Buscar

sistemas de boot

Prévia do material em texto

Sistemas Operacionais
Apresentação 8
Sistema de Boot
Fabio Benedito de Souza
Bacharel em Sistemas de Informação - UNIPAR
Especialista em Docência do Ensino Superior - UNIPAR
MBA em Executivo em Estratégias Empresarias - UNIVEL
Sistemas operacionais
Barão de Münchhausen
	Karl Friedrich Hieronymus Von Münchhausen, (possivelmente nascido em 11 de maio de 1720 e morto 22 de fevereiro de 1797) foi um militar e senhor rural alemão. 
	 Participou de duas campanhas contra os turcos por volta de 1750, o mais interessante é que após seu retorno do campo de batalha ele vinha com histórias absurdas, fantasiosas e muitas vezes impossíveis! 
	
Sistemas operacionais
	Uma das historias mais famosa foi quando, em campanha, o Barão de Münchausen se viu no meio de um pântano afundando sem perspectiva de sair dali ou qualquer companheiro para ajudá-lo. 
	Sem mais demora o grande herói teve a brilhante ideia de se puxar para fora do pântano pelos próprios cabelos, ou em outras versões também que puxava pelos cadarços das botas (boot straps).
	
Sistemas operacionais
Sistemas operacionais
Boot
	Deriva do inglês booting que, por sua vez, deriva do termo bootstrapping (de boot straps - o cadarço de bota ).
	O termo faz alusão às histórias sobre o Barão de Münchhausen, que, segundo a lenda, era capaz de erguer-se do pântano se puxando pelos cadarços de suas próprias botas. 
	Desta forma o termo procura dar a imagem de um processo aparentemente impossível pelo qual o SO se coloca em funcionamento por seu próprio esforço.
Sistemas operacionais
Sistema de Boot
	O BOOT é todo aquele momento em que você liga o seu computador e até o instante em que o SO termina de carregar
	O sistema de boot do sistema tem basicamente duas funções. A primeira delas é o POST (Power On Self Test). 
	O POST é um teste realizado em toda o hardware do computador, se após os testes estiver tudo funcionando você ira ouvir um “bip”, este aviso informa que está tudo certo para prosseguir com a inicialização do sistema.
Sistemas operacionais
	A segunda tarefa do boot é carregar os arquivos necessários para o carregar o SO. 
	Os itens são colocados na memória RAM e a tela inicial característica de cada sistema é exibida. A partir daí, o SO assume o comando do computador e você pode utilizar o mouse, teclado e outros periféricos para acessar as funcionalidades e aplicativos.
Sistemas operacionais
Significados dos BIPs
	Ausência de BIP — Significa problemas com a Placa Mãe ou com a fonte de alimentação. Ou então não tem altifalante;
	1 BIP – Tudo funcionando; 
	2 BIPs – Problema está relacionado com a memória. Verificar os contatos da memória RAM ou um problema nos conectores da motherboard;
	3 ou 4 BIPs – Problema com memórias RAM;
Sistemas operacionais
	5 ou 6 BIPs – Problemas com a Placa Mãe, verificar a alimentação e os encaixes;
	7 BIPs – Problemas com o teclado;
	8 BIPs – Problemas com a placa gráfica;
	9 BIPs – Problema com o chip ROM;
	1 BIP longo – Falha no Refresh (refresh Failure), pode ser causado por danos na Placa Mae ou nos módulos de memória RAM; 
	1 BIP longo e 2 BIPs curtos – Falha no Vídeo
	2 BIPs curtos – Falha Geral, não foi possível iniciar o computado, o BIOS não foi capaz de identificar. 
Sistemas operacionais
Sistemas operacionais
BIOS
	Conhecido como Basic Input/Output System ou em português Sistema Básico de Entrada/Saída.
	Um firmware pré-gravado no chipset garante a tradução dos códigos de hardware para a tela, a interface de configuração (Setup Utillity) que é a tela azul.
	Ele que passa as primeiras ordens para o processador, além de verificar quais itens de hardware que estão instalados na máquina.
Sistemas operacionais
Em ordem cronológica básica que a BIOS percorre:
	1. Acessa a memória CMOS, e nela o BIOS estabelece reconhecimento e comunicação com peças como placas e memória RAM.
	2. A segunda fase, conhecida como POST nada mais é do que um conjunto de teste que a BIOS realiza para saber se tudo está se inicializando da maneira correta. 
	3. Consiste na procura de alguma fonte para inicializar o sistema operacional. 
Sistemas operacionais
	4. O BIOS lê o setor zero também denominado Master Boot Record. Essa área contém um código que alavanca a inicialização do sistema operacional. 
	5. No caso do Windows, o Master Boot Record (MBR) verifica qual partição do HD está ativa e inicializa o “setor” correspondente.
	6. A etapa seguinte consiste na leitura de um arquivo de configuração de boot, o Boot Loader, no Windows trata-se do NTLDR.
	7. Em seguida inicializa o núcleo (kernel), lembrando que o kernel serve para firmar uma comunicação estável entre hardware e software. Nesta fase, o SO assume o controle do computador.
Sistemas operacionais
	8. O kernel carrega os arquivos principais e informações básicas do sistema operacional, além de relacionar os componentes de hardware com as respectivas DLLs e drivers;
	9. No entanto, o kernel carrega somente as operações essenciais para não sobrecarregar o sistema, os demais são carregados pelo SO;
	10. A tela de escolha de usuários é exibida e, após o logon, os programas relacionados para começar junto com o sistema são carregados.
Sistemas operacionais
Gerenciadores de inicialização
	Quem possui mais de um sistema operacional instalado no computador certamente já utilizou um gerenciador como o GRUB ou Lilo para escolher qual SO será iniciado. Quando uma aplicação dessas está presente no computador, o sistema de BOOT precisa executar uma terceira tarefa (além do POST e da inicialização do sistema), que é justamente carregar essa ferramenta de inicialização.
	Só depois que você seleciona o sistema operacional a ser iniciado é que o processo de BOOT começa a carregar os arquivos necessários para a inicialização do SO.
Sistemas operacionais
Vírus de boot
	Existem basicamente dois métodos de infecção: alterando o setor de boot do disco ou adicionando seu código a arquivos executáveis.
	Após a execução do POST, o BIOS do computador carrega em memória RAM o setor de boot do disco de boot.
	Quando vírus contamina um disco, altera o código do bootstrap, de modo que ele passe a carregar o vírus antes do SO. Portanto, em um disco infectado por um vírus de boot.
	
Sistemas operacionais
	
	Sequencia de Boot Normal	Sequencia de Boot Infectado
	BIOS
Setor de boot
Sistema operacional (MSDOS.SYS e IO.SYS)
COMMAND.COM
Config.sys
Autoexec.bat
	BIOS 
Setor de boot (infectado, bootstrap alterado)
Vírus de boot
Sistema operacional (MSDOS.SYS e IO.SYS)
COMMAND.COM
Config.sys
Autoexec.bat
Sistemas operacionais
	Como o código do bootstrap é sempre o mesmo para todos os micros (do MS-DOS ou Windows 95), um programa antivírus é capaz de identificar rapidamente se um micro possui ou não um vírus de boot, comparando o código bootstrap existente no disco com o código do bootstap padrão. Se eles forem diferentes, há um vírus de boot no disco.
	A remoção de um vírus de boot geralmente é muito simples. Se copiarmos um setor de boot padrão por cima de um setor de boot contaminado, iremos desabilitar o carregamento do vírus de boot. Isto é feito facilmente através do comando FDISK /MBR. É claro que este procedimento deve ser feito com um disco "limpo", pois em geral vírus esta residente na memória RAM, e ira contaminar novamente.

Continue navegando