Buscar

Homeostase: Equilíbrio Corporal

Prévia do material em texto

Homeostase
Nosso corpo é como uma máquina que trabalha sem parar. Para manter esse funcionamento em perfeito equilíbrio, mesmo com todas variações que o meio externo expõe nosso organismo, é necessária a homeostase. 
Este é o nome dado para o processo que nosso corpo utiliza para se manter em equilíbrio. A homeostase acontece em conjunto com o sistema nervoso e endócrino, que são os sistemas responsáveis pela regulação e coordenação das funções corporais e por garantir, respectivamente, trânsito de informações e secreção de mensageiros químicos.
 O sistema nervoso detecta os desequilíbrios no corpo e, por meio de impulsos nervosos, envia mensagens aos órgãos apropriados, combatendo o estresse de forma muito rápida. As glândulas endócrinas produzem e liberam mensageiros químicos na corrente sanguínea, chamados de hormônios, que regulam o funcionamento de muitos órgãos e estruturas do corpo, porém de forma lenta.
Os órgãos relacionados a estes sistemas são:
· Glândulas endócrinas: controlam os níveis de hormônios no sangue;
· Hipotálamo: recebe informações do cérebro, sistema nervoso e endócrino, sendo que a integração de todos estes sinais torna possível o controle da termorregulação, o equilíbrio de energia e a regulação dos fluidos corporais.
Podemos citar exemplos nos quais esses sistemas agem contribuindo para a homeostase:
· A insulina (que é um hormônio) age na redução dos níveis de glicose, quando ele está muito alto. 
· No caso de aumento de temperatura do corpo, as glândulas sudoríparas são estimuladas a liberar mais suor, pois recebem o comando dos impulsos nervosos, dessa forma, o corpo é “esfriado”.
Fatores que podem afetar nossa homeostase: temperatura, salinidade, pH, concentrações de nutrientes, como a glicose, de gases como o oxigênio e de resíduos, como o dióxido de carbono e a ureia.
Quando ocorre alguma alteração, nosso corpo sofre com o mal funcionamento de alguns sistemas, que se não for restabelecido pode levar ao óbito do indivíduo.
Portanto, para um bom funcionamento do nosso corpo, todos nossos sistemas precisam estar em sincronia, pois caso seja necessário agir para combater o desiquilibro, que esta ação seja de forma rápida e eficiente.
REFERÊNCIAS
AFH.BIO, Sistema Nervoso. Disponível em: 
https://afh.bio.br/sistemas/nervoso/1.php
PORTAL DA EDUCAÇÃO, Sistema Nervoso Autônomo e Homeostase. Disponível em: 
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/sistema-nervoso-autonomo-sna-e-homeostase/45142
MUNDO DA EDUCAÇÃO, Homeostase. Disponível em:
 https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/homeostase.htm

Continue navegando