Buscar

AULA DE QUÍMICA (7)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira
Atividade – 9ª Semana
	Nome do/a Professor/a: Aline dos Santos Silva
	Disciplina: Química
	Nome do/a Estudante: 
	Turma: 3ª Série A/B
	Eixo Bimestral: Saúde e Economia
INTRODUÇÃO DA ATIVIDADE
Olá, Estudante!
Vamos estudar o eixo Saúde e Economia. Nessa semana iremos conversar sobre a Vitamina C: sua história e sua importância para nossa saúde, além de curiosidades. Esse assunto irá abrir espaço para tratarmos dos conceitos Químicos inclusive que caem no Enem de forma mais contextualizada buscando facilitar sua compreensão. 
Vamos lá?! 
TEXTO
À procura da vitamina C: utilizando a interdisciplinaridade no ensino de química
A vitamina C é necessária para o reparo e para o crescimento de todas as partes do nosso corpo. É importante na fabricação do colágeno uma proteína presente na pele, nos ossos, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos, e processo de cicatrização. Sem a vitamina C as cartilagens, ossos e dentes perderiam sua integridade. As principais fontes de vitamina C estão nas frutas e nas leguminosas verdes escuras.
 Nosso corpo precisa de 13 vitaminas diferentes, sendo capaz de produzir apenas uma, a vitamina D. Sendo assim, todas as outras 12 vitaminas precisam,  obrigatoriamente, ser obtidas através da dieta alimentar.
A vitamina C corresponde ao grupo das vitaminas Hidrossolúveis. Isto significa que ela não se armazena no corpo, sendo eliminada em pequenas quantidades através da urina. Por este motivo, é importante a sua administração diária, já que é mais fácil que se esgotem as suas reservas do que as das outras vitaminas (lipossolúveis).
Quantidade necessária para ingestão diária
Adolescentes
Meninas 14-18anos: 65mg/dia
Meninos 14-18anos: 75mg/dia
Crianças
0-6meses: 40mg/dia
7-12meses: 50mg/dia
1-3anos: 15mg/dia
4-8anos: 25mg/dia
9-13anos: 25mg/dia
Adultos
Homens a partir dos 19: 90mg/dia
Mulheres a partir dos 19: 75mg/dia
	
Em 1593, a equipagem de um navio inglês a caminho da Índia escapou da doença, porque o capitão colocava diariamente na bebida de seus marinheiros algumas gotas de suco de limão. Esta prática foi institucionalizada em toda a marinha inglesa depois do notável “Tratado sobre o Escorbuto”, escrito em 1753 pelo escocês James Lind (1716-1794), médico da Royal Navy (Marinha Britânica) de 1739 a 1748. O escorbuto é uma doença causada por uma grave deficiência de vitamina C na dieta. As pessoas que não incluem frutas e vegetais suficientes na dieta correm mais risco. A doença foi um fator limitativo nas grandes navegações marítimas, nas quais era frequente causar um grande número de vítimas mortais. Entre os séculos XVI e XIX, assumia-se que em cada viagem cerca de metade dos marinheiros morreria de escorbuto.
A vitamina C fortalece o sistema imunológico e aumenta a resistência a infecções, gripes e resfriados; Afasta problemas no trato respiratório, pois estimula a formação de macrófagos, células que englobam e depois eliminam as bactérias do mal. No entanto, a vitamina C apenas evita a gripe e resfriados, mas não acaba com os mesmos.
PERGUNTAS
Com base no texto lido acima e de acordo com seus conhecimentos previos sobre o tema, responda:
1. Nosso corpo é capaz de produzir a vitamina C?
2. Vitamina C é bom para evitar gripes e resfriados?
3. Se estiver gripado a vitamina C combate a gripe?
4. De acordo com texto qual a quantidade de vitamina c que você precisa injerir todos os dias?
5. Por que a vitamina C não fica armazenada no nosso organismo por muito tempo?
6. Explique a importância da descoberta da vitamina C na época das Grandes Navegações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando