Buscar

Trabalho Anatomia

Prévia do material em texto

Sistema Endócrino.
1º O sistema endócrino é um conjunto de glândulas. Estas glândulas secretam variadas hormonas, que viajam para órgãos alvo específicos através da corrente sanguínea. As hormonas têm funções específicas, como regular o crescimento, o metabolismo, a temperatura e o desenvolvimento reprodutivo.
2º A glândula tireoide está localizada na parte anterior do pescoço, abaixo da cartilagem tireoide. Na maioria das pessoas a tireoide não pode ser vista, nem sentida. A tireoide tem a forma de H, com 2 lobos, o lobo direito e o lobo esquerdo, unidos por uma parte estreita denominada istmo.
3 As glândulas paratireóides estão localizadas na região do pescoço, posteriormente à glândula tireóide, ou seja, atrás dela. As glândulas suprarrenais ou adrenais localizam-se na cavidade abdominal, precisamente acima de cada rim, daí a sua denominação. O pâncreas é uma glândula mista localizada na região do abdômen. A hipófise está alojada no interior de uma estrutura óssea (sela turca) localizada na base do cérebro. O corpo pienal está localizado no diencéfalo, próximo ao centro do cérebro. Os ovários estão localizados nas proximidades de parede pélvica lateral em cada lado do útero. Os testículos estão localizados na região anterior do períneo, logo por trás do pênis.
4º A tireoide ou tiroide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). É uma das maiores glândulas do corpo humano e tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas (no adulto).
Ela age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional. É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.
Comparada a outros órgãos do corpo humano é relativamente pequena ela. É responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo.
5º As paratireoides (para = ao lado) são glândulas endócrinas presentes, normalmente, nos polos superior e inferior da parte dorsal da glândula tireoide. Encontram-se em número de quatro, medem até seis milímetros em seu maior eixo e pesam cerca de 0,4 gramas. As glândulas paratireoides sintetizam o paratormônio, ou hormônio paratireoidiano, responsável por manter as concentrações de cálcio no sangue em equilíbrio
6º A glândula supra renal tem vários papéis metabólicos no corpo humano. Nossas duas glândulas supra renais podem ser encontradas na parte superior cada um dos nossos rins. Juntos, eles liberam os hormônios que nos ajudam a metabolizar, atuam na maturação sexual à medida que crescemos, além de responder ao estresse.
7º O pâncreas, uma importante glândula do corpo humano, é responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas. Por apresentar essa dupla função, essa estrutura pode ser considerada um órgão do sistema endócrino e digestório.
Com tamanho médio de 20 centímetros, o pâncreas está localizado no abdômen, em uma região atrás do estômago, entre o duodeno e o baço. Pesa cerca de 100 gramas e apresenta três regiões principais: a cabeça, o corpo e a cauda.
8º Localizada na base do crânio, a hipófise é protegida por uma estrutura óssea chamada sela túrcica. ... Do ponto de vista fisiológico, a hipófise é dividida anatomicamente e funcionalmente em duas partes distintas: o lobo anterior (adeno-hipófise) e o lobo posterior (neuro-hipófise).
9º A glândula pineal, também conhecida como conarium, epífise cerebral ou simplesmente pineal, é uma pequena glândula endócrina no cérebro dos vertebrados. A glândula pineal produz melatonina, um hormônio derivado da serotonina que modula os padrões de sono nos ciclos circadianos e sazonais. A forma da glândula se assemelha a uma pinha, daí o seu nome. A glândula pineal está localizada no epitálamo, perto do centro do cérebro, entre os dois hemisférios, escondida em um sulco onde as duas metades do tálamo se unem.
10º O ovário é um órgão par comparável a uma amêndoa com aproximadamente 3cm de comprimento, 2cm de largura e 1,5cm de espessura. Ele está situado por trás do ligamento largo do útero e logo abaixo da tuba uterina, sendo que seu grande eixo se coloca paralelamente a esta. Em virtude do 1/3 distal da tuba uterina normalmente estar voltada para baixo, o ovário toma uma posição vertical, com uma extremidade dirigida para cima e outra para baixo.
Comparada a amêndoa, uma borda seria anterior e outra posterior, o que condiciona para que uma face seja lateral e outra medial. A borda medial prende-se a uma expansão do ligamento largo do útero que recebe o nome de mesovário, e por isso é denominada de borda mesovárica, enquanto a borda posterior é conhecida por borda livre.
11º. Normalmente, os indivíduos do sexo masculino possuem dois testículos. Cada um apresenta-se envolto por uma grossa cápsula de tecido conjuntivo denso, denominada túnica albugínea. Esta última é espessada na superfície dorsal dos testículos para dar origem ao mediastino do testículo, do qual partem septos fibrosos. Estes, por sua vez, penetram no parênquima testicular dividindo-o em compartimentos piramidais, conhecidos como lóbulos do testículo. Estes septos são incompletos e, muitas vezes, ocorre intercomunicação entre essas estruturas. No interior de cada lóbulo estão presentes de túbulos seminíferos (de 1 a 4) que se alojam como novelos dentro de um tecido conjuntivo frouxo altamente vascularizado, tanto por vasos sanguíneos quanto por vasos linfáticos, além de nervos e células intersticiais, denominadas células de Leydig. Os túbulos seminíferos são responsáveis por produzirem os espermatozóides, enquanto que as células de Leydig por secretarem andrógeno testicular (testosterona).
Os testículos se desenvolvem retroperitonealmente na parede dorsal da cavidade abdominal. Durante o desenvolvimento do feto, eles migram e se alojam no interior da bolsa escrotal, ficando suspensos na extremidade do cordão espermático. Consequentemente a esta migração, cada testículo arrasta consigo um saco de membrana serosa, conhecido como túnica vaginal, oriunda do peritôneo. Esta túnica é composta por duas camadas: uma parietal exterior e uma visceral interna, que recobre a túnica albugínea nas porções laterais e anterior do testículo. O escroto apresenta um importante papel na manutenção da temperatura testicular, sendo que esta deve encontrar-se alguns graus abaixo da temperatura corporal para que desempenhe normalmente suas funções. O desenvolvimento testicular é quiescente até o início da puberdade, quando passa a realizar a espermatogênese. Deste modo, os testículos são pequenos até essa fase, quando crescem alcançando o tamanho adulto
_______________________________________________________________
12 - Conceituar o sistema tegumentar. sistema tegumentar é formado pela pele e por seus anexos. Ele atua para evitar a perda de água, impedir a entrada de micro-organismos, garantir a proteção contra a radiação ultravioleta, proporcionar a percepção sensorial, além de estar relacionado com a termo rregulação e a secreção de substâncias como suor e sebo.
13 - Descrever as características da pele, exemplificando as variações. A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável pela proteção, regulação da temperatura e sensibilidade do organismo. Dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Existem quatro tipos básicos de peles saudáveis: normal, seca, oleosa e mista. O tipo de pele é determinado pela genética. No entanto, o estado da nossa pele pode variar muito de acordo com fatores internos e externos
14-Citar as camadas da pele e suas características essenciais.
A pele consiste em três camadas: epiderme, derme e hipoderme (subcutânea). A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactériase da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas de células chamadas queratinócitos. A pele (cútis ou tez), em anatomia, é o órgão integrante do sistema tegumentar (junto ao cabelo e pelos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas), que tem por principais funções a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática e ainda conter terminações nervosas sensitivas.
15- Explicar a existência das impressões digitais
Impressões digitais são linhas salientes nas pontas dos dedos que têm apenas uma finalidade fisiológica: apreensão. Se elas não existissem, a pele seria lisa e não teríamos a aderência necessária para segurar objetos sem que escorregassem. Afinal, gêmeos univitelinos têm o mesmo DNA mas impressões digitais diferentes.
16- Definir tela subcutânea e cite suas características essenciais
Está situada logo abaixo da pele e é formada por tecido conjuntivo que varia do tipo frouxo ao denso nas várias localizações e nos diferentes indivíduos. A hipoderme não faz parte da pele, porém a fixa às estruturas subjacentes. A tela subcutânea, também denominada hipoderme, atua como reserva energética, proteção contra choques mecânicos e isolante térmico; rica em fibras e em células que armazenam gordura (células adiposas ou adipócitos).
17- Citar as glândulas da pele, sua localização, distribuição e função
 Sebáceas (que distribuem sebo ou óleo à superfície da pele) e as glândulas sudoríparas (que distribuem água e ácido láctico à superfície da pele) estão localizadas na derme. Estes fluidos combinam entre si para compor a camada hidrolipídica.
18- Explicar a coloração da pele.
A melanina é um pigmento biológico responsável por dar cor à pele. A coloração (pigmentação) é determinada pela quantidade de melanina na pele. Sem a melanina, a pele teria uma cor branco-pálida, com tons de rosa. desempenhando também papel protetor, pois filtra e absorve os raios ultravioleta.
20- Citar as partes componentes dos pelos.
 O pelo é uma estrutura queratinizada formada por três partes básicas: a cutícula, o córtex e a medula. Todos os mamíferos apresentam corpo coberto por pelo em alguma fase da vida.
21- Citar a localização e função do m. eretor do pelo
Localizado na porção superficial da derme. Um músculo diminuto, o eretor do pelo, é preso a cada folículo piloso e age sob o controle do sistema nervoso autônomo. Quando esses músculos se contraem, os pelos ficam eretos e os folículos são empurrados para cima, produzindo pequenas elevações na superfície da pele, que chamamos de arrepio.
22- Citar as partes componentes das unhas.
1- Lâmina ungueal: o que se convenciona chamar de unha; porção rígida e translúcida, composta de queratina. 2- Prega periungueal: a dobra de pele nos lados da unha. 3- Lúnula: a parte branca convexa do leito da unha.
23- Conceitue funcionalmente o sistema sensorial.
O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central.
24- Conceitue íris nos pontos de vista morfológico e funcional. 
A íris é um órgão interno que faz parte do globo ocular protegido pela córnea do olho. Sua função é controlar os níveis de luz, assim como faz o diafragma de uma câmera fotográfica. A pupila é a abertura para a entrada de luz que é controlada pela íris.
25- Conceitue retina nos pontos de vista morfológico e funcional.
A retina é o revestimento mais interno do olho, composta por milhares de células sensíveis à luz; é uma camada fina de células fotorreceptoras que recebem a luz. Essas células estão associadas a neurônios, capazes de converter a luz em impulsos nervosos, que são enviados ao cérebro através do nervo óptico. Detém um papel fundamental na formação de imagens, que serão projetas e depois enviadas para o cérebro, através de impulsos elétricos.
26- Conceitue lente nos pontos de vista morfológico e funcional
estrutura biconvexa, transparente, capas de produzir a refração de raios luminosos. está situada posteriormente à iris e presa aos processos ciliares pela zônula ciliar.
27- Conceitue órgão vestíbulo coclear nos pontos de vista morfológico e funcional. 
È o órgão não só da audição, mas também do equilíbrio, e compreende três partes: orelha externa, média e interna.
28- Conceitue funcionalmente o sistema sensorial. *
O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central.
29- Conceitue íris nos pontos de vista morfológico e funcional. 
A íris é um órgão interno que faz parte do globo ocular protegido pela córnea do olho. Sua função é controlar os níveis de luz, assim como faz o diafragma de uma câmera fotográfica.
30- Conceitue retina nos pontos de vista morfológico e funcional. 
Apresenta uma estrutura microscópica complexa para poder captar os estímulos luminosos. Contem uma expansão do nervo óptico. 
31- Conceitue lente nos pontos de vista morfológico e funcional. 
estrutura biconvexa, transparente, capas de produzir a refração de raios luminosos. está situada posteriormente à iris e presa aos processos ciliares pela zônula ciliar. 
32- Conceitue órgão vestíbulo coclear nos pontos de vista morfológico e funcional. 
é o órgão não só da audição, mas também do equilíbrio, e compreende três partes: orelha externa, média e interna. 
33- Conceitue ouvido externo nos pontos de vista morfológico e funcional. 
compreende o pavilhão, ou aurícula, e o meato acústico externo, canal que se estende até a membrana timpânica. esse canal, cartilaginoso no terço lateral e ósseo nos dois terços mediais, é revestido internamente por pele, rica em glândulas ceruminosas.
34-Conceitue membrana do tímpano nos pontos de vista morfológico e funcional. 
lâmina conjuntiva flexível situada entre a orelha externa e orelha média
35- Conceitue ouvido médio nos pontos de vista morfológico e funcional. 
é uma pequena cavidade cheia de ar e separada da orelha externa pela membrana do tímpano. o principio da audição repousa na utilização de estímulos sonoros que fazem vibrar a membrana do tímpano e dão inicio aos impulsos nervosos que devem ser conduzidos pela porção coclear do v. vestibulococlear até as áreas auditivas do cérebro.
36- Conceitue tuba auditiva nos pontos de vista morfológico e funcional. 
faz comunicação com a faringe. esta comunicação permite estabelecer igualdade de pressão atmosférica em ambas as faces da membrana do tímpano, condição especial para o seu bom funcionamento.
37 - Conceitue ouvido interno nos pontos de vista morfológico e funcional. 
O ouvido interno é a parte mais profunda do ouvido, composto pela cóclea e pelo aparato vestibular.

Continue navegando