Buscar

A Síndrome de Burnout

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Síndrome de Burnout, que ocorre quando o indivíduo se sente exausto devido ao estresse excessivo provocado pelo trabalho, exige que o paciente descanse para aliviar os sintomas, como dores de cabeça, palpitações e dores musculares, por exemplo. A síndrome é desenvolvida, principalmente, quando os profissionais são expostos a condições de trabalho desgastantes e pode causar muitos prejuízos, tanto para a empresa, quanto para o funcionário.
Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como “(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional”.É como se o corpo e a mente colocassem um ponto final: “Agora chega!”
Um cansaço devastador revela falta absoluta de energia. Todas as reservas estão esgotadas. No trabalho, a pessoa, antes competente e atenciosa, liga o “piloto automático”.No lugar da motivação, surgem irritação, falta de concentração, desânimo, sensação de fracasso.
Esses são indícios de uma doença cruel e de difícil diagnóstico que avança nos hospitais, nas empresas, escolas…A síndrome de burnout, ou esgotamento profissional, decorre de stress prolongado no trabalho.O termo em inglês significa estar chamuscado, queimado, calcinado por um fogo que se alastra como numa floresta.
O termo burnout, que só se aplica no ambiente laboral, foi criado pelo psicanalista americano Herbert Freudenberger em 1974 para descrever o adoecimento que observou em si mesmo e em colegas. A síndrome de burnout acomete muitos enfermeiros, psicólogos, professores, policiais, bombeiros, carcereiros, oficiais de Justiça, assistentes sociais, atendentes de telemarketing, bancários, advogados, executivos, arquitetos e jornalistas.
Com a ala feminina no alvo principal. “Num grupo de mil profissionais, há 540 mulheres para 460 homens com burnout.
Elas são mais afetadas porque não se lembram de seguir a orientação das aeromoças: colocar em si mesmas a máscara de oxigênio antes de ajudar os outros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando