Buscar

MULTICULTURALIMO PROVA 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	A Modernidade é um tema que se encontra presente nas discussões promovidas pelas Ciências Sociais. Aliás, a maior parte das disciplinas consideradas neste campo surgem com os desdobramentos da própria Modernidade. Um dos autores que tratou dos efeitos modernos na sociedade foi o sociólogo alemão Max Weber. A respeito da relação entre modernidade e sociedade em Weber, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A modernidade indica que tudo o que é sólido se desmancha no ar, sejam práticas ou instituições, indicando o caráter ilusório e incompleto do projeto da modernidade e do sujeito social revolucionário.
	 b)
	A modernidade é percebida como novidade, como efêmero, transitório e contingente, marcado pela multidão e pelo anonimato frente à luta entre forças sociais modernas e antigas.
	 c)
	A modernidade é vista como uma época revolucionária, com a ascensão de uma nova classe social dominante, bem como um novo modo de produção, capaz de dissolver as velhas tradições.
	 d)
	A modernidade é uma marca ocidental, identificada pelo predomínio da racionalidade e da ciência, da burocracia e da monopolização da violência física através da consolidação do Estado Moderno.
	2.
	Atualmente, o termo etnia é empregado para explicar uma série de relações sociais entre indivíduos e grupos sociais. A etnia é uma noção alternativa de explicação social àquela representada pelo conceito de classe social. Segundo alguns pesquisadores, classe social não seria adequada para investigar algumas dinâmicas sociais contemporâneas, especialmente, no campo cultural. Sobre a insuficiência da categoria de classe social no contextos social de nossa época, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Com a difusão das universidades pelos cinco continentes, aumentando a participação de indivíduos ligados a grupos étnicos.
	 b)
	Com a emergência de novos grupos e culturas, a classe social não explica adequadamente a produção social da diferença e hierarquias sociais.
	 c)
	Com o final das duas guerras mundiais (1945), a social-democracia europeia permitiu o esfriamento e o fim da luta de classes.
	 d)
	Com relação à classe social no universo capitalista de hoje, existem apenas duas alternativas: o indivíduo é um burguês ou um proletário.
	3.
	Os negros e pardos compõem a maioria da população brasileira. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE -, divulgados em 2014, 53,6% da população se autoidentificaram nestas duas categorias. Essa percepção individual sobre o pertencimento racial deve-se, em partes, pelas ações do movimento negro brasileiro, surgido em 1978. Sobre o Movimento Social Negro no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) O Movimento Negro Brasileiro foi perseguido e proibido pelos governos da Ditadura Militar, estando afastados desde então do contexto e das lutas políticas.  
(    ) O movimento negro brasileiro é diverso, em sua maioria urbano, mas, ainda, incluindo grupos e movimentos rurais, de quilombolas e de comunidades tradicionais.  
(    ) O movimento negro brasileiro desenvolveu um tipo de organização social sustentada na presença e na figura do homem negro, desconsiderando a situação das mulheres negras.
(    ) O movimento negro brasileiro copiou os modelos de ação política realizados nos Estados Unidos por grupos similares, priorizando o conflito e a ação violenta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: IBGE, Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2014, Rio de Janeiro: IBGE, 2014.
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	4.
	As ideias de um mundo global não são novas. Elas começaram a ganhar forma no século XV. No entanto, o século XX assistiu à difusão e à radicalização desse fenômeno, em razão dos avanços tecnológicos, dos meios de transporte e do desenvolvimento capitalista. Sobre a globalização, analise as sentenças a seguir:
I- A globalização é um fenômeno multifacetado, originando diversos movimentos globais simultâneos, mas que tendem a ser reduzidos a sua dimensão econômica.  
II- A globalização tem como característica o fato de ser um fenômeno centrado nas relações econômicas entre os países e empresas multinacionais.  
III- A globalização ainda não se concretizou, sendo necessário eliminar as barreiras ao livre movimento de informações, mercadorias e pessoas entre os países.
IV- A globalização cultural diz respeito ao movimento de pessoas e grupos sociais entre as fronteiras dos países, causando grandes problemas sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	5.
	Uma das questões levantadas pelos estudos de gênero com relação ao mundo do trabalho é a invisibilidade do trabalho doméstico, realizado quase em sua maioria pelas mulheres. Sobre as razões dessa invisibilidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O trabalho doméstico é um dever de toda a mulher, sendo uma das tarefas necessárias para a boa administração do lar e da família.
	 b)
	O trabalho doméstico é um atividade prazerosa da família, sendo dividido entre todos os integrantes de um lar de maneira cooperada.
	 c)
	O trabalho doméstico realizado pela mulher é percebido pela sociedade capitalista como improdutivo, sem a geração de novos capitais.
	 d)
	O trabalho doméstico é realizado por profissionais contratados, sendo protegidas por meio da legislação trabalhista e carteira de trabalho.
	6.
	Quando o indivíduo supervaloriza sua própria cultura em relação às outras, julgando-as a partir de suas próprias referências éticas, morais e de seus valores, ocasionando uma postura de superioridade, hostilidade e, às vezes, até mesmo agressão. Estamos falando de que tipo de comportamento?
	 a)
	Etnocentrismo.
	 b)
	Individualismo.
	 c)
	Humanismo.
	 d)
	Relativismo.
	7.
	As mulheres brasileiras conquistaram o direito ao voto em 1932. Atualmente, elas compõem a maioria do eleitorado brasileiro, representando, em 2014, 52% do eleitorado nacional. Todavia, na legislatura 2014-2019, apenas 9,94% das Câmara dos Deputados foram ocupadas por mulheres eleitas, o que indica a existência de um problema de baixa representatividade feminina nos corredores da política em Brasília. Acerca das implicações da baixa representatividade das mulheres na política brasileira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Libera as mulheres para que elas ocupem mais espaços de poder no mercado e na iniciativa privada.
(    ) Resulta em uma realidade política hegemonicamente masculina, com baixa participação feminina nas decisões políticas.
(    ) Implica na hiper-representação política do eleitorado masculino, fragilizando a democracia brasileira.
(    ) Permite que as mulheres se dediquem à casa, à educação doméstica e aos cuidados dos filhos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	O Iluminismo foi um movimento intelectual centrado na figura de filósofos, cientistas e pensadores que possuem responsabilidade e participação na criação das bases da Ciência Moderna. Foi nesse período de transição, com revoluções sociais, transformações políticas e econômicas que se fortaleceram ideias. A respeito das ideias iluministas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Elas estimularam novas formas de criação artísticas.
(    ) Elas defenderam a igualdade entre os indivíduos numa sociedade.
(    ) Elas estimularam o nascimento de um ideal de liberdade de pensamento.
(    ) Elas estimularam o avanço do mercantilismo e do monetarismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	
	Zygmunt
Bauman faz uma reflexão a respeito da modernidade e suas mudanças contemporâneas. Uma das preocupações de Bauman apontadas é o impacto dessas transformações nas identidades coletivas e individuais. Para o autor da tese da modernidade líquida, atualmente, as identidades se encontram sob pressão dos movimentos de fragmentação e de individualização difundidos pela globalização e pelo capitalismo. Sobre as tensões que pairam em torno das identidades de nossa época de modernidade líquida, segundo a análise de Bauman, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: VECCHI, Benedetto. Introdução. In: BAUMAN, Zygmunt; VECCHI, Benedetto. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
	 a)
	As identidades contemporâneas têm sido colocadas de lado na discussão política, revelando a insignificância desse tema nos debates identitários atuais para os indivíduos em suas relações sociais cotidianas.
	 b)
	As identidades contemporâneas encontram-se abaladas pela diminuição da importância ou pelo colapso de instituições comuns da modernidade sólida, como o Estado ou o trabalho industrial.
	 c)
	As identidades contemporâneas são formadas a partir da influência do essencialismo identitário, se ressaltando as ideias de que a identidade de uma pessoa sintetiza "aquilo que se é".
	 d)
	As identidades contemporâneas encontram-se sob suspeitas, estimuladas pelo retorno da tradição e, também, pela imposição de uma sociedade de controle, vigiada e planejada de cima para baixo.
	 *
	Observação: A questão número 9 foi Cancelada.
	10.
	Os estudos étnicos, raciais, de gênero ou identitários visam à compreensão de como são construídas e reproduzidas as diferenças, sejam elas individuais ou grupais, revelando o caráter cultural dessas construções sociais. As análises desse campo apontam para o perigo da naturalização das diferenças que justificam a manutenção das desigualdades e das hierarquias sociais. Qual o sentido presente na ideia de 'naturalização' das relações sociais?
	 a)
	De que o papel da natureza nas relações sociais perdeu espaço para a industrialização e a urbanização características dos séculos XIX e XX.
	 b)
	De que não há nenhuma evidência que afirme que características físicas, como a cor da pele, o formato do olho, por exemplo, possam implicar em diferenças comportamentais.
	 c)
	De que as relações sociais possuem um sentido essencialista, isto é, que as diferenças, as hierarquias e as desigualdades sempre existiram e continuaram a existir na forma como são percebidas.
	 d)
	De que, em um grupo humano, as características étnicas ou culturais são mais determinantes que as características biológicas de seus membros.
	11.
	(ENADE, 2011) Em finais do século XIX, com o fortalecimento do movimento abolicionista e as críticas crescentes à monarquia, uma série de modelos e teorias começavam a chegar no Brasil. Positivismo, evolucionismo, determinismos e darwinismo social transformavam-se em instrumentos de batalha nas mãos das novas elites intelectuais. A respeito do uso das teorias mencionadas como instrumentos de batalha intelectual em finais do século XIX no Brasil, conclui-se que:
FONTE: SCHWARCZ, L. M. Racismo à brasileira. Apud: CODATO, A.; LEITE, F. Classe Social. In: ALMEIDA, H. B.; SZWAKO, J. (Orgs.). Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009.
	 a)
	A mobilização do positivismo, evolucionismo e darwinismo pelas elites intelectuais do período permitiu a superação da naturalização das diferenças sociais presente no senso comum.
	 b)
	A ênfase dada à interpretação racial na formação da nação brasileira e na leitura sobre suas potencialidades futuras teve como consequência a desqualificação de temas como a cidadania e a igualdade social.
	 c)
	Preponderou a perspectiva liberal europeia, que orientou a instauração da República e a defesa dos princípios de igualdade e cidadania.
	 d)
	O tema do branqueamento racial favoreceu o movimento de instauração da República e dos princípios de igualdade, liberdade e cidadania.
	12.
	(ENADE, 2017) A imigração haitiana para o Brasil passou a ter grande repercussão na imprensa a partir de 2010. Devido ao pior terremoto do país, muitos haitianos redescobriram o Brasil como rota alternativa para migração. O país já havia sido uma alternativa para os haitianos desde 2004, e isso se deve à reorientação da política externa nacional para alcançar liderança regional nos assuntos humanitários. A descoberta e a preferência pelo Brasil também sofreram influência da presença do exército brasileiro no Haiti, que intensificou a relação de proximidade entre brasileiros e haitianos. Em meio a esse clima amistoso, os haitianos presumiram que seriam bem acolhidos em uma possível migração ao país que passara a liderar a missão da ONU. No entanto, os imigrantes haitianos têm sofrido ataques xenofóbicos por parte da população brasileira. Recentemente, uma grande das grandes cidades brasileiras serviu como palco para uma marcha anti-imigração, com demonstrações de um crescente discurso de ódio em relação a povos imigrantes marginalizados. Observa-se, na maneira como esses discursos se conformam, que a reação de uma parcela dos brasileiros aos imigrantes se dá em termos bem específicos: os que sofrem com a violência dos atos de xenofobia, em geral, são negros e têm origem em países mais pobres.
A partir das informações do texto, conclui-se que:
FONTE: SILVA, C. A. S.; MORAES, M. T. A política migratória brasileira para os refugiados e a imigração haitiana. Revista do Direito, Santa Cruz do Sul, v. 3, n. 50, p. 98-117, set/dez. 2016 (adaptado).
	 a)
	O processo de acolhimento dos imigrantes haitianos tem sido pautado por características fortemente associadas ao povo brasileiro: a solidariedade e o respeito às diferenças.
	 b)
	O acolhimento promovido pelos brasileiros soa imigrantes oriundos de países do leste europeu tende a ser semelhante ao oferecido aos imigrantes haitianos, pois no Brasil vigora a ideia de democracia racial e do respeito às etnias.
	 c)
	As reações xenófobas estão relacionadas ao fato de que os imigrantes são concorrentes diretos para os postos de trabalho de maior prestígio na sociedade, aumentando a disputa por boas vagas de emprego.
	 d)
	A crescente onda de xenofobia que vem se destacando no Brasil evidencia que o preconceito e a rejeição por parte dos brasileiros em relação aos imigrantes haitianos é pautada pela discriminação social e pelo racismo.
Prova finalizada com 9 acertos e 3 questões erradas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando