Buscar

Exercícios eventos subsequentes_gab

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)Determinada entidade  teve  suas  demonstrações  contábeis  referentes ao ano de 2013 auditadas. Estas foram publicadas em  05 de março de 2014. Em 10 de  fevereiro,  a entidade  comprou  uma  concorrente  por  um  valor  material.  Os  contadores  desta  entidade decidiram apresentar a  informação em nota explicativa  como eventos subsequentes.  
Nesse caso, o auditor deve
a) Verificar  os  documentos  da  transação  e  concordar  com  a  divulgação em nota explicativa.
b) Não concordar com o posicionamento da entidade e indicar a  contabilização da  compra em  suas demonstrações  contábeis  de 2013.
c) Apresentar  uma  ressalva  em  seu  relatório,  considerando  a  materialidade da compra.
d) Apresentar  uma  ênfase  em  seu  relatório,  considerando  a  materialidade da compra
e) Recomendar  a  retirada  da  nota  explicativa  já  que  o  fato  aconteceu após 31/12/2013.
2) Os eventos subsequentes podem ser passíveis de ajustes por meio de registro contábil ou apenas divulgação. Nesse contexto,um exemplo de evento que vai requerer ajuste nas demonstrações contábeis que estão sendo encerradas é:
a) Reorganizações societárias após a data do balanço
b) Pagamento ou conhecimento de uma decisão definitiva,após a data do balanço, relacionado a um processo judicial,confirmando que a entidade já tinha uma obrigação presente na data do balanço.
c) Anúncio ou início de uma reestruturação importante.
d) Transações importantes ou potenciais, envolvendo ações ordinárias após a data do balanço que possam impactar significativamente as demonstrações contábeis.
Em relação a eventos subsequentes, de acordo com a NBC TA 560, é correto afirmar que:
a) A aprovação final das demonstrações contábeis pelos acionistas é condição necessária, embora não suficiente, para o auditor independente concluir que foi obtida evidência de auditoria apropriada e suficiente para servir de base à sua opinião sobre as demonstrações contábeis.
b) Segundo a referida norma, a data do relatório do auditor independente pode ser anterior à data de aprovação das demonstrações contábeis, desde que a administração ou os responsáveis pela governança corporativa da entidade não se oponham
c) Caso a administração tenha divulgado as demonstrações contábeis apesar da notificação do auditor independente para que não o fizesse devido à existência de eventos subsequentes significativos, não é considerado apropriado pela norma que o auditor busque assessoria legal para a adoção de medidas a serem tomadas em função de seus direitos e das suas obrigações legais
d) O auditor independente deve solicitar à administração e, quando apropriado, aos responsáveis pela governança, uma representação formal de que todos os eventos subsequentes à data das demonstrações contábeis, que requerem ajuste ou divulgação, foram ajustados ou divulgados.
e) Se eventos subsequentes que podem alterar seu relatório chegarem ao conhecimento do auditor independente após a data do seu relatório, ele está dispensado, segundo a referida norma, de efetuar qualquer procedimento adicional de auditoria, mesmo que as demonstrações contábeis ainda não tenham sido divulgadas.
Assinale a alternativa que apresenta o momento em que ocorrem os eventos subsequentes.
a) Entre a data da publicação das demonstrações contábeis e a data do relatório do auditor independente se os fatos chegaram ao conhecimento do auditor independente após a data do seu relatório.
b) Entre a data do relatório do auditor independente e a publicação das demonstrações contábeis se os fatos chegaram ao conhecimento do auditor independente antes da data do seu relatório.
c) Após a data em que o relatório do auditor independente e as demonstrações contábeis auditadas estão disponibilizadas para terceiros.
d) Até a data do relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis.
e) Após a aprovação das demonstrações contábeis pelo conselho de administração.
Contém um tipo de evento subsequente à data do balanço que NÃO demanda ajustes:
a) a obtenção de informação indicando que um ativo estava alterado na data do Balanço.
b) pagamento ou divulgação de uma decisão definitiva relacionada a um processo judicial.
c) a falência ou concordata de um cliente.
d) venda de estoques com prejuízo.
e) destruição por incêndio de uma instalação de produção importante, e o valor da cobertura do seguro existente.

Outros materiais