Buscar

As Maiores Penínsulas da Europa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Península Escandinava 
A Península Escandinava é uma península do Norte da Europa, formada pela Noruega, pela Suécia, e pelo noroeste da Finlândia.  
É a maior península da Europa, com uma área aproximada de 700.000 km², e um comprimento de 1.850 km. Supera em dimensão a Península Ibérica, a Península Itálica e a Península dos Balcãs.  
Está rodeada a Norte pelo Oceano Glacial Ártico, a Oeste pelo Mar da Noruega e pelo Mar do Norte, e a Sul e a Leste pelo Mar Báltico. O Mar do Norte e o Mar Báltico estão ligados pelos estreitos de Escagerraque, Categate e Öresund, separando a Noruega e a Suécia da Dinamarca.  
· Península Jutlândia 
A Jutlândia é uma península da Dinamarca e o extremo norte da Alemanha. A porção dinamarquesa tem 29 775 km² e uma população de 2.513.601 habitantes (2007).
A Jutlândia estende-se entre o rio Eider, no extremo norte da Alemanha, e o cabo Skagens Rev, estando separada da Noruega pelo Escagerraque e da Suécia pelo Categate. A Jutlândia é muito plana, alcançando apenas 173 metros no Yding Skovhoej. No centro há a destacar os lagos Julsø e Møssø. A região setentrional (ilha de Vendsyssel-Thy) está separada do resto pelo fiorde de Lim. A Jutlândia é banhada pelos rios Gudena, Skjern, Storå e Varde, e suas cidades mais importantes são Århus, Ålborg, Esbjerg, Randers, Kolding, Horsens e Vejle.
A península da Jutlândia é famosa por exportação de produtos farmacêuticos, motores, peixes e laticínios. 
· Península Ibérica 
A Península Ibérica é uma porção de terras situada no extremo sudoeste da Europa e é a segunda maior península do continente, com aproximadamente 580.000 km², atrás apenas da Península Escandinávia. Compreende os países de Portugal, Espanha e Andorra, uma pequena fração do território francês e o território britânico de Gibraltar.
A Península Ibérica é então cercada pelo Oceano Atlântico ao norte, oeste e sudoeste, enquanto o litoral sul e sudeste é banhado pelo Mar Mediterrâneo. Sua ligação com o continente europeu, ou seja, seu “istmo” é marcada pela presença da cordilheira dos Pirineus, na fronteira com a França. A porção mais ao sul da península é separada do continente africano por apenas 14 quilômetros. A Punta de Oliveros em terras espanholas é dividida pelo Estreito de Gibraltar das terras de Punta Cires, em território marroquino, na África. 
Os aspectos físicos do clima e vegetação das terras ibéricas são influenciados pela proximidade com o mar mediterrâneo, especialmente nas regiões costeiras. A porção central da península possui características de vegetação condicionadas à altitude, podendo apresentar floresta de coníferas e vegetação rasteira. O clima, da mesma forma que a vegetação, é predominante mediterrâneo. Possui quatro estações bem definidas, resguardando especificidades locais influenciadas por fatores como a distância da costa, características do relevo e ação de massas de ar oceânicas ou continentais. 
· Península Itálica 
O sul da Europa conta com três penínsulas, e uma delas é a Península Itálica, também conhecida como Península Apenina. Está localizada entre a Península Balcânica e a Península Ibérica, e 93% de seu território pertence à Itália, sendo o restante de quatro estados independentes, a saber Cidade do Vaticano, Principado do Mônaco, República de Malta e República de San Marino.
Localizada no Mar Mediterrâneo, ao sudoeste da Europa, a Península Itálica tem o formato de uma bota e é limitada ao norte pelos Alpes, ao sul pelo Mar Jônico, ao leste pelo Mar Adriático e à oeste pelo Tirreno. Seu relevo apresenta duas cadeias montanhosas, sendo que ao norte estão os Alpes. Marcada por mares, lagos, rios, montanhas e planícies, a península conta com duas ilhas consideradas as maiores do mar Mediterrâneo, que são Sicília e Sardenha. Somente uma porcentagem aproximada de 20% é planície, sendo, portanto, predominantemente montanhosa, mas também há porções vulcânicas.
Justamente por ser rica em montanhas, a Península conta com rios mais curtos, sendo que o mais longo deles conta com aproximadamente 650 km, desaguando no Mar Adriático, assim como Adige, o segundo mais longo, que tem 410 km de extensão. Há uma presença muito forte de lados, sendo, pelo menos, mil deles, cuja origem é glacial, vulcânica ou costeira.
A Península Itálica encontra-se sobre a divisão entre duas placas tectônicas, a Placa da Eurásia e a Placa Africana, sendo, portanto, muito propensa a terremotos e atividades vulcânicas. Na região encontram-se muitos vulcões, sendo que o mais famoso é o Vesúvio, seguido do Etna, este ainda em atividade. 
· Península Balcânica 
Balcãs ou Península Balcânica é uma porção do território europeu localizada na porção sudoeste do continente. A sua extensão territorial é de aproximadamente 550 mil quilômetros quadrados.
O território balcânico está circundado pelos mares: Adriático, Jônico, Egeu, Mármara e Negro. Além das fronteiras com os mares a Península Balcânica também faz fronteira com o Oriente Médio.
É banhado pelos rios Danúbio, Kuava, Morava e Maritsa. 
É composto, atualmente, pelos seguintes países: Albânia, Bósnia Herzegovina, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Grécia, Macedônia, Montenegro, Romênia, Sérvia, Turquia (parte europeia da Turquia).
O território balcânico é fortemente influenciado por seu relevo montanhoso, o nome dado à região tem origem na palavra “Balcã”, que significa montanha em turco.
Na península balcânica também apresenta relevo de planícies, formadas pela influência do mar e pelos rios que percorrem esse território. 
Entretanto, a característica marcante do relevo balcânico são suas cordilheiras. Destacam-se:
Os Alpes Dináricos que chega a medir 2.525 metros de altitude no Pico Durmitor. Cadeia montanhosa situada a oeste da península, tem sua origem equivalente à dos Alpes Suíços e Austríacos.
A Cordilheira dos Balcãs - O Monte Musala, na Bulgária, com 2.925 metros e o Monte Olimpo, na Grécia com 2.911 metros apresentam as maiores altitudes deste conjunto de montanhas. A vegetação e o clima predominantes na Península Balcânica são classificados como mediterrâneos, o clima que predomina na Península Balcânica é o mediterrâneo. O clima temperado e o frio de montanha também estão presentes, porém com menor frequência.
Assim como o clima balcânico, recebe influência do mar Mediterrâneo, a vegetação deste território também é fortemente condicionada pelo mar. A vegetação mediterrânea é caracterizada por pequenas árvores esparsas, ou seja, árvores distantes uma das outras, maquis e garrigues são espécies de plantas na vegetação mediterrânea. A população dessa região é caracterizada por grandes diferenças étnicas, culturais e religiosas. A população do território Balcânico é de aproximadamente 70 milhões de pessoas.

Continue navegando

Outros materiais