Buscar

Gêneros Discursivos e Variações Linguísticas no Brasil

Prévia do material em texto

Ao longo da unidade estudamos sobre os gêneros discursivos e como eles afetam diretamente as relações humanas e de comunicação no que diz respeito ao uso da língua. Sabemos que diversos fatores influenciam diretamente na maneira como um indivíduo se comunica, e isso varia de acordo com sua cultura, criação, meio em que vive, situação classe econômica e nível de escolaridade.
O Brasil é um país de grande extensão e, dessa forma, permite que existe uma grande pluralidade de povos. Estes, mesmo falantes da Língua Portuguesa, continuam tendo suas próprias maneiras de falá-las ou expressá-las.
Sabemos ainda que os gêneros discursivos sofrem variações quanto ao uso da língua formal ou informal. Um mesmo indivíduo pode abarcar em sua comunicação diferentes variações, como, por exemplo, quando este tem que se expressar durante uma reunião de trabalho (língua formal) ou em uma comemoração com amigos (língua informal).
Diante deste contexto, identifique diferentes gêneros discursivos presentes na nossa língua e como eles se transformam de acordo com o emprego em diferentes contextos sociais e geográficos de comunicação, verificando em qual campo estes gêneros se alocam mais tipicamente, se no formal ou no informal.
A partir dessa reflexão, então, eleja uma região do Brasil e cite alguns exemplos de atos de preconceito linguístico que os povos da região sofrem e o que isso reflete na em sua vivência e comunicação na sociedade, articulando com sua exposição acerca dos gêneros discursivos.​
Olá MONA.
Para responder a questão, envie um arquivo ou escreva sua resposta na caixa de texto abaixo.
Formato de arquivos aceitos: doc, docx, odt, pdf, rtf ou txt. Tamanho máximo: 5mb.
Importante: será aceito apenas uma submissão para essa atividade.
Escolher arquivo Nenhum arquivo selecionado
Mikhail Baktin conceitua que os indivíduos recorrem a gêneros discursivos para interação com o outro e para que essa comunicação ocorra, a escolha de qual gênero discursivo será usado vai depender da necessidade do indivíduo que realiza a comunicação. 
Desta forma os gêneros discursivos são a base para o ensino da nossa língua portuguesa e uma vez que todo texto se concentra em um determinado gênero para chegar a uma determinada função comunicativa, ele irá mudar de acordo com o ambiente e a necessidade envolvida.
Podemos citar um exemplo de um jovem de 20 anos que no seu local de trabalho em um escritório, por mais que use os regionalismos da sua cidade ou estado, irá usar uma linguagem formal. Esse mesmo jovem poderá usar gírias ou expressões coloquiais para falar com amigos. Se falarmos de da cidade de São Paulo podemos entender que a expressão “mano” será comumente usada em um ambiente informal para se referir a um outro indivíduo. O mesmo não ocorrerá no ambiente formal de trabalha, onde a expressão você será usada.
O Brasil é um país de dimensões continentais, por isso sabemos que cada região terá seus regionalismos, maneirismos e até mesmos gestos próprios a serem usados em cada situação, seja ela formal ou informal.

Continue navegando