Buscar

Aula de Revisão_AV2_Dir Trab II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Revisão AV2 – Direito do Trabalho II
Profª. Danielle Motta
Rio de Janeiro, 20 de Novembro de 2020.
CAMPUS PRESIDENTE VARGAS - CURSO DE DIREITO
De acordo com o Art. 477, § 6º, CLT, a entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes, bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação, deverão ser efetuados em até 10 (dez) dias, contados a partir do término do contrato. (AULA 9)
Revisão – AV2
De acordo com o art. 7º, XXIX da CRFB, a prescrição no direito do trabalho se opera de duas formas, chamadas de bienal e quinquenal:
 Bienal - Extinto o contrato de trabalho, o empregado terá dois anos para ajuizar a ação.
 Quinquenal - Da data do ajuizamento, ou seja, da distribuição da ação, o empregado poderá pleitear os últimos cinco anos. (Aula 10)
Revisão – AV2
A decadência pode ser conceituada como a perda de um direito potestativo pelo decurso de prazo fixado em lei ou em contrato. Direito potestativo é aquele que é exercido unilateralmente pelo sujeito, independentemente da vontade do outro. (Aula 10)
Revisão – AV2
De acordo com o Art. 2º da Lei 9029/95, no que tange às normas de proteção ao trabalho da mulher, aponte e fundamente os fatos que são proibidos na Justiça do Trabalho, sendo até mesmo considerados crimes:
I - a exigência de teste, exame, perícia, laudo, atestado, declaração ou qualquer outro procedimento relativo à esterilização ou a estado de gravidez;
II - a adoção de quaisquer medidas, de iniciativa do empregador, que configurem;
a) indução ou instigamento à esterilização genética;
b) promoção do controle de natalidade, assim não considerado o oferecimento de serviços e de aconselhamento ou planejamento familiar, realizados através de instituições públicas ou privadas, submetidas às normas do Sistema Único de Saúde (SUS). (Aula 11)
Revisão – AV2
A partir da Reforma Trabalhista é possível ao empregador fracionar o período de férias dos empregados menores de 18 (dezoito) anos, desde que parte deste período seja coincidente com as férias escolares. (Aula 11) 
Revisão – AV2
No âmbito do Direito do Trabalho distinguem-se as normas que compõem o chamado Direito Individual do Trabalho e outras que integram o denominado Direito Coletivo do Trabalho.
O Direito Individual é composto pelas normas que regem a relação que se estabelece entre um trabalhador e um empregador individualmente considerados, fundada no contrato de trabalho (relações individuais). O Direito Coletivo, ao contrário, agrega as normas que se referem às relações que envolvem um empregador ou um grupo de empregadores com os grupos de trabalhadores ou com as organizações que os representam (relações coletivas). (Aula 13)
Revisão – AV2
Acerca da resolução dos conflitos no Direito do Trabalho, é possível apontar como formas de resolução de conflitos a autocomposição e a heterocomposição, a negociação coletiva, a mediação e a arbitragem. (Aula 14)
Revisão – AV2
Entende-se por greve a paralisação temporária trabalho, decidida por uma coletividade de trabalhadores, motivada por um conflito e com a finalidade de pressionar o empregador na defesa de seus interesses. O art. 2º da Lei n. 7.783/89 (Lei de Greve) afirma ser a greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador.
A greve é proibida para os militares das Forças Armadas (art. 142, IV, CRFB) e para os membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios (art. 42, § 1º, CRFB). (Aula 15)
Revisão – AV2
10

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais