Buscar

Economia Politica UNIASSELVI Prova 1

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Economia Política (SES48)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:650290) ( peso.:1,50)
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Nos estudos de Karl Marx, observamos a ênfase na necessidade de conhecimento da realidade social por parte dos trabalhadores. Ele acreditava na importância das concepções utópicas para que o processo revolucionário se convertesse em um movimento real. Esse conhecimento da realidade social remete à compreensão da organização da sociedade capitalista e das possibilidades de superação desse sistema social. Sobre a compreensão do capitalismo e o processo de superação da sociedade capitalista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Explicou a naturalidade da organização da sociedade capitalista.
(    ) O comunismo é o fim da história e o início de uma nova história.
(    ) O comunismo marca a história da humanidade emancipada.
(    ) Explicou consolidação, desenvolvimento e contradições da burguesia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	2.
	O período de transição do feudalismo para o capitalismo foi marcado por intensas mudanças sociais. Podemos destacar entre elas a expansão do comércio e as transformações na estrutura social. Esse processo, iniciado pela expansão dos mercados, levou à reorganização das hierarquias sociais e da divisão do trabalho. Considerando esse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Os artesãos passaram a se distanciar da agricultura, substituindo a propriedade da terra pelo salário.
II- O estabelecimento de um mercado permanente levou à elaboração de leis para o comércio.
III- As características presentes nas indústrias de domésticas passaram a integrar as indústrias de exportação.
IV- Nas relações de trabalho, o artesão oferecia ao capitalista matéria-prima e pagava por sua força de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	Os fisiocratas fazem parte de uma corrente do pensamento econômico elaborada na França do século XVIII. Para esses economistas, a terra era a única fonte de riqueza e o universo era regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais. Tendo em vista esse pressuposto, acreditavam que os problemas da economia francesa eram responsabilidade dos seus dirigentes, uma vez que eles não compreendiam a lei natural que ordenava as relações econômicas. Um dos principais expoentes dessa corrente é François Quesnay, que foi o primeiro a dividir a economia em setores e mostrar a sua inter-relação. Sobre a teoria econômica de Quesnay, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O pressuposto central defendido por Quesnay era que se deixasse atuar a livre concorrência que os agentes encontrariam o equilíbrio através de uma "mão invisível".
	 b)
	As teorias elaboradas por Quesnay e pelos fisiocratas seguiram os pressupostos defendidos pelos mercantilistas.
	 c)
	A sociedade deveria ser estruturada, com a finalidade de refletir o que chamavam de lei natural através do modelo elaborado por Quesnay.
	 d)
	Quesnay sustentava que o valor de uma determinada mercadoria dependia do trabalho nela incorporado e preços proporcionais ao trabalho.
	4.
	Segundo o pensamento de Karl Marx, há duas divisões do trabalho inteiramente diversas: primeiro, existe a divisão social do trabalho, entendida como o sistema complexo de todas as formas úteis diferentes de trabalho e, segundo, há a divisão de trabalho entre trabalhadores, cada um dos quais executa uma operação parcial de um conjunto de operações que são, todas, executadas simultaneamente, cujo resultado é o produto social do trabalho coletivo. Baseado nesses pressupostos teóricos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A divisão social do trabalho é uma condição necessária para a produção de mercadorias.
(    ) A divisão do trabalho no seio da produção capitalista pressupõe a distribuição dos meios de produção, do capital e do lucro, como princípio motivacional, por isso existe a divisão social dos lucros nas empresas.
(    ) A divisão do trabalho na produção é planejada, regulada e supervisionada pelo capitalista.
(    ) De acordo com as análises de Karl Marx, a divisão social do trabalho revela duas classes sociais que se contrapõem.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	Thomas Malthus ficou conhecido por elaborar argumentos em defesa dos ricos, tanto que sua teoria da população foi utilizada para defender essa classe. Em suas obras, defendeu os proprietários de terra na luta com os capitalistas. Para compreender sua teoria é fundamental atentar-se para o contexto histórico e social marcado pelas transformações decorrentes da Revolução Industrial. Considerando esse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Neste momento, em que os pobres estavam nas piores condições possíveis, a classe média e rica estava com capital excedente, o qual utilizava para investir.
(    ) A classe social que sempre arcou com os custos sociais necessários à industrialização foi a classe dos proprietários de terra.
(    ) No novo sistema fabril, em que a única relação era de troca entre trabalho e salário, os trabalhadores foram perdendo o acesso aos meios de produção.
(    ) Os capitalistas e proprietários de terra foram reduzidos a meros vendedores da força de trabalho nas fábricas e no comércio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	6.
	A teoria de Karl Marx demonstra como a riqueza das sociedades é resultado de uma coleção de mercadorias. Sua produção leva às contradições que são objeto de análise das teorias marxistas. Para explicar como se constituem e se reproduzem essas contradições sociais, Marx fez uso do conceito de classe social. Procurou demonstrar como a relação de conflito entre a burguesia e o proletariado se estabelece na medida em que os capitalistas visam maximizar os lucros no processo produtivo e, para tanto, exploram a mão de obra dos trabalhadores. Considerando esse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Para Marx, a alternativa para superar as contradições sociais estava na livre concorrência, em que os agentes encontrariam o equilíbrio através de uma "mão invisível".
II- O trabalho abstrato desconsidera as particularidades de processos específicos e, por essa razão, produz valor de uso.
III- O valor de troca se refere à quantidade de valores de uso de uma mercadoria em relação a outra mercadoria.
IV- O valor de uso corresponde a uma relação de trabalho que muda constantemente no tempo e no espaço.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	7.
	O estudo da oferta e da demanda de um determinado produto é denominado de microeconomia, ou seja, quando um produto e o consumidor são analisados individualmente. Quando temos pouca procura por um determinado produto, consideramos que há pouca demanda. Com relação a estes conceitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O preço de um determinado produto pode incentivar ou não a sua procura.
(    ) O valor de uso também é outro fator que interfere na procura de um produto.
(    ) A demanda por um produto aumenta quando o seu valor financeiro diminui.
(    ) A substituição de um produto não altera o preço do produto substituído.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F- V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	8.
	A teoria do valor-trabalho e as teorias das vantagens comparativas foram elaborados pelo economista David Ricardo para explicar os custos produtivos e as questões de comércio internacional, respectivamente. Com essas análises, demonstrou que os conflitos de classe da época eram marcados pela oposição de interesses entre capitalistas e a classe operária, em um cenário com salários em elevação, no qual os lucros tendem a cair. Partindo desse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O valor de uma determinada mercadoria dependia do trabalho nela incorporado. As mercadorias sempre teriam preços proporcionais ao trabalho nelas incorporado.
(    ) O comércio internacional é impulsionado pela diferença da produtividade da mão de obra, pois as vantagens comparativas determinam o padrão de produção.
(    ) Sua preocupação era com relação à luta entre os proprietários de terras e os capitalistas, defendendo sempre os interesses da classe dos proprietários de terras.
(    ) A teoria do valor-trabalho depende de um cenário no qual a proporção capital e trabalho é a mesma em todas as fábricas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	9.
	No sistema capitalista, a relação entre proprietários dos meios de produção e trabalhadores que vendem sua força de trabalho é profunda, pois o primeiro precisa do segundo para aumentar seu capital e o segundo depende do primeiro para sobreviver. Sobre essa relação, analise as seguintes sentenças:
I- A mais valia obtida é o resultado do trabalho não pago ao trabalhador que o realizou.
II- Os vendedores e os compradores da força de trabalho têm uma relação de exploração.
III- A luta de classes é resultado da ganância indevida do proletariado insatisfeito.
IV- O capitalismo trava uma luta que impacta exclusivamente no âmbito econômico da sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	10.
	A lei da oferta estabelece a relação entre a demanda de um produto, a procura e a quantidade que é oferecida. A partir dela, é possível descrever o procedimento predominante dos consumidores na obtenção de bens e serviços, em função de quantidades e preços. No que se refere à lei da oferta, analise as sentenças a seguir:
I- É a quantidade de mercadoria que os vendedores oferecem de acordo com cada preço estipulado.
II- A quantidade ofertada de um produto aumenta à medida que o produto fica com o preço estabilizado.
III- A quantidade ofertada de um produto tem seu aumento à medida que o seu preço aumenta.
IV- É a quantidade de mercadoria oferecida com o aumento dos preços.
                                                                                                                                                
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando