Buscar

Transporte mediado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Transporte mediado: É um transporte que ocorre pela existência de proteínas carregadoras que executam a passagem do soluto de um lado da membrana para o outro. O transporte mediado pode ser tanto passivo quanto ativo.
Há dois tipos de transporte mediado:
· Transporte ativo;
· Difusão facilitada.
Difusão facilitada
A difusão facilitada é um processo responsável pelo transporte de açúcares simples, aminoácidos e algumas vitaminas.
Neste caso, há participação de proteínas transportadoras específicas – permeases – que existem na membrana plasmática e promovem a passagem dessas substâncias.
Em resumo, podem reconhecer-se na difusão facilitada três características importantes:
(1) ocorre a participação de uma molécula transportadora;
(2) não há consumo de energia (ATP) por parte da célula;
(3) a substância move-se de acordo com o gradiente de concentração, do local onde existe em maior concentração para o local onde existe em menor concentração (Lei da Difusão).
Características do transporte passivo mediado
Especificidade: diz sobre o quanto o transportador é específico para um certo soluto. Ele pode ser bem específico, transportando apenas um soluto, ou menos específico, transportando mais do que um soluto.
Saturação: ocorre quando os transportadores estão todos sendo utilizados, ou seja, existe um limite de velocidade, uma velocidade máxima para o transporte de soluto, já que eles não podem transportar mais solutos do que a sua capacidade permite
Competição: acontece quando dois solutos ou mais solutos que usam o mesmo transportador para se locomoverem pela membrana, gerando uma diminuição da velocidade de transporte dos solutos envolvidos.
Transporte Ativo: Bomba de sódio/Potássio
A nível celular existem situações em que as substâncias migram do local onde existem em menor concentração para o local onde existem em maior concentração, isto é, contra o seu gradiente de concentração.
Este tipo de transporte designa-se por transporte activo e para que ocorra é necessário que haja gasto de energia (ATP), para causar a alteração conformacional das proteínas transportadoras. Deste modo, o transporte activo é um tipo de transporte mediado, que se realiza com dispêndio de energia para a célula e contra o gradiente de concentração.
Classificação do transporte mediado
O transporte ativo pode ser classificado em: 
1ário – utiliza diretamente a energia proveniente da hidrólise de ATP.
Ex.: bomba de Ca2+ no retículo sarcoplasmático (uniporte)
 bomba de Na+/K+ (antiporte)
2ário – acoplamento de um fluxo na ausência ou contra-gradiente ao transporte de um outro soluto a favor de seu gradiente eletroquímico, mantido por um sistema primário de transporte ativo.
Ex.: entrada de aa e a passagem de açúcares no epitélio intestinal são impulsionados pela diferença de potencial eletroquímico de Na+, que é mantido pela bomba de Na+/K+ (simporte).
Uniporte: transporte simples de um único soluto de um lado a outro da membrana.
Cotransporte: participação simultânea de dois solutos.
Simporte: a passagem dos dois solutos forem na mesma direção 
Antiporte: a passagem for em sentidos contrários.
Conceitos importantes
1 – Gradientes de concentração tendem a ser dissipados com o tempo.
2 – Gradientes de concentração geram um fluxo resultante (passivo) de partículas no sentido de dissipar esses gradientes.
3 – A lei de Fick mostra a relação entre o fluxo de partículas e o gradiente de concentração que o gerou. O fluxo entre duas regiões de diferentes concentrações é J = PDC, onde P é a permeabilidade da barreira que separa as partículas presentes nas duas regiões .
4 – O estado de equilíbrio é atingindo quando não há mais gradientes de concentração e, portanto, não há fluxos resultantes.
5 – Osmose é o processo de fluxo resultante de solvente (água), decorrente indiretamente de gradientes de concentração de solutos impermeantes.
6 – A osmolaridade de uma solução expressa a concentração de todas as partículas em solução, não tendo necessariamente significado de tonicidade.
7 – O fluxo de água por osmose sempre ocorre no sentido da solução diluída (menor pressão osmótica) para a solução concentrada (maior pressão osmótica) de soluto impermeante. 
8 – A tonicidade de uma solução é definida em função de sua capacidade para causar deslocamento de água através de uma membrana, causando um efeito sobre ela. Determina-se a tonicidade relativa de uma solução comparando a concentração de moléculas efetivamente impermeantes presentes na solução (Cimpsol) com a concentração de moléculas efetivamente impermeantes presentes no meio intracelular (Cimpcélula): 
lise				solução hipotônica	(Cimpsol < Cimpcélula)
integridade			solução isotônica	(Cimpsol = Cimpcélula)
murchamento		solução hipertônica	(Cimpsol > Cimpcélula)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais