Buscar

Rational Unified Process: Processo de Desenvolvimento de Software

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Criado na década de 90 (da Objectory (ver Jacobson, 1990), e usando o conceito de Modelo Espiral (ver Boehm, 1988)) como uma solução para o atual modelo de desenvolvimento de software ("cascata"), o Rational Unified Process (RUP) é um processo / produto iterativo, incremental e customizável de engenharia de software, originalmente desenvolvido e comercializado pela Rational e pertence à IBM desde 2003.
Ao definir os métodos de marketing de "processo" e "produto" (dependendo do suporte, atualizações, etc.), o RUP fornece a atribuição de tarefas e responsabilidades entre a equipe de desenvolvimento de maneira disciplinada. Seu principal objetivo é garantir que o software de alta qualidade que atenda às expectativas e necessidades dos usuários finais seja produzido dentro de um prazo e orçamento aceitáveis ​​para o patrocinador.
Horizontal: De acordo com o processo do projeto, eles representam o ciclo de vida do projeto, ou seja, todos os aspectos do ciclo de vida do processo de engenharia de sistema. Esta dimensão mostra os aspectos dinâmicos do processo, suas etapas, interações e marcos.
Vertical: representa um grupo lógico de atividades realizadas ao longo do tempo. Essa dimensão mostra o aspecto estático do processo, que será composto por disciplinas, atividades, processos, artefatos e funções.
Isso significa que para o RUP, o aspecto mais importante do desenvolvimento de software (ou seja, o aspecto relacionado ao maior risco do projeto de desenvolvimento) está intimamente relacionado à arquitetura, porque ele mesmo define a arquitetura como "Você não pode mais tirar nada do sistema mas você ainda entende e explica como funciona ". Portanto, devemos considerar os requisitos arquitetônicos do projeto como o núcleo do desenvolvimento.
Além disso, quando dizemos que o RUP é movido por casos de uso, mostramos que para resolver o problema (o maior e único motivo para a criação de um sistema), devemos primeiro entender esse problema da melhor maneira, dividi-lo e organizá-lo de alguma forma Os proprietários do projeto (todas as partes interessadas) que participam do sistema podem entender a situação. Para realizar essas atividades, o RUP encontra uma solução em UML: casos de uso e seus participantes.
O RUP trata o desenvolvimento de software de uma maneira iterativa e incremental, ou seja, substitui o modelo clássico de desenvolvimento em cascata (Waterfall) para uma abordagem um pouco mais dinâmica, dividida em iterações, onde, dentro de cada iteração, teremos a execução de cada uma de suas Disciplinas.

Continue navegando