Buscar

CONTABILIDADE 4

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE 4.0
 
 Muitos escritórios hoje, querem organizar-se, para poder estar presente num mercado cada vez mais competitivo, mas não têm uma noção clara dos passos a seguir e das providências que devem ser tomadas. A tecnologia muda o papel de diversas profissões, inclusive a do contador. E o termo contabilidade 4.0 está associado ao uso estratégico de novas tecnologias. Isso significa que o novo profissional deve assumir uma posição mais proativa, de consultoria e com foco na gestão e tomada de decisões e está sempre buscando novas informações, pois Diariamente surgem novas soluções e ferramentas, assim como novas leis e regras contábeis. Por isso, um dos principais desafios nesse novo panorama da contabilidade é o profissional manter-se atualizado.
 O termo indústria 4.0 remete à quarta Revolução Industrial, um movimento de transformação dos meios de produção que vem ganhando mais força no cenário empresarial atual. Hoje, o contador não deve ser somente lidar com legislação e cálculos complexos. Ele precisa entender bastante de tecnologia e ter uma ampla visão do negócio do cliente. Do contrário, será superado pela concorrência e perderá boas oportunidades de emprego. Esses novos modelos abriram margem para o questionamento sobre o futuro da profissão do contador. Afinal, hoje as máquinas são capazes de realizar diversas ações anteriormente manuais. No entanto, a contabilidade se sobressai evoluindo no segmento estratégico das empresas. Em suma, o contador deixa de lado essas atividades manuais e utilização de documentos impressos para adotar os meios digitais, garantindo mais velocidade e precisão às atividades, ou seja, se adaptando aos produtos e serviços da contabilidade 4.0.
  Hoje, é possível fazer eletronicamente a autenticação e o armazenamento de Balanços, Livros Diários, Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), Documento Auxiliar de Nota Fiscal (Danfe) e de outras obrigações, tornando até o processo mais fácil e rápido. Com o uso de arquivos XML, os documentos da rotina de trabalho de um contador podem ser acessados em diversos sistemas de contabilidade. Essa iniciativa torna o serviço mais ágil e facilita a fiscalização dos órgãos públicos, fazendo que os clientes tenham mais transparência nas ações realizadas. Os contadores também podem utilizar aplicativos para ter uma comunicação direta com os contratantes e lançar dados contábeis relativos às despesas e receitas de uma empresa. Na era digital, os serviços devem ser mais práticos e de simples execução. Um software pode proporcionar uma visão ampla dos custos e dos rendimentos obtidos das unidades de uma organização. Dessa maneira, é possível analisar o patrimônio e as finanças de uma companhia de maneira mais estratégica. Isso pode fazer com que o contador dê informações aos clientes que ajudem a melhorar o gerenciamento do negócio. Ser capaz de compreender o mundo digital é imprescindível para executar a contabilidade empresaria de forma correta e exemplar.
SLIDE 3
- em relação ao uso da tecnologia, ele vem levando o ideal de automatização para um patamar bem acima do que a indústria está habituada. Indica que o grau de conhecimento das empresas com foco industrial sobre o conceito de indústria 4.0 está em uma margem crescente. Muitos gestores já enxergam esse movimento como uma oportunidade, e não como risco. E algumas empresas já começaram a investir.
- As empresas, em grande parte, permanecem associadas aos tradicionais modelos de produção, pouco sofisticados e dependentes de processos manuais e intervenções humanas.
SLIDE 6 
PRINCIPAIS DESAFIOS 
A capacitação também reflete na execução das boas práticas e estratégias nas empresas. Afinal, como um contador vai ser mais consultivo sem conhecimento? É muito importante que além do diploma ou anos de experiência no mercado, o profissional 4.0 procure cursos regulares, especializações ou atualizações rápidas como palestras, webinars, cursos online e faça networking com outros profissionais.

Continue navegando