Buscar

AVALIAÇÃO FINAL- GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	Camila Borges Schwartz (2089428)
	
	Disciplina:
	Gestão e Saneamento Ambiental (SEG41)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:657627) ( peso.:3,00)
	Prova:
	27251803
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A água é um recurso necessário a todos os aspectos da vida e ao desenvolvimento das atividades humanas. Embora exista em abundância na Terra, cobrindo 71% da superfície terrestre, ela é escassa em muitas áreas, devido a sua má distribuição e às perdas, assim como por causa da degradação antrópica. De acordo com o Banco Mundial, cerca de 80 países, hoje, enfrentam problemas de abastecimento, e cerca de 1,5 bilhão de pessoas não têm acesso a fontes de água de qualidade. As diversas utilizações da água, em média 80%, resultam em esgoto, seja ele de origem doméstica, hospitalar, industrial, entre outros. O esgoto doméstico, ou efluente sanitário, contém cerca de 99,9% de água e 0,1% de sólidos orgânicos e inorgânicos. O processo de tratamento de esgoto é de importância fundamental num centro urbano e industrial, pois a sua ausência afeta de forma direta a saúde da população e degrada o meio ambiente. Com relação ao tratamento de esgoto, analise as sentenças a seguir:
I- O tratamento preliminar se destina à remoção de sólidos grosseiros e areia. O esgoto é sujeito aos processos de separação grosseira dos sólidos, gradeamento composto por grades grossas, médias e finas.
II- Apos o tratamento primário, a matéria poluente que permanece na água é reduzida de dimensão, normalmente constituída por coloides (pequenas partículas), não sendo, por isso, passível de ser removida por processos exclusivamente físico-químicos.
III- No tratamento secundário, predomina a etapa biológica, onde a remoção da matéria orgânica ocorre por reações bioquímicas realizadas pelos microrganismos, o que geralmente consiste de reatores do tipo lagoas de estabilização, lodo ativado, filtros biológicos ou variantes.
IV- Antes do lançamento final no corpo receptor, não e necessário proceder a desinfecção das águas residuais tratadas para a remoção dos microrganismos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	A Agenda 21 é um programa de ação que busca promover um novo padrão de desenvolvimento, conciliando proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. É um documento consensual, com contribuições de 179 países, e que foi oficialmente divulgada na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro, conhecida por ECO-92. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Buscou reunir e articular propostas para iniciar a transição de modelos de desenvolvimento convencionais para modelos de sociedades sustentáveis.
II- Os temas fundamentais da Agenda 21 estão tratados em 41 capítulos organizados em três seções: dimensões sociais e econômicas, conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento e fortalecimento do papel dos principais grupos sociais.
III- Alguns dos princípios da Agenda 21 local são: participação e cidadania, respeito às comunidades e diferenças culturais, integração, diminuição das desigualdades sociais e mudanças de mentalidade.
IV- A Agenda 21 local é um planejamento participativo de uma determinada localização na qual desenvolve-se um fórum da Agenda 21 com representações de cidadãos locais e poder público.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: <http://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/rio20/a-rio20/conferencia-rio-92-sobre-o-meio-ambiente-do-planeta-desenvolvimento-sustentavel-dos-paises.aspx>. Acesso em: 22 ago. 2018.
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	3.
	As indústrias têm papel fundamental para evitar a escassez dos recursos naturais do planeta. Uma nova visão está nascendo, com foco na redução dos impactos ambientais, gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável. A procura por sistemas de gerenciamento ambiental mostra a postura pró-ativa das organizações em geral. As indústrias vêm buscando cada vez mais reduzir os impactos que estão causando ao meio ambiente, e controle da utilização de recursos não renováveis. Com base no texto e a partir das ideias sugeridas pela charge, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os  sistemas de gestão ambiental são importantes para as empresas, pois ajudam a melhorar o gerenciamento das suas atividades na questão ambiental.
PORQUE
II- São um conjunto de procedimentos que visam ajudar a organização a entender, controlar e diminuir os impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: <http://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2405/2/9661231.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2018.
FONTE DA IMAGEM: <https://bit.ly/2MHql6p>. Acesso em: 22 ago. 2018.
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Anexos:
anexo - charge - sustentabilidade
	4.
	Para dirigir veículos com produtos perigosos, o motorista deverá portar uma série de documentos obrigatórios obedecendo ao Regulamento para o Transporte de Produtos Perigosos, regras específicas do Conselho Nacional de Energia Nuclear, do Exército Brasileiro  e também determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro. Com relação aos documentos necessários para movimentação de produtos perigosos por via terrestre, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Envelope para Transporte - emitido pelo Exército, é obrigatório para o transporte de produtos explosivos, entre outros.
(    ) Guia de Tráfego - obrigatório para os produtos classificados como radioativos, expedido pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear).
(    ) Documento Fiscal: deve apresentar o número ONU, nome do produto, classe de risco, grupo de embalagem, quantidade do produto e declaração de responsabilidade do expedidor de produtos perigosos.
(    ) Ficha de Emergência - documento expedido pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia e Normalização e Qualidade Industrial) ou empresa por ele credenciada, que comprova a aprovação do veículo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	A Lei Federal n° 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispõe sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos e apresenta algumas definições e classificações. De acordo com essa Lei, analise as sentenças a seguir:
I- Os resíduos domiciliares e resíduos industriais são classificados classe IIA ( não inertes).
II- A disposição final ambientalmente adequada inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético.
III- A destinação final ambientalmente adequada de rejeitos é feita em aterros sem controle, observando-se normas operacionais específicas, de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, e a minimizar os impactos ambientais adversos.
IV- A logística reversa é caracterizada como um conjunto de procedimentos que tem como foco ajudar na coleta e destinação de resíduos para a área empresarial, para reaproveitamento ou outra destinação final ambientalmente adequada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças
II, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	6.
	Um dos diagnósticos é conhecido por seu detalhamento acerca das condições ambientais da área de influência de um determinado projeto antes de sua implantação, o qual considera o solo, o subsolo, o ar, as águas, o clima, as formas de vida, os ecossistemas naturais e o meio socioeconômico. Nesse diagnóstico, também devem ser considerados a análise das consequências de sua implantação e de sua não implantação, os impactos positivos e negativos, as medidas amenizadoras desses impactos e suas formas de acompanhamento e monitoramento. Sobre a denominação desse diagnóstico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Licenciamento.
	 b)
	RIMA/Licenciamento.
	 c)
	RIMA.
	 d)
	EIA.
	7.
	Para o desenvolvimento de um projeto de sistema de tratamento eficiente é necessário o conhecimento de diversas variáveis do esgoto a ser tratado, tais como: a vazão, o pH, a temperatura, os compostos tóxicos e metais pesados, o oxigênio dissolvido, H2S, CH4, N, quantidade de sólidos (suspensos, sedimentáveis, totais e dissolvidos), DQO e DBO. A DBO é aplicada na medição da carga orgânica na estação de tratamento de esgotos e na avaliação da eficiência das estações. Quanto maior a DBO, maior é:
	 a)
	A quantidade de sólidos suspensos.
	 b)
	A quantidade de produto químico presente na água, que consumirá determinada quantidade de oxigênio.
	 c)
	A diluição da amostra.
	 d)
	A poluição orgânica.
	8.
	O Protocolo de Kyoto é um tratado internacional que visa à redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa. Uma de suas principais recomendações é que países signatários reduzam suas emissões de GEE em média de 5,2%, relativas ao ano de 1990, entre 2008 e 2012. As reduções das emissões de gases GEE devem acontecer em várias atividades econômicas, estimulando os países signatários a cooperarem entre si. Com relação aos objetivos do Protocolo de Kyoto, analise as sentenças a seguir:
I- Proteger florestas e outros sumidouros de carbono.
II- Promover o uso de fontes energéticas renováveis.  
III- Reformar os setores de energia e transportes.
IV- Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos.
V- Proteger as florestas, pois estas liberam uma grande quantidade de calor.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças III, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	9.
	A importância da água para a existência da vida na Terra é indiscutível. Além disso, esse recurso natural é fundamental para o desenvolvimento de diversas atividades antrópicas, tais como a produção de alimentos, de energia, de bens de consumo, de transporte e de lazer, assim como para a manutenção e o equilíbrio ambiental dos ecossitemas terrestres. A disponibilidade hídrica mundial é estimada em cerca de 40.000 Km3/ano. Desses, avalia-se que apenas cerca de 4000 km3/ano, 10% do total, são derivados dos rios para uso humano. Da água captada, estima-se que apenas 2000 km3/ano são efetivamente consumidos, resultando no retorno dos outros 2000 km3/ano aos cursos d'água, porém, com qualidade inferior à que foram captados. Sobre a distribuição dos recursos hídricos, analise as afirmativas a seguir:
I- O nosso planeta, da mesma forma que nosso corpo, possui 70% de água, sendo 97% composto por água dos mares e oceanos que, por serem extremamente salgadas, são impróprias para consumo.
II- Da água disponível no mundo, 71% estão em forma de gelo nas calotas polares. O processo de transporte dessas geleiras é caro por isso, quase não há atividades referentes ao abastecimento de localidades através do manuseio de icebergs.
III- Os outros 29% restantes de água potável no mundo estão distribuídos em águas subterrâneas (18%), rios e lagos (7%) e umidade do ar (4%).
IV- O  Brasil é o maior consumidor de água do mundo com 98.462 m2/hab. Em segundo lugar está o Canadá, que possui um consumo de 42.957 m2/hab.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	10.
	O Código de Águas, estabelecido pelo Decreto Federal nº 24.643, de 1934, constitui um marco legal na gestão de recursos hídricos no Brasil. O código foi instituído em um momento de transição, em que o Brasil deixava de ser uma economia agrária para se tornar uma economia urbano-industrial. Sobre o Código de Águas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A definição do uso prioritário da água para abastecimento público estabelece a preferência da derivação para o abastecimento das populações.
(    ) A necessidade de preservação das condições da água pelo usuário de montante perante os usuários de jusante, regulamenta o aproveitamento das águas comuns.
(    ) As águas públicas podem ser derivadas para as aplicações da agricultura, da indústria e da higiene sem a existência de concessão administrativa.
(    ) A aplicação do princípio de usuário-pagador define que o uso da águas pode ser gratuito ou retribuído.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FRANCISCO, C. N.; Carvalho, C. N. Disponibilidade hídrica - da visão global às pequenas bacias hidrográficas: o caso de Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. Revista de Geociências - Ano 3, n. 3. Niterói: Instituto de Geociências, 2004.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	11.
	(ENADE, 2018) Um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS - Lei nº 12.305/2010) é o incentivo à formação de consórcios ou outros tipos de cooperação entre os entes federados. Com base nas legislações pertinentes, avalie as afirmações a seguir:
I- Os consórcios públicos recebem, no âmbito da PNRS, prioridade absoluta no acesso aos recursos da União, ou àqueles por
ela controlados. Essa prioridade também é concedida aos Estados que instituírem microrregiões para a gestão, e ao Distrito
Federal e municípios que optem por soluções consorciadas intermunicipais para gestão associada.
II-. Os consórcios têm sido apontados como instrumento que permite ganhos de escala nas políticas públicas, além de ser um novo
modelo gerencial que pode viabilizar a gestão microrregional. Eles têm possibilitado a discussão de um planejamento regional,
a ampliação da oferta de serviços por parte dos municípios, a racionalização de equipamentos, a ampliação de cooperação
regional, a flexibilização dos mecanismos de aquisição de equipamentos e de contratação de pessoal, entre outras vantagens.
III- A PNRS contempla recursos da União por meio de processos licitatórios para a priorização da organização e do funcionamento de
associações, viabilizando a descentralização e a prestação de serviços públicos que envolvam resíduos sólidos e favorecendo
soluções consorciadas intermunicipais para a gestão desses resíduos.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	I, apenas.
	 b)
	I e II, apenas.
	 c)
	III, apenas.
	 d)
	II e III, apenas.
	12.
	(ENADE, 2018) Na gestão de recursos hídricos, o gestor, uma vez definido o enquadramento para um corpo de água, estabelece o padrão de lançamento de efluentes. Assim, uma estação de tratamento é projetada para atender a um determinado nível de tratamento. Indique o nível do processo de tratamento que se destina principalmente à remoção dos remanescentes de nutrientes, patogênicos, compostos não biodegradáveis, metais pesados e sólidos inorgânicos dissolvidos não removidos em etapas anteriores:
	 a)
	Secundário.
	 b)
	Primário.
	 c)
	Quaternário.
	 d)
	Terciário.
Prova finalizada com 10 acertos e 2 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando