Buscar

Parada prática 1 - Direito trabalhista e defesa do consumidor 100%

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questionário
Parte superior do formulário
Pergunta 1 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia atentamente o trecho a seguir.
"A prática do Assédio Moral é visto [sic] como um problema de saúde pública e um dos novos riscos no mundo do trabalho – devido ao alto índice de suicídios – uma preocupação presente em todas as áreas e que mobiliza gestores de empresas públicas e privadas.
Como acontece o assédio moral
A prática é reconhecida por diversos órgãos como a Organização Mundial de Saúde (OMS) que a define como 'o uso deliberado de força e poder contra uma pessoa, grupo ou comunidade que causa danos físicos, mentais e morais através de poder ou força psicológica gerando uma atitude discriminatória e humilhante'.
Em sua maioria, impera em um ambiente de excessiva competitividade, sustentados por relações hierárquicas assimétricas e desiguais, que gera rivalidade entre os funcionários. 'O assédio ocorre independente do sexo, idade, cor e cargo. Qualquer pessoa pode ser vitimizada', afirma a médica da USP [Universidade de São Paulo, drª. Margarida Barreto]". 
ASSÉDIO moral: violência contra o trabalhador. Sindicado dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sinfarmig), s.d. Disponível em: <www.sinfarmig.org.br/not%C3%ADcias/547-ass%C3%A9dio-moral-viol%C3%AAncia-contra-o-trabalhador.html>. Acesso em: 02/05/2016.
 
É grande a preocupação dos legisladores, dos órgãos de direitos humanos, dos profissionais do direito e da saúde em relação a identificação, prevenção e repressão do assédio moral. Sobre essa prática, podemos afirmar que:
Opções de pergunta 1:
	
		a) 
	assédio moral e assédio sexual têm o mesmo significado.
	
		b) 
	caracteriza-se por condutas abusivas praticadas repetidamente contra os empregados, ferindo sua dignidade e integridade física ou psíquica.
	
		c) 
	as práticas abusivas não precisam ocorrer repetidas vezes nem por um período prolongado para que se caracterizem como assédio moral.
	
		d) 
	sendo psicológico e de cunho social, pode se caracterizar por um ambiente mal iluminado, sujo e pequeno, mesmo que seja utilizado por todos os colaboradores.
	
		e) 
	pode ser caracterizado por uma simples humilhação pontual ou discussão acalorada.
Pergunta 2 (0.2 pontos)
 
A Constituição Federal de 1988 previu que os trabalhadores receberiam participação nos lucros e resultados (PLR) e que esta não estaria vinculada à remuneração. Ou seja, ela não reflete nas verbas trabalhistas. No texto constitucional, a novidade foi justamente estabelecer a desvinculação da PLR da remuneração.
Dispõe o artigo 7º., inciso XI, que os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais incluem "participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei".
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 18/01/2016.
 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo do texto-base, assinale a alternativa que apresenta corretamente um aspecto da PLR, considerando o que prevê a legislação trabalhista.
Opções de pergunta 2:
	
		a) 
	A PLR é paga de qualquer forma, havendo ou não resultados positivos da empresa.
	
		b) 
	O pagamento de PLR está condicionado à obtenção de resultados positivos (lucro).
	
		c) 
	A PLR pode ser imposta por dissídio coletivo.
	
		d) 
	São devidos o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o valor relativo ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre a PLR, pois ela possui natureza salarial.
	
		e) 
	A PLR serve de base para o cálculo de outros encargos trabalhistas, como férias, 13º. salário etc.
Pergunta 3 (0.2 pontos)
 
Leia atentamente o trecho a seguir:
"A responsabilidade social empresarial é apontada como um fenômeno que está obrigando as empresas a repensar seu papel e a forma de conduzir seus negócios; ela não se resume ao financiamento de projetos sociais no entorno imediato de empresa. Trata-se de uma atitude global, socialmente responsável e ética em todas as relações, seja com a comunidade, os trabalhadores, fornecedores, clientes, governo e meio ambiente".
ROCHA, F. Cidadania empresarial: um caminho sem volta. ResponsabilidadeSocial.com, ed. 4, maio 2003. Disponível em: <www.responsabilidadesocial.com/artigo/cidadania-empresarial-um-caminho-sem-volta>. Acesso em: 02/05/2016.
 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo trabalhado pelo texto-base, analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que descrevem corretamente aspectos da responsabilidade socioambiental.
 
I. A definição da missão e dos valores da empresa, considerando o meio ambiente interno e externo, é uma ação de responsabilidade socioambiental.
II. A responsabilidade socioambiental é um gesto de caridade, destinado aos mais pobres.
III. A responsabilidade socioambiental representa desafios éticos para os diversos aspectos do negócio.
IV. A responsabilidade socioambiental inclui o cuidado com as pessoas e com a sustentabilidade, relacionada ao aproveitamento de recursos.
 
Estão corretas:
Opções de pergunta 3:
	
		a) 
	somente as afirmativas II e IV.
	
		b) 
	somente as afirmativas I, II e III.
	
		c) 
	somente as afirmativas I, III e IV.
	
		d) 
	somente as afirmativas III e IV.
	
		e) 
	somente as afirmativas I e II.
Pergunta 4 (0.2 pontos)
 
Leia atentamente o excerto a seguir:
"O trabalhador eventual vai ser aquela pessoa que trabalha de vez em quando para o mesmo tomador de serviços, ao contrário do empregado, que trabalha habitualmente.  [...] O avulso é uma espécie de trabalhador eventual, pois presta serviços esporádicos ao mesmo tomador de serviços. Distingue-se, porém, o avulso do trabalhador eventual, pois o primeiro tem todos os direitos previstos na legislação trabalhista, enquanto o eventual só tem direito ao preço avençado no contrato e à multa pelo inadimplemento do pacto, quando for o caso. O avulso é arregimentado pelo sindicato, enquanto o eventual não tem essa característica". 
MARTINS, S. P. Direito do Trabalho. São Paulo: Atlas, 2013, p.177.
                                                                                                     
Com relação ao tema de trabalhadores eventuais e avulsos e o empregado com vínculo empregatício, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O trabalhador avulso presta serviços de duração curta para diversos tomadores, sob intermédio da entidade ou sindicato com a qual mantém vínculo de emprego nos termos previstos na legislação.
II. Uma relação de emprego diz respeito à prestação de serviços não eventuais e pessoais a um empregador, ao qual o trabalhador está subordinado por meio do salário.
III. O trabalho prestado ocasionalmente é considerado eventual. O trabalhador normalmente atua em atividades que não fazem parte dos objetivos sociais da empresa, que o contrata, em geral, para a realização de um evento específico.     
IV. A sindicalização do trabalhador avulso não é obrigatória. Ele presta serviços para vários empregadores e mantém vínculo empregatício com o órgão gestor de mão de obra ou com o sindicato, quando é filiado.
      
Estão corretas:
Opções de pergunta 4:
	
		a) 
	Somente as afirmativas II e IV.
	
		b) 
	Somente as afirmativas III e IV.
	
		c) 
	Somente as afirmativas I e II.
	
		d) 
	Somente as afirmativas I e IV.
	
		e) 
	Somente as afirmativas II e III.
Pergunta 5 (0.2 pontos)
 
Salvo
Os artigos 2.º e 3.º da CLT auxiliam na compreensão do vínculo trabalhista e dos conceitos de empregado e empregador:
"Art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
§ 1º - Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os profissionais liberais, as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitirem
trabalhadores como empregados.
[ ...] 
Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário".  
BRASIL. Decreto-Lei n. 5.452, de 1.º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452.htm>. Acesso em: 18/01/2016.
 
Com relação aos requisitos para configuração do vínculo trabalhista, analise as afirmativas abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
 
I. (  ) O vínculo empregatício (pessoalidade, subordinação etc.) existe mesmo diante da inexistência de um dos requisitos previstos nos artigos 2.º e 3.º da CLT.
II. (  ) A anotação do registro na carteira de trabalho do empregado é requisito essencial para o reconhecimento do vínculo trabalhista.
III. (  ) Os trabalhos intelectual, técnico e manual são indistintos perante a lei.
IV. (  ) Não é permitido ao empregado acumular mais de um emprego, o que acarreta a descaracterização da relação empregatícia.
V. (  ) É considerado empregado a pessoa física que prestar serviços a empregador com pessoalidade, continuidade, onerosidade e subordinação.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 5:
	
		a) 
	F, F, V, F, V.
	
		b) 
	V, V, F, F, F.
	
		c) 
	F, V, F, V, F.
	
		d) 
	V, F, V, F, F.
	
		e) 
	V, F, V, F, V.
Enviar Questionário2 de 5 perguntas salvas
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando