Buscar

Trabalho epi2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

As questões abaixo devem ser respondidas de forma rigorosamente individual. A reprodução de conteúdo de outro colega implicará perda dos pontos. Os critérios de correção das respostas leva em consideração o acesso às aulas em regime remoto, o acesso aos textos e o tempo disponível para a realização.
1) Exponha detalhadamente as funções e objetivos da UNCTAD, as principais realizações e os motivos da perda do seu poder. (8 p.)
     A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), criada em 1964, é um órgão da Assembleia Geral da ONU que visa promover a integração dos países em desenvolvimento na economia mundial. Isto posto, ela atua criando um fórum de tomada de decisões intergovernamentais, ampliadas por meio de discussões  e trocas de experiências, as quais irão se desenvolver através de pesquisas, análises de políticas e obtenção de dados, de forma a atender as necessidades específicas dos países emergentes. 
    À vista disso, uma das principais funções da UNCTAD é acelerar o desenvolvimento econômico através do comércio internacional , baseando-se em medidas que irão salvaguardar os interesses dos países periféricos que fazem parte do comércio internacional, de forma a lidar com as falhas de mercado, principalmente no comércio de commodities e na criação de políticas estatais para atingir esse objetivo. Isto posto, tem como segunda função a formulação de políticas e princípios para o comércio internacional e problemas relacionados ao desenvolvimento econômico, encarregando-se de formular leis que irão guiar as políticas e ações dos Estados nessas questões. Ademais, também foi concedida a UNCTAD o papel de adotar mecanismos de negociação e instrumentos jurídicos multilaterais de comércio para o estabelecimento de acordos e medidas de apoio aos países, a exemplo os acordos de commodities. 
      Outro ponto que é válido ressaltar é o papel da UNCTAD como um centro de controle do comércio e políticas de desenvolvimento de governos e grupos regionais.Desse modo, seus Estados-membros devem submeter-se a discutir suas políticas comerciais e de desenvolvimento dentro dos fóruns de discussão,sendo um dos pontos de um desses fóruns a questão das implicações de políticas macroeconômicas de países desenvolvidos para economias de países subdesenvolvidos e para o comércio internacional.
     Por conseguinte, outra função atribuída à UNCTAD é de revisão e coordenação de atividades de outras instituições que fazem parte do sistema ONU dentro da área de comércio internacional e desenvolvimento econômico. Nesse ponto, os debates trataram de questões relacionadas ao comércio, finanças, endividamento externo, criação de recursos de produção para exportação, incluindo industrialização,transporte,seguro,transferência de tecnologia, desenvolvimento de recursos tecnológicos, dentre outros.
      Nessa perspectiva, durante seu funcionamento a UNCTAD obteve várias realizações, dentre elas se destacam a ajuda prestada ao FMI na expansão do seu mecanismo de financiamento compensatório,auxiliando na manutenção da liquidez internacional controlada pelo FMI; figurou a discussão do Banco Mundial em Financiamento Suplementar, o qual teve implicações de longo alcance para a estratégia que o banco adotou logo em seguida, apoiando o desenvolvimento em países desenvolvidos; criação do Clube de Paris e de medidas para aliviar os débitos; o primeiro sistema generalizado de preferências (GSP) ; promoveu alguns fóruns para negociar alguns acordos de commodities através do seu Programa integrado para Commodities(IPC). 
       Por fim, a UNCTAD perdeu parte de sua influência devido ao fato de que perdeu o seu papel de negociador, sendo transformada em apenas uma alternativa de construção de consenso; diminuiu gradativamente a sua capacidade de pesquisa e análise;  não é capaz de propor uma abordagem global integrada e abrangente para o desenvolvimento; deve estar em conformidade com  a ordem mundial, não sendo possível questionar suas deficiências e incapacidades, logo seu papel foi reduzido à ajudar os países em desenvolvimento a se integrarem na economia mundial de formas desiguais, obtendo o máximo de vantagem da globalização e seu processo de liberalização.
 
2) Explique os principais temas de cunho teórico ou doutrinário da CEPAL. (8 p.)
 
a) Sistema centro-periferia
b) Hipótese Prebisch-Singer
c) Tendência ao desequilíbrio do Balanço de Pagamentos
 
       Ao analisar a economia global, é possível perceber a existência de acentuada desigualdade no nível médio de renda e na qualidade de vida dos indivíduos em países produtores e exportadores de produtos primários, em comparação com os países que possuem sua base de produção industrial. Diante disso, é perceptível que o progresso técnico não se desenvolveu com equidade,uma vez que as vantagens comparativas de mercado não beneficiaram a todos. 
A partir dessa questão, Raúl Prebisch concebeu a teoria centro-periferia,na qual considera que a condição de periferia do sistema capitalista foi resultado de um desenvolvimento desigual, em que um estado primário de um país, declarado pelas análises comparativas dos níveis de renda, poupança e investimento e, comprovado pelo desenvolvimento de um outro país, perpetuava ou ampliava as condições de subdesenvolvimento de outra região.Em contrapartida, os países que compõem o centro do sistema, a produtividade média do trabalhador na produção de manufaturados representavam grande parte do produto nacional comparado com países da periferia, que era marcada pelo atraso da estrutura produtiva. 
   Nessa perspectiva, a Hipótese Prebish- Singer aponta a desigualdade de preços das commodities em relação aos produtos manufaturados, fato este que faz com que as economias que dependem da produção de produtos primários se encontrem em uma posição no sistema centro-periferia que irá reforçar sua posição periférica, tendo em vista as desigualdades estruturais existentes.
     Por conseguinte, há uma maior tendência ao desequilíbrio da Balança de Pagamentos em países periféricos tendo em vista que devido às desigualdades existentes, estes dependem da importação bens duráveis, tecnológicos e de maior valor agregado no mercado internacional,dependendo de países centrais para obter tais produtos. Nesse caso, quando há um aumento das importações desses produtos decorrente do aumento da demanda interna, pode vir a ocorrer um desequilíbrio na balança de pagamentos. 
3) Para os países que adotaram a política desenvolvimentista, explique como os resultados econômicos e sociais na década de 1980 contribuíram para que a 2a. geração de desenvolvimentistas criasse um novo e distinto substrato teórico e analítico. (8 p.)
     Tendo em vista o contexto de crises e instabilidades do sistema financeiro internacional durante a década de 1980,no qual os países passaram por baixas taxas de crescimento e altas taxas de inflação, o paradigma neoliberal começa a se consolidar tecendo críticas ao fato de que a inflação e o baixo crescimento econômico seria resultado do poder excessivo dos sindicatos, que pressionavam o Estado por gastos sociais crescentes, além do aumento da tributação sob o capital privado. Diante disso, acreditava-se que o Estado estava sobrecarregado, sendo necessário a reformulação de políticas de estabilização, liberalização, desregulamentação e privatização. 
      Nesse ponto, a segunda geração acreditava que uma economia subdesenvolvida estava ligada a um Estado grande, negativo e explorador. Assim sendo, os governos foram pressionados para a criação de um sistema de preços de mercado para remover as distorções de preços e equiparar com os preços do mercado internacional, de modo que a intervenção governamental seja substituída pelo mercado. Isto posto, os teóricos da segunda geração acreditam que as economias devem se especializar em produtos que possuem mais eficiência em produzir, buscando assim vantagens comparativas no plano internacional. 
       Por conseguinte, através do enfoque microeconômico, o investimentoprivado no setor de pesquisa e as inovações no setor tecnológico, seria possível a formação de novos conhecimentos, bem como seria responsável pela formação endógena de capital humano. Logo, por meio da competição imperfeita, a perspectiva de lucros monopolistas leva à inovação e, além disso, o conhecimento ou a informação quando desenvolvidos,podem ser usados várias vezes e de diferentes formas, sem nenhum custo adicional.

Outros materiais