Buscar

APOL 2 GEOPOLITICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Geopolítica
“Diante desse quadro, em que os Estados Unidos, soba liderança do Presidente Bush, declaram a Guerra Global Contra o Terror, uma nova leva de estudos e propostas na geopolítica e na estratégia veio ao encontro de formuladores de política e dos debates acadêmicos. Uma das teses mais influentes no campo da geoestratégia é Functioning Core and Non-Integrated Gap, de Thomas Barnett (2003). Estudioso de assuntos militares, Barnett foi assessor do secretário de Defesa dos Estados Unidos e um importante formulador de geoestratégia por trás da resposta estadunidense contra o Iraque em 2003”. Fonte: TEIXEIRA JÚNIOR, Augusto W.M. Geopolítica: do pensamento clássico aos conflitos contemporâneos. Curitiba: Intersaberes, 2017, capítulo 5.
Sabe-se que Barnett construiu uma interpretação da realidade internacional organizada em dois contextos espaciais: o centro funcional e a lacuna não integrada. 
Tendo como base os conteúdos abordados na disciplina sobre as ideias de Barnett, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas (espaços) na sentença abaixo:
De acordo com Barnett, faz parte da lacuna não integrada ou zona não integrada regiões/países como (      ) e (     ).
 
	
	A
	(Rússia) e (Bálcãs)
	
	B
	(Oriente Médio) e (Sudeste Asiático)
	
	C
	(América do Norte) e (Ásia Central)  
	
	D
	(Oriente Médio) e (União Europeia) 
	
	E
	(Nova Zelândia) e (Austrália)  
Questão 2/10 - Geopolítica
“A construção da ordem e sua reificaçao no século XXI repousam em uma estrutura de poder imaterial e simbólica, como argumenta a escola crítica da geopolítica (Agnew, 2003, 2008; Cairo, 2008; Preciado, 2008), sobretudo na capacidade de usar a coerção e a força se necessário. Descendendo do legado geopolítico de Mahan, Spykman e Kennan, os Estados Unidos criaram uma estrutura de poder capaz de projetar fora para qualquer parte do mundo”. TEIXEIRA JÚNIOR, Augusto W.M. Geopolítica: do pensamento clássico aos conflitos contemporâneos. Curitiba: Intersaberes, 2017, capítulo 5.
Sabe-se que os Estados Unidos hoje, são um dos únicos países a realizar planejamentos globais em termos geoestratégicos e a agir em qualquer cenário ou teatro de operações.
Tendo como base os conteúdos abordados na disciplina sobre o balanço do debate geopolítico no pós-Guerra Fria, analise as sentenças abaixo:  
A estrutura de poder dos Estados Unidos se ancora em fundamentos de que potências revisionistas não dispõem  
PORQUE 
Um dos motivos é a vantagem geográfica da localização e do espaço vital dos Estados Unidos 
De acordo com os conteúdos abordados, assinale a alternativa correta em relação às sentenças acima: 
	
	A
	As duas sentenças estão corretas, mas não têm relação alguma entre elas, já que tratam de temas distintos; 
 
	
	B
	As duas sentenças estão incorretas, embora tenham uma relação de dependência entre elas; 
	
	C
	As duas sentenças estão corretas e mantém uma relação de causa e efeito entre elas; 
	
	D
	A primeira sentença está correta, enquanto a segunda está incorreta, embora ambas se refiram ao mesmo tema;
	
	E
	As duas sentenças estão incorretas e não têm relação entre si; 
Questão 3/10 - Geopolítica
“Huntington foi autor de inúmeras obras relacionadas à política e economia, mas foi com a sua teoria ‘Choque de Civilizações’ que o cientista ganhou maior destaque, sendo este um pensamento debatido, analisado e avaliado até hoje, principalmente com os confrontos pós-Guerra Fria da atualidade”. Fonte: Portal da Educação. Geografia: A “teoria Choque de Civlizaçoes”. Disponível em <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/geografia-a-teoria-choque-de-civilizacoes/51293 >. Acesso em 05/06/2017.
Sabe-se que ao longo de seu livro, Huntington desenvolveu cinco pontos centrais para sua visão geopolítica.
Tendo como base os conteúdos abordados na disciplina sobre O Choque de Civilizações de Huntington e seus pontos centrais, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que contém a sequência correta: 
(  )  Huntington afirma, em seu terceiro ponto, a emergência de um mundo dividido em blocos de livre comércio.   
(  ) Para Huntington, as falhas nas linhas que dividem as civilizações definem onde os conflitos mais destrutivos ocorrerão. 
(  ) Em seu quarto ponto, Huntington afirma que a pretensão universalista de certas civilizações levaria ao conflito entre civilizações. 
(  ) Em todos seus pontos, Huntington reitera que a emergência de outras civilizações não coloca a civilização ocidental em risco. 
	
	A
	V, V, F, V 
	
	B
	V, V, V, V 
	
	C
	F, V, V, F
	
	D
	F, V, F, V
	
	E
	F, F, V, V 
Questão 4/10 - Geopolítica
“O mundo da Guerra Fria, da teoria da contenção e do efeito dominó era o mesmo dos movimentos de contestação de ordem bipolar, como o Movimento dos Não Alinhados (MNA), os movimentos sociais pró-desnuclearização e as resistências, armadas ou não, que lutavam na Ásia, África e nas Américas imbuídas do ideário de autodeterminação dos povos. A geopolítica tradicional, no entanto, em geral não será sensível a essas realidades. Quando o era, realizava a leitura das transformações internacionais sob a ótica de força da Guerra Fria. Nesse sentido, começou a surgir um movimento intelectual de contestação no campo da ciência, que levou a criação da geopolítica crítica”.
Fonte: TEIXEIRA JUNIOR, A. W. M. Geopolítica: do pensamento clássico aos conflitos contemporâneos. Curitiba: Intersaberes, 2017, CAPÍTULO 4.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine o trecho abaixo com atenção, e assinale a alternativa que indique corretamente os problemas com os quais os estudos da geopolítica crítica estavam preocupados:
	
	A
	subdesenvolvimento e endividamento, guerra e território
	
	B
	desenvolvimento e crescimento, industrialização e paz
	
	C
	subdesenvolvimento e desenvolvimento, paz e emancipação
	
	D
	globalização e desenvolvimento, tecnologia e confliualidade
	
	E
	governança global, redes de comunicação e estudos estratégicos
Questão 5/10 - Geopolítica
“Em sintonia como os principais desafios do pós-Guerra Fria, o prestigiado cientista político americano Samuel P. Huntington publicou a obra The Clash of Civilizations and the Remakijg of World Order (1996) em que propunha um diálogo com a comunidade acadêmica de seu tempo, avançando na compreensão da época sobre a realidade internacional com base em uma perspectiva inovadora nas relações internacionais”. 
Fonte: TEIXEIRA JUNIOR, A. W. M. Geopolítica: do pensamento clássico aos conflitos contemporâneos. Curitiba: Intersaberes, 2017, CAPÍTULO 5.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre a tese do choque de civilizações do cientista político Samuel P. Huntington. Marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas. Depois, escolha somente a sequência correta. 
 
(   )  Para Huntington, no pós-Guerra Fria, se chegou a um mundo multicivilizacional, em que, em vez do predomínio global da civilização ocidental, ocorreria um processo de afirmação de identidades, de civilizações e culturas não ocidentais.
(   ) Huntington afirma que outras culturas, diferentes da ocidental, passariam a ganhar relevância e buscariam se afirmar no pós-Guerra Fria.
(   ) Segundo Huntington, fatores como cultura, identidade e civilizações estavam por trás de fenômenos motivadores de conflitos no pós-Guerra-Fria.
(   ) Para Huntington, a fonte fundamental do conflito no pós-Guerra Fria não será mais primariamente ideológica, mas principalmente econômica.
	
	A
	V, V, V, F
	
	B
	V, F, V, V
	
	C
	V, F, V, F
	
	D
	V, V, F, V
	
	E
	V, F, F, V
Questão 6/10 - Geopolítica
“Em sintonia com os principais desafios do pós-Guerra Fria, o prestigiado cientista americano Samuel P. Huntington publicou a obra The Clash of Civilizations and the Remaking of the World Order (1996), em que propunha um diálogo com a comunidade acadêmica de seu tempo, avançando a compreensão
da época sobre a realidade internacional com base em uma perspectiva inovadora nas relações internacionais”. Fonte: TEIXEIRA JÚNIOR, Augusto W.M. Geopolítica: do pensamento clássico aos conflitos contemporâneos. Curitiba: Intersaberes, 2017, capítulo 5.
Tendo como base os conteúdos abordados na disciplina sobre O Choque de Civilizações de Huntington e suas ideias, examine as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta:
 
	
	A
	O Choque de Civilizações de Huntington foi bem acolhido por toda a comunidade acadêmica das relações internacionais
	
	B
	A obra de Huntington provou que o liberalismo e a cooperação haviam triunfado nas relações internacionais   
	
	C
	O Choque de Civilizações de Huntington prevê que civilizações iguais tem chance maior de entrar em conflito entre si 
	
	D
	Para Huntington, condicionantes econômicas seriam fonte dominante de conflitos no pós-Guerra Fria 
	
	E
	Segundo Huntington, fatores como cultura seriam fonte motivadora de conflitos no pós-Guerra Fria
Questão 7/10 - Geopolítica
“O conjunto de transformações do pós-Guerra Fria analisado trouxe importantes desafios à geopolítica no final do século XX e início do XXI. Um dos temas centrais que permeiam os debates nesse período indaga sobre o fim da geopolítica, não apenas como sistema de explicação da realidade, mas como prática e comportamento dos Estados”. Fonte: TEIXEIRA JÚNIOR, Augusto W.M. Geopolítica: do pensamento clássico aos conflitos contemporâneos. Curitiba: Intersaberes, 2017, capítulo 5.
 
Sabe-se que ao fim do século XX e início do XXI, o sistema internacional insere-se em um contexto de novas ameaças e reconfigurações dos espaços, pela emergência de potências consideradas revisionistas como a China.  Tendo como base os conteúdos abordados da disciplina sobre a China e a reconfiguração do espaço asiático, analise as sentenças abaixo: 
 I. A ascensão pacífica da China é na verdade uma política de “fachada” para que o país possa projetar seu poder violento em suas esferas imediatas de influência.
II. A postura assertiva da China no Mar do Sul da China vai contra à legislação vigente da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.
III. Para fins de cooperação, a China colocou em prática uma política de não confrontação e não ingerência em assuntos domésticos. 
Após a análise cuidadosa das sentenças acima, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas as sentenças I e III estão corretas; 
	
	B
	Apenas as sentenças II e III estão corretas; 
	
	C
	Apenas as sentenças I e II estão corretas; 
	
	D
	Apenas a sentença III está correta; 
	
	E
	Apenas a sentença I está correta; 
Questão 8/10 - Geopolítica
“(...) o panorama político desenhado por Spykman e Kennan apontava para os Estados Unidos como uma potencia emergentes à condução de principal Estado do sistema internacional. A doutrina do destino manifesto de Theodore Roosevelt, gestada incialmente na imaginação geopolítica de autores como Mahan, convertia-se em realidade no pós-Segunda Guerra. Findado o maior conflito bélico da história, os Estados Unidos assumiram a posição outrora ocupada pelo Reino unido como potência hegemônica global (Arrighi, 1996) “. Fonte: TEIXEIRA JÚNIOR, Augusto W.M. Geopolítica: do pensamento clássico aos conflitos contemporâneos. Curitiba: Intersaberes, 2017, capítulo 4.
Tendo como base os conteúdos abordados na disciplina geopolítica crítica e da hegemonia, examine as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta:
A- A hegemonia é expressa pelo domínio direto de uma coletividade humana sobre a outra 
B- Os Estados Unidos ancoram seu poder em uma projeção global apenas por meio da força militar 
C- A hegemonia é concebida como um termo absoluto, onde a coerção predomina
D- A projeção da hegemonia nas relações espaciais e sociais pode ser difusa 
E- A hegemonia é sobretudo racional e coercitiva, pois a sua característica persuasiva só funciona para países sem forças armadas  
Questão 9/10 - Geopolítica
“Uma das teses mais influentes no campo da geoestratégica é Functioning Core and Non Integrated Gap, de Thomas Barnett (2003). Estudioso de assuntos militares, Barnett foi assessor do secretário de Defesa dos Estados Unidos e um importante formulador da geoestratégia por trás da resposta estadunidense contra o Iraque em 2003”. 
Fonte: TEIXEIRA JUNIOR, A. W. M. Geopolítica: do pensamento clássico aos conflitos contemporâneos. Curitiba: Intersaberes, 2017, CAPÍTULO 5, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas sobre as ideias de Thomas Barnett. Depois, assinale a alternativa que faz a análise correta:
 
I – Para Barnett a cultura não é o cerne explicativo das dinâmicas geopolíticas de conflito. Segundo o autor, os principais desafios de segurança teriam origem na parte não integrada do mundo.
II – Para Thomas Barnett, fatores como cultura, identidade e civilizações estavam por trás de fenômenos motivadores de conflitos no pós-Guerra-Fria. Seu pensamento era contrário ao de Samuel Huntington, que imaginava um mundo sem conflito, harmonioso no pós-Guerra Fria.
III – Barnett argumentava que a história havia chegado ao fim. Ela teria se encerrado com o fim da URSS, e com a vitória final da democracia liberal e do capitalismo como forma de organização econômica.
IV – A ideia de integração e não integração para Barnett, está diretamente relacionada ao nível de participação dos países no que diz respeito à globalização.
	
	A
	Apenas a assertiva II, III e IV está correta
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
Questão 10/10 - Geopolítica
“Segundo Mead (2014), entre as alegadas potências revisionistas do século XXI, o Irã é a menos poderosa, mas apresenta uma trajetória mais exitosa quanto à realização dos objetivos regionais quando comparado à China e à Rússia”. TEIXEIRA JÚNIOR, Augusto W.M. Geopolítica: do pensamento clássico aos conflitos contemporâneos. Curitiba: Intersaberes, 2017, capítulo 5.
Tendo como base os conteúdos abordados da disciplina sobre o Irã e revisionismo do Novo Oriente Médio, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que contém a sequência correta: 
(  )  A Guerra do Iraque surgiu como uma oportunidade estratégica para o Irã devido ao vácuo que essa guerra deixou 
(  ) Na geopolítica do Oriente Médio contemporâneo, a principal ação do Irã foi nos campos nuclear e da geoestratégia    
(  ) A projeção de poder do Irã na região não influencia nos desdobramentos da Guerra da Síria  
(  ) O Irã articula com Israel potenciais acordos de cooperação nuclear, visto que no Oriente Médio, Israel é o único que figura como nuclearizado 
 
	
	A
	V, V, F, V 
	
	B
	V, V, V, V 
	
	C
	F, V, V, F
	
	D
	V, V, F, F
	
	E
	F, F, V, V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando