A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
APS AV1 - MIDIAS DIGITAIS

Pré-visualização | Página 1 de 1

Stéfane Gonçalves Goulart Barbosa
Matrícula: 2016102853
APS AV1 - MÍDIAS DIGITAIS
1. Assistir o vídeo “A Evolução dos Meios de Comunicação” (indicado como material complementar) e responder: 
1.1 O que motivou a evolução dos meios de comunicação?
O ser humano, desde seus primórdios, sempre buscou formas diferentes de se comunicar. Há séculos, a troca de informações foi o motivo pelo qual o homem foi aprimorando esses meios de comunicação ao longo da história, desde o surgimento da escrita nas paredes das cavernas até o ponto em que estamos hoje, com a internet a todo vapor, evoluindo e expandindo-se mais e mais a cada dia que passa e nos tornando cada vez mais dependentes dela em nossas vidas.
1.2 Qual foi a mídia mais relevante e a mais impactante para a humanidade?
A internet, na atualidade, já alcançou o status de mídia que mais revolucionou a vida do ser humano, individualmente e em sociedade, pois integrou todos os outros meios de comunicação em um só. É uma mídia extremamente poderosa, que evolui rapidamente comparada aos veículos do passado e transformou as relações, encurtando distâncias e aproximando pessoas mesmo que estejam em lados diferentes do mundo. A transformação e aprimoramento da internet seguem em pleno vapor, sendo assim impossível saber o tamanho e a importância que ela atingirá em poucos anos.
1.3 Qual a mídia mais popular na contemporaneidade?
A mídia mais popular na atualidade é definitivamente a internet. Há alguns anos ela vem competindo diretamente com a televisão nos lares, mas, segundo pesquisas recentes, conseguiu assumir rapidamente o primeiro lugar, tornando-se essencial para a vida de parte majoritária da população. O uso da internet vai desde o entretenimento até trabalho, além de uma de suas características fundamentais: o encurtamento de longas distâncias.
1.4 Qual a melhor maneira de definirmos a palavra mídia?
A mídia é caracterizada por ser um conjunto de meios de comunicação, que, consequentemente, passam uma mensagem. Etimologicamente, mídia vem do latim medium, que significa meio. Os meios de comunicação de massa, como telégrafo, telefone, rádio, televisão e internet, entre outros, são classificados como mídias.
2. O que é a “síndrome de Frankenstein” cunhada por Neil Postman (1983)?
A expressão “síndrome de Frankenstein” utilizada por Postman remete à invenção e o uso da tecnologia por parte do homem. Segundo ele, a tecnologia é volátil, incerta e pode acarretar sérios danos à humanidade, pois o homem cria a máquina e ela desenvolve consciência, ideias próprias e se torna imprevisível. O livro “Frankenstein ou o Prometeu moderno”, escrito por Mary Shelley em 1818, narra a história de um cientista que cria um ser de aparência monstruosa a partir de experiências controversas, e no fim, ele se volta contra seu criador.
3. Na visão dos deterministas tecnológicos, qual o paradoxo da relação entre a tecnologia e a sociedade?
Segundo os principais deterministas tecnológicos, a tecnologia é responsável pela evolução da sociedade, causando mudanças profundas. Essas mudanças se concentram em todas as esferas: física, psíquica e socioeconômica. Sendo assim, o papel de transformação é tão intenso que o homem em si acaba ficando em segundo plano, tendo as tecnologias o protagonismo. Portanto, o principal paradoxo nessa relação é que o homem cria a tecnologia visando dominar a natureza, mas ela é invisível e sem fronteiras, sendo assim, indominável. Segundo McLuhan, um dos mais famosos deterministas tecnológicos, “as novas mídias se espalham como um vírus e provocam danos irrestritos à humanidade”. Não há como determinar quais rumos essa tecnologia vai tomar, pois ela é tão veloz que se torna impossível mensurar seus resultados futuros.