Buscar

DISCURSIVA - Fundiçao e proc siderurgicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para o caso da moldagem em areia seca, as areias de fundição devem ser misturadas com aditivos orgânicos, para que após a secagem em estufas ou ainda por processos em que a cura ocorre a frio, o molde possa se constituir de características como maior rigidez, melhor forma geométrica e precisão dimensional e também em alguns casos, a possibilidade de produção de volumes maiores de peças fundidas.
Diante do exposto, explique porque é comum dizer que tanto o molde quanto o modelo não são permanentes no processo por cera perdida.
Resposta:
O processo de fundição em moldagem por cera perdida se faz com o enchimento dos moldes pela ação da gravidade, nele os modelos são obtidos através da prensagem da cera em matrizes metálicas e com isso, os modelos apresentam maior precisão dimensional e de forma, podendo obter peças com mínimos detalhes e um excelente acabamento. O processo consiste em montar os modelos de cera que será envolvida por uma areia preparada conhecida como lama refrataria, onde o aquecimento faz com que a cera derreta e libere os espaços para receber o metal liquido, e daí o termo "cera perdida". Quando o metal é solidificado, o molde se torna inutilizável após a retirada da peça.

Continue navegando