Buscar

TATICAS HANDEBOL

Prévia do material em texto

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO GALÓPOLIS
GABRIELLE RIBEIRO LORENZONI
HANDEBOL
TATICAS OFENSIVAS E DEFENSIVAS
CAXIAS DO SUL
2020
TATICAS DEFENSIVAS
SISTEMA DEFENSIVO 6:0 DO HANDEBOL
É um sistema que se caracteriza por apenas uma linha de defesa com os seis jogadores atuando próxima a linha dos seis metros, e os mesmos deslocam-se de acordo com a trajetória da bola, para a direita e esquerda, para frente e com retorno em diagonal para linha dos seis metros.
As posições defensivas neste sistema são: ponta esquerda, meio esquerda, central esquerdo, ponta direita, meio direita, central direito.
Utiliza-se contra equipes em cujo coletivo se encontre um grande número de jogadores de seis metros de elevado nível e às quais faltem, contudo, bons especialistas em arremessos de meia distância. A defesa é vulnerável aos arremessos de meia distância e pressupõe um goleiro acima da média. O sistema 6X0 pode aplicar-se também ofensivamente, o que, porém não é vulgar.
VANTAGENS
- É muito ampla, diminuindo assim os espaços junto à área de gol, dificultando o trabalho de alas e pivôs,
- As tarefas dos defensores são claras, compreensíveis e modificam-se pouco durante o jogo,
- Defensores extremos podem partir tranquilos para contra-ataque, pois a área da baliza é suficientemente coberta pelas demais,
- Dá boa margem a cobertura.
- Não permite arremesso de curta distância e penetrações próximo a área de gol.
DESVANTAGENS
- Frágil nos arremessos de meia distância,
- Perturba-se pouco a liberdade de movimentação do adversário,
- Pouco eficaz para roubar a bola.
- Permite arremessos de média e longa distância e não permite contra-ataques rápidos.
TATICAS OFENSIVAS
SISTEMA OFENSIVO 5:1
É um sistema com cinco jogadores atuando à frente da área de tiro livre, equidistantes, e um infiltrador (pivô) próximo da área de gol, ocupando a faixa central da baliza onde o ângulo de arremesso é maior.
Os cinco jogadores que atuam fora da área de tiro livre, devem receber a função de armação das jogadas, utilizando nisto três jogadores, enquanto os outros dois, jogando nas laterais, tentam a penetração ou combinação de fintas e finalizações com o pivô.
TÁTICA
O pivô deve se movimentar em relação à bola, acompanhando para o lado onde está sendo armada a jogada, procurando facilitar o recebimento, só sair para o lado proposto ao da jogada, quando quiser criar o vazio ou possibilitar a tabela com quem está penetrando. Sua movimentação será junto à linha do goleiro para facilitar a execução dos arremessos especiais, saindo somente se necessário para facilitar o recebimento da bola. É um sistema com aplicação contra defesa nos sistemas 6:0, 4:2, 3:3 e 3:2:1
BIBLIOGRAFIA 
DISPONIVEL EM: 
http://profsandroaredes.blogspot.com/search?q=Sistemas+Ofensivos+do+Handebol
ACESSO EM 15/05/2020

Continue navegando