Buscar

Getúlio Vargas

Prévia do material em texto

O Governo Provisório
 É o nome dado ao período inicial em que Getúlio Vargas governou o país, de 1930 a 1934,  sendo esse governo resultado de um Golpe de Estado que foi uma resposta às fraudes nas eleições promovidas pelas oligarquias paulistas.
O Governo Provisório de Vargas deu fim à política do café com leite e ao Brasil atrasado e agrário que as elites desejavam manter, visto que elas temiam a industrialização, e foi exatamente isso que Vargas promoveu.
* Suspensão da Constituição republicana de 1981;
* Fechamento dos órgãos do Poder Legislativo (Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais);
* Indicação de interventores (pessoa que assume o poder de um governo) militares ligados ao tenentismo para chefiar os governos estaduais. 
Governo Constitucional
O Governo Constitucional (1934 a 1937), deu-se a ascensão de dois grandes movimentos políticos em terras brasileiras.
De um lado estava  a Ação Integralista Brasileira (AIB) que defendia a consolidação de um governo central.
De outro lado  estava os comunistas em torno da Aliança Nacional Libertadora (ANL). Entre suas principais idéias, a ANL era favorável à Reforma Agrária.
Criações de leis
* Voto secreto: Eleição dos candidatos aos poderes Executivo e Legislativo feito por este recurso.
* Voto feminino: O direito do voto foi estendido para as mulheres mas os que não usufruiram este direito foram os analfabetos, mendigos, militares até o posto de sargento e também pessoas judicialmente declaradas sem direitos políticos.
* Justiça Eleitoral: Independente zelaria pelas eleições.
* Direitos trabalhistas: Sálario mínimo, jornada de trabalho não superior a 8 horas diárias, férias anuais remuneradas e indenização na demissão sem justa causa, trabalho para menores de 14 foi proibido.
* Nacionalismo econômico: Riquezas naturais do país, como jazidas minerais e quedas - d'água capazes de gerar energia, ficaram sob proteção do Estado brasileiro.
 Políticas integralistas x aliancistas: 
* Combate ao comunismo e ao liberalismo.
* Nacionalismo extremado
* Existência de um Estado poderoso dirigido pelo chefe de nação.
* Disciplina e hierarquia dentro da sociedade.
Governo Ditatorial - Estado Novo
No dia 10 de novembro de 1937, Vargas ordenou o cerco militar ao Congresso Nacional, impôs o fechamento do Legislativo e outorgou uma Constituição autoritária para o país a Constituição de 1937. Iniciava-se o governo ditatorial, da Era de Vargas também conhecido como Estado Novo.
* Estado de emergência: Este, autorizava o governo a invadir casas, prender pessoas, julgá-las sumáriamente e condená-las, Vargas detinha o poder em suas mãos seus atos não eram submetidos à Justiça.
* Fim do federalismo: Os estados brasileiros perderam sua autonomia política, e os governos estaduais acabaram entregues ao comando de interventores da confiança do presidente, em comemorações públicas nas capitais as bandeiras estaduais eram queimadas simbolizando a "morte" do antigo federalismo.
* Supressão das instituições democráticas: Os partidos políticos foram extintos, as eleições democráticas suspensas, greves e manifestações contrárias ao governo estavam proibidas, a polícia política de Vargas perseguiu diversos cidadãos muitos foram presos e torturados.

Continue navegando