Buscar

Teste de Conhecimento - Aula 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Por opinião pública se define "todo fenômeno que, tendo origem em um processo de discussão coletiva e que se refira a um tema de relevância pública (ainda que não diga respeito a toda sociedade), esteja sendo expresso publicamente". Por quem essa expressão é feita?
		
	
	Por computadores ou máquinas digitais
	
	Somente por manifestações coletivas
	
	Por redes sociais
	 
	Por sujeitos individuais em situações diversas ou em manifestações coletivas
	
	Por jornalistas somente
	Respondido em 02/06/2020 09:55:43
	
Explicação: Segundo Figueiredo e Cervellini (¿Contribuições para o conceito de opinião pública¿, 1995), opinião Pública pode ser definida como ¿todo fenômeno que, tendo origem em um processo de discussão coletiva e que se refira a um tema de relevância pública (ainda que não diga respeito a toda sociedade), esteja sendo expresso publicamente, seja por sujeitos individuais em situações diversas, seja em manifestações coletivas¿
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Opinião pública é a pública expressão de consenso e de dissenso com respeito às instituições, transmitida através da imprensa, do rádio, da televisão etc. Que razão decore disso?
		
	 
	Cobertura midiática e a opinião pública estão relacionadas fortemente
	
	Os meios e comunicação não fazem parte dessa razão.
	
	A mídia não influencia nas decisões referentes a opinião
	
	A opinião pública não tem reflexos no mundo dos media
	
	Tecnologias de ponta e opinião pública são indispensáveis
	Respondido em 02/06/2020 09:56:11
	
Explicação: Opinião Pública pode ser definida como todo" fenômeno que, tendo origem em um processo de discussão coletiva e que se refira a um tema de relevância pública". Desta forma, opinião pública é a pública expressão de consenso e de dissenso com respeito às instituições, transmitida através da imprensa, do rádio, da televisão etc. É por essa razão que a cobertura midiática e a opinião pública estão fortemente relacionadas.   
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A grande vinculação da opinião pública com a pesquisa de opinião, já que esta ultima refere-se aos aspectos mais visíveis e discutidos da opinião pública, tornando-se mais interessante, mas certamente não colabora para conceituar um fenômeno que é anterior à realização das pesquisas. Marque a assertiva:
		
	
	a pesquisa de opinião pode até resultar de uma necessidade especifica, mas seus resultados na maioria das vezes são iguais ao da opinião públicas.
	
	a opinião pública e pesquisa de opinião, praticamente são as mesmas coisas, em decorrência das duas ser publica.
	
	a opinião pública decorre da pesquisa de opinião, em virtude de seus efeitos.
	
	a opinião pública e a pesquisa publica se completam, pois ambas se condicionam na sua essência.
	 
	a opinião publica antecede a pesquisa de opinião, pois seus efeitos iniciam a possibilidade da mesma.
	Respondido em 02/06/2020 09:56:57
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Leia o parágrafo abaixo e escolha a opção que permite compreender a dinâmica entre mídia, opinião pública e democracia no Brasil. "A maioria dos brasileiros nos últimos anos, sem desertar de suas convicções democráticas, mas em razão mesmo delas, já construíram amplamente um diagnóstico crítico do modo de funcionamento do atual sistema político no Brasil e anseiam por reformas políticas. Há muitas evidências de que já está se firmando em um número cada vez maior de brasileiros a consciência de que também o sistema de comunicações de massas, privatizado, altamente concentrado e oligopolizado, não serve à democracia do país e precisa ser regulado a partir de princípios republicanos e pluralistas." (AMORIM, Ana Paola; LIMA, Venício; GUIMARÃES, Juarez (org.) Em defesa de uma opinião pública democrática: Conceitos, entraves e desafios. São Paulo: Editora Paulus, 2014.)
		
	
	A opinião pública independe da produção midiática porque os indivíduos numa sociedade democrática são livres e autônomos nas suas escolhas.
	
	A concentração de mídia é benéfica pois mantém a sociedade coesa em defesa dos mesmos interesses, do mesmo projeto de democracia plural.
	 
	A opinião pública condiciona e é condicionada pela comunicação midiática. Se existe concentração de mídia, existe controle da opinião, da liberdade de expressão e, portanto, prejuízo para a democracia.
	
	Se vivemos numa democracia a mídia funciona, automaticamente, de forma a informar de forma plural, ampla e em benefício da própria democracia, independentemente da concentração da mídia na mão de poucas empresas de comunicação.
	
	Só existe possibilidade de mudança política se a ordem prevalecer sobre a liberdade de opinião, de comunicação e de escolha. A democracia é um regime de distorções.
	Respondido em 02/06/2020 09:57:44
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto abaixo e escolha a opção que traduz um dos ganhos sociais em relação à luta contra os interesses das grandes corporações do setor de telecomunicações: O Marco Civil da Internet foi apontado como referência mundial para as legislações que devem tratar da rede mundial dos computadores, durante o NetMundial ¿ Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet, que reuniu governos, empresas, especialistas e ativistas em discussões sobre o futuro da rede. Os princípios da lei ¿ especialmente a garantia da neutralidade de rede, da liberdade de expressão e da privacidade dos usuários ¿ foram estabelecidos para manter o caráter aberto da internet. A neutralidade de rede prevê que o tráfego de qualquer dado deve ser feito com a mesma qualidade e velocidade, sem discriminação, sejam dados, vídeos, etc. Se essa neutralidade não fosse garantida, a internet poderia funcionar como uma TV a cabo: os cidadãos pagariam determinado valor para acessar redes sociais e outro para acessar redes e vídeos, por exemplo. (http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2014/04/entenda-o-marco-civil-da-internet
		
	
	Participação do Brasil no cenário global
	
	Aprimoramento da educação digital
	
	Desenvolvimento tecnológico
	 
	Democratização do acesso à mídia
	
	Eliminação de conteúdos ideológicos na Web
	Respondido em 02/06/2020 10:00:03
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A partir da definição de opinião pública, podemos observar, a seguir, quatro aspectos relevantes à discussão. Qual não faz parte dessa relevância?
		
	
	O tema de discussão deve ter relevância pública e social.
	
	Para a opinião pública se constituir há a necessidade de uma expressão púbica da opinião como pré-requisito para o debate.
	
	A opinião pública deve ser originária do debate público ou de um processo democrático de discussão coletiva.
	
	A opinião pública deve corresponder à opinião de um grupo de pessoas que tenha característica em comum.
	 
	A opinião púbica sempre depende das novas mídias
	Respondido em 02/06/2020 10:00:42
	
Explicação: Opinião pública e movimentos sociais precedem lado a lado e se condicionam reciprocamente. Sem opinião pública, a esfera da sociedade civil está destinada a perder a própria função e, finalmente, desaparecer. Dos itens listados somente a relação com as novas mídias escapa da relevância da compreensão do conceito de opinião pública
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Leia o trecho da entrevista, abaixo, e escolha a opção que explica corretamente a relação entre comunicação, opinião pública e democracia.
 
 
Sempre se convencionou a chamar o brasileiro médio de "alienado" em matéria de política. As redes sociais estão mudando essa compreensão? Wilson Gomes - Talvez, estejam demonstrando que a tese estava errada. Os brasileiros adoram falar de política, opinar. Não importa o valor dessa opinião, o quão fundada ela é ou em quanta informação ela se embasa. Mas algumas distinções têm de ser feitas nesse caso. A primeira é sobre de que política se fala. Boa parte das pessoas fala do jogo político, de maneira superficial, mas se interessa menos pela política comumque se trava no Legislativo e no Executivo, a não ser quando existe uma questão de polarização, como neste momento. Mas outras questões políticas relacionadas a violações de direitos, preconceitos, opressões estruturais, violência do Estado e policial, questões ambientais, são todas políticas. E elas estão amplamente representadas nesses ambientes digitais. As novas agendas políticas são completamente presentes nesse ambiente e discutidas à exaustão. JC - Isso ajuda para que as pessoas saiam um pouco da sua "bolha" doméstica e comecem a atentar para questões que norteiam a sociedade de uma maneira geral? Gomes - Acho que sim. Um tema, como as viagens do Aécio Neves, que é levantado pelo jornal - pois poucas pessoas leem jornal impresso - é retirado e levado para as mídias sociais, e o sujeito que está no escritório, tomando seu café, que pode até estar sem tempo para conversar sobre isso, tem uma janela para receber e trocar conteúdo. Ele interage sobre isso, consegue produzir um juízo de valor, comentar, defender, ou apresentar um outro argumento tirado de algum outro lugar e, de alguma maneira, contribui para a avalanche de discussão. Essas janelas de discussão nos permitem essas saídas e entradas. Temos canais novos. De fato, a possibilidade de estar mais em contato com os outros, com o mundo, os problemas sociais e a cobertura da mídia é muito maior.
Fonte: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2015/09/politica/458472-politicos-estao-perdendo-oportunidades-fora-das-redes-avalia-gomes.html
		
	
	A internet é um meio de comunicação que permite que o sujeito potencialize sua capacidade de compra, que facilita a formação das comunidades por interesse e a liberdade de escolha, a livre expressão da opinião e dos gostos individuais.
	
	A internet promoveu o intercâmbio de conhecimento, de informação, de arquivos de todos os tipos e naturezas, ampliando a troca cultural sem fronteiras e promovendo encontros.
	
	A internet possibilita acesso ao conhecimento, desenvolve a inteligência, permite saber o que acontece no mundo, encontrar lugares, produtos e pessoas.
	
	A internet permite um novo ambiente de educação, negócios, novas sociabilidades, e a busca de produtos culturais de todos os lugares do mundo e de todos os tempos.
	 
	A internet permite a intensa circulação da informação, o debate amplo e múltiplo dos temas sociais e políticos relevantes, aspectos básicos para a construção de uma sociedade de democracia plena.
	Respondido em 02/06/2020 10:01:35
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A expressão opinião pública faz parte do conjunto de conceitos considerados clássicos por algumas áreas, por exemplo, na Ciência Política, estudada por pensadores como:
		
	
	Locke, Santo Agostinho, Kant, Bordenave, Bentham, entre outros;
	
	Rousseau, Santo agostinho, Adorno, Burke, Kant, entre outros.
	 
	Locke, Rousseau, Kant, Burke, Bentham, entre outros;
	
	Maquiavel, Adorno, Rousseau, Kant, Burke, Bentham, entre outros;
	
	Platão, Rousseau, Kant, Burke, Bentham, entre outros;

Outros materiais