD D.C. & HINCHCLIFF K.W. Clínica Veterinária: Um tratado de doenças dos bovinos, ovinos, suínos, caprinos e equinos. 9ª ed. W.B. Saunders, London, p.441-447, 2000.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando