Buscar

Avaliação 1 empreendedorismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Empreendedorismo (ADM63)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:650258) ( peso.:1,50)
	Prova:
	26365681
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Em organizações que praticam o empreendedorismo, os colaboradores produzem suas atividades e funções em conjunto. O clima entre os colaboradores é de cooperação e interdependência, com apoio da estrutura organizacional, que propõe adequar todas as equipes de trabalho no topo da organização, sendo ligadas diretamente aos negócios. Com relação às principais características da organização empreendedora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os planos pessoais e os da organização são bem diferenciados, com espaço para o protagonismo de seus colaboradores, os quais permitem que as escolhas e os sonhos individuais sejam colocados num plano individual de construção de algo maior.
	 b)
	A comunicação é confusa e em fluxo constante para todos os níveis.
	 c)
	A gestão de pessoas é centralizada e procura assegurar as melhores condições para o surgimento de apenas um líder.
	 d)
	A problemática é identificada como parte do aprendizado, de maneira favorável à inovação e à busca constante de novas oportunidades, no campo dos negócios da organização.
	2.
	Com relação à tomada de decisão, Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram alguns princípios, entre eles a adaptabilidade cognitiva. Esse princípio se refere à adaptação dos empreendedores e seu engajamento com o processo de decisão e mudanças. Sobre o princípio da adaptabilidade, analise as sentenças a seguir:
I- Está relacionado à consciência metacognitiva de um empreendedor no que se refere à possibilidade de ele refletir, entender e controlar o pensamento e a aprendizagem de alguém.
II- Refere-se à incapacidade financeira da empresa em atrair novos financiamentos de dívidas ou do patrimônio líquido.
III- Neste princípio, os empreendedores tratam imprevistos como uma oportunidade de transformá-los em algo importante ou lucrativo.
IV- Este princípio ajudará os empreendedores na maioria das novas atividades, mas particularmente ao buscar empreender e gerenciar uma empresa em um ambiente de incerteza.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	3.
	Muito se fala sobre o tema empreendedorismo, porém nem tudo o que ouvimos ou lemos pode ser verdade. Existem alguns aspectos que pesquisadores classificam como mitos sobre o empreendedor. Sobre os mitos ou verdades do empreendedorismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Empreendedores já nascem prontos para o sucesso, é um mito.
(    ) Empreendedores assumem riscos altíssimos e desnecessários, é uma realidade.
(    ) Empreendedores trabalham sozinhos e não trabalham em equipe, é uma verdade.
(    ) Empreendedores de sucesso acumulam habilidades, contatos e experiências com o passar do tempo, é uma verdade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	4.
	Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentam as diferenças da administração empreendedora da tradicional em oito dimensões: orientação estratégica, comprometimento com a oportunidade, comprometimento de recursos, controle de recursos, estrutura administrativa, filosofia de recompensas, orientação para o crescimento e cultura empreendedora. Sobre essas oito dimensões, analise as sentenças a seguir:
I- Quanto à dimensão estratégia, o empreendedor é orientado pela percepção da oportunidade.
II- Quanto à dimensão controle de recursos, o empreendedor foca na posse ou emprego de recursos necessários.
III- Quanto à dimensão da estrutura administrativa, o empreendedor foca em uma estrutura simples, com várias redes informais.
IV- Quanto à dimensão de orientação para o crescimento, o empreendedor foca em um crescimento seguro, lento e firme.
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	Saras Sarasvathy, professora da Universidade de Virgínia (EUA) realizou uma ampla pesquisa com 30 fundadores de companhias de tamanhos e de indústrias variadas em 17 estados nos Estados Unidos para tentar entender os processos por trás da resolução de problemas e da transformação de ideias, chegando a princípios baseados numa lógica de racionalidade que ela chamou de raciocínio effectuation ou efetuação em português. Sobre o princípio da efetuação no empreendedorismo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O processo de efetuação, significa que os empreendedores fazem uso do que têm (o que conhecem, o que são, e quem conhecem) e escolhem os possíveis resultados.
PORQUE
II- Os empreendedores sempre esmiúçam um problema de modo a visualizar o resultado e se concentrar nos meios para alcançá-lo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://startupsorocaba.com/effectuation-o-que-e-e-por-que-aplicar-em-minha-startup/>. Acesso em: 5 jul. 2018.
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	6.
	Hashimoto (2006), a partir da evolução da abordagem de Peter Drucker, propõe um complemento aos enfoques e ao desenvolvimento do empreendedorismo. Ele traz a inovação, o risco e a autonomia como contribuições ao empreendedorismo. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
	 a)
	O empreendedor não possui autonomia para definir objetivos, recursos ou escolher estratégias.
	 b)
	Somente quem desenvolve a inovação pode ser considerado empreendedor.
	 c)
	O empreendedor deve criar novo método, um novo mercado, novas alternativas de materiais e a promoção de mudanças estruturais nas organizações.
	 d)
	A definição de risco está associada à questão de não conseguir calcular a probabilidade de erro.
	7.
	Os empreendedores são percebidos como indivíduos importantes para o setor econômico e o desenvolvimento social de uma região. Assim, para que um empreendedor tenha sucesso é primordial possuir algumas competências. O empreendedor precisa ter as definições do tão famoso "CHA". Sobre o significado desta sigla e como pode ser definida, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A habilidade, neste caso, está relacionada à ação, à proatividade e a ter iniciativa.
	 b)
	Com relação à atitude, é correto afirmar que está associada ao aprendizado teórico.
	 c)
	O "C" do CHA é definido como competência, o "H" como habilidade e o "A" como aprimoramento.
	 d)
	O conhecimento pode ser considerado o saber adquirido na escola, no dia a dia quando aprendeu a escrever, até o final de uma graduação, é um conhecimento contínuo. Essas competências são técnicas.
	8.
	O conceito de empreendedorismo sofreu uma evolução histórica. Com isso surgiram várias escolas, como a bibliográfica, a clássica, entre outras. O que caracteriza a escola da liderança?
	 a)
	Marcado pelo trabalho realizado sozinho e não em equipe.
	 b)
	Estuda a vida e a história de grandes empreendedores, mostrando os traços que são inatos, pois aceita que se nasce empreendedor.
c)
	O empreendedor é quem motiva e mobiliza as pessoas em torno do objetivo.
	 d)
	Estuda os empreendedores a partir de características comportamentais e de personalidade.
	9.
	No Brasil, o movimento do empreendedorismo teve maior força a partir da década de 90, pois antes se ouvia muito pouco a respeito. O Sebrae se tornou referência no assunto no Brasil, dando apoio às empresas menores e qualificação aos empreendedores. A partir do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O foco do Sebrae está em contribuir com grandes empresas.
	 b)
	O Sebrae contribui para as empresas, mas tem pouco foco no desenvolvimento do empreendedor.
	 c)
	O Sebrae tem como principal objetivo levar software para o gerenciamento das atividades dos empreendedores.
	 d)
	O Sebrae contribui na busca de informações para abertura do negócio e até mesmo consultoria para os problemas pontuais do negócio.
	10.
	O empreendedor corporativo possui algumas características peculiares que o diferenciam dos gerentes tradicionais de empresas. Essas diferenças acontecem em diversos contextos. Sobre as diferenças entre esses dois indivíduos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O empreendedor corporativo evita riscos, é cuidadoso, enquanto o gerente assume riscos deliberadamente.
(    ) O empreendedor corporativo não se preocupa com status tradicionais, almeja a independência, enquanto o gerente é mais preocupado com símbolos de status.
(    ) O empreendedor corporativo participa diretamente das tarefas, enquanto o gerente delega e supervisiona mais do que participa diretamente.
(    ) O empreendedor corporativo geralmente concorda com os que têm cargos na administração, enquanto o gerente é capaz de fazer com que os outros concordem em realizar seus sonhos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais