Buscar

Terceiro Setor, Responsabilidade Social e o Desenvolvimento Sustentável AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) As discussões envolvendo a responsabilidade social nas empresas constantemente reacendem a discussão acerca da ética empresarial. A definição exata de ética varia dependendo do autor. No entanto, mantém-se inalterado o seu objetivo maior. O que a ética busca esclarecer?
Uma diferenciação entre o que é certo e o que é errado com relação à conduta humana.  
2) A responsabilidade social é um conceito segundo o qual as empresas decidem contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Assim, a gestão das empresas não pode ser norteada apenas para o cumprimento de interesses de seus proprietários, mas também pelos de outros detentores de interesses, como por exemplo, as comunidades locais, os trabalhadores, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas e a sociedade em geral. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I- Com a responsabilidade social, a empresa deve buscar, de forma estratégica, soluções para atender às necessidades sociais para que tanto o lucro da empresa quanto o bem-estar da sociedade e a satisfação do cliente sejam atendidos, ou seja, tanto sociedade quanto empresa se comprometem, gerando um relacionamento sólido e repleto de benefícios e desenvolvimento da sociedade.
II- Responsabilidade social empresarial é um dos novos fenômenos de mercado proveniente da globalização da economia. Assim, temos a empresa orientada sucessivamente para o produto, para o mercado e para o cliente.
III- Responsabilidade social empresarial são ações das empresas que beneficiam a sociedade, é uma forma de gestão que pretende diminuir os impactos negativos no meio ambiente e comunidades, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e reduzindo a desigualdade social.
IV- A responsabilidade social empresarial é uma via de mão dupla, em que todos se beneficiam: a comunidade que ganha em ajuda, e as corporações, que praticando a responsabilidade social, estão agregando valor ao produto que oferecem.
Assinale a alternativa CORRETA:
As afirmativas I, III e IV estão corretas.  
3) No contexto brasileiro, o comprometimento das empresas com uma postura de responsabilidade social tem-se destacado. Muitas delas percebem o impacto de uma postura de responsabilidade social corporativa na construção da imagem da empresa. Com relação ao surgimento da Responsabilidade Social, analise as sentenças a seguir:
I- O conceito de responsabilidade social (RS) vem sendo discutido em sua plenitude pela sociedade mundial e brasileira e, nas últimas décadas, com maior intensidade.
II- Os indícios da ética e responsabilidade social surgiram com a ideia de que a empresa socialmente responsável é aquela que gera lucro.
III- Devido aos problemas ambientais e às disparidades sociais existentes nos territórios, diversos grupos perceberam que havia a necessidade de se colocar em prática ações que visassem ao equilíbrio ambiental, social e econômico.
IV- Vários acontecimentos marcaram as primeiras ações de responsabilidade social pelo mundo. Um deles iniciou-se no Brasil, tratava-se de um seminário sobre o uso da água.
Assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças I e III estão corretas.  
4) O balanço social é uma ferramenta que, quando construída por múltiplos profissionais, tem a capacidade de explicitar a preocupação e as ações da empresa com as pessoas, com as comunidades, meio ambiente, enfim, com qualidade de vida na sociedade e no planeta. Sobre esse demonstrativo, que é publicado anualmente pelas empresas que desenvolvem a responsabilidade social, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Institucionalização do balanço social.
II- Valor agregado pelo balanço social.
III- Garantia e confiança à empresa.
( ) O balanço social traz um diferencial para a imagem da empresa que vem sendo cada vez mais valorizado por investidores e consumidores.
( ) Muitos analistas de mercado, investidores e órgãos de financiamento já incluem o balanço social na lista dos documentos necessários para se conhecer e avaliar os riscos e as projeções da empresa.
( ) É uma prática de cidadania empresarial e estratégia social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
II - III - I.  
5) A responsabilidade corporativa constitui um objeto de pesquisa amplo e complexo, é uma prática nova e típica do capitalismo globalizado, basicamente são ações que agregam valor, colaborando com a construção da imagem pública da empresa. A reputação de uma empresa somente será sustentável à medida que refletir a sua realidade. Assim, mostrar valores já não basta mais, deve-se colocá-los em prática. Sobre a responsabilidade social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As empresas estão escolhendo estratégias que possam garantir uma posição de destaque na sociedade, como também de melhoria da qualidade de vida da coletividade, sendo que estas estratégias têm por base o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social.
( ) Geralmente, as ações e os recursos são destinados a setores como fomento de arte e cultura, retaguarda educacional, patrocínio ao esporte e lazer, apoio ao trabalho de pessoas portadoras de deficiências e necessidades especiais, à ação de minorias étnicas e sociais, entre outros diversos setores.
( ) É importante frisar que a responsabilidade social empresarial é, primeiramente, uma atitude que reflete a ética da empresa, principalmente quando seu principal e único objetivo é o lucro acima de qualquer coisa.
( ) A estratégia no campo da propaganda, marketing e visibilidade ocorre também por meio da aquisição de certificados e selos, que as empresas almejam e recebem pelo seu desempenho com a responsabilidade social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
V - V - F - V.  
6) Uma cooperativa se diferencia de outros tipos de associações de pessoas por seu caráter essencialmente econômico. A sua finalidade é colocar os produtos e/ou serviços de seus cooperados no mercado, em condições mais vantajosas do que eles teriam isoladamente. Sobre as características da cooperativa, analise as seguintes sentenças:
I- A cooperativa pode ser entendida como uma empresa que presta serviços aos seus cooperados.
II- A cooperativa é regida por uma série de normas que regulamentam o seu funcionamento.
III- A cooperativa tem como princípio fundamental a adesão voluntária e livre do associado.
IV- A educação, a formação e a informação não se fazem necessários para um empreendimento cooperativo.
Assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças I, II e III estão corretas. 
7) A partir da contextualização histórica do conceito de competitividade e responsabilidade social, é necessário que as empresas envolvam-se mais em cadeia complexa de agentes, tomando decisões em processos interdependentes, o que acarretará em novos posicionamentos, habilidades e estratégias organizacionais. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I- As empresas, atualmente, são agentes transformadores que exercem uma influência muito grande sobre os recursos humanos, a sociedade e o meio ambiente. Assim, vários projetos são criados, atingindo principalmente os seus funcionários e, em algumas vezes, seus dependentes e o público externo, contemplando a comunidade a sua volta ou a sociedade como um todo.
II- A junção entre qualidade socioambiental e desenvolvimento socioeconômico, por meio de uma gestão do desempenho baseada na responsabilidade social empresarial, torna iniciativas empresariais marcos fundamentais.
III- Ao incorporar o conceito de sustentabilidade, o desempenho de uma empresa deve ser medido também, baseando-se na sua contribuição para a qualidade ambiental e capital social, tendo como objetivo o de reduzir os danos resultantes das suas atividades de forma a criar valor econômico, social e ambiental.
IV- O desafio da sustentabilidade, bem como a complexidade de gerenciar uma organização, exige que os dirigentes sejam capazes de fundamentar os projetos ambientais com empréstimos a curto prazo, a fim de visualizar e analisar o desempenho doscolaboradores voluntários que se colocam à disposição para atuar na responsabilidade social empresarial.
Assinale a alternativa CORRETA:
As afirmativas I, II e III estão corretas.  
8) Conceitualmente, a responsabilidade social empresarial tem como objetivo atuar em benefício de seus trabalhadores, suas famílias e no entorno das comunidades de alcance onde está situada. No que condiz com a perspectiva da empresa frente a esta filosofia, assinale a alternativa CORRETA:
Tem uma expectativa de bem-estar das comunidades com as quais a empresa se relaciona. 
9) O balanço social é um demonstrativo publicado anualmente pela empresa, reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade, como também é um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa. Nesse sentido, o balanço social é visto como um indicador de responsabilidade social. Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- Ao publicá-lo, as empresas começam a divulgar de forma transparente e ética todas as suas ações de responsabilidade social.
II- É um instrumento de gestão social e faz o diagnóstico da situação específica da empresa, indicando o grau dos lucros.
III- É um sistema inédito de avaliação e referência dos compromissos e práticas econômicas das empresas.
IV- É possível identificar, com os indicadores, como se apresentam suas ações de responsabilidade social e, quando necessário, realizar as adaptações.
Assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças I e IV estão corretas. 
10) Ela é considerada como uma forma de preservar os valores humanos. Tornou-se necessária, inclusive, através da elaboração de códigos atualizados, com deveres, obrigações e punições bem definidos, a fim de inibir as pessoas a tomarem atitudes contrárias à conduta organizada. Assinale a alternativa CORRETA que corresponda a esta reflexão acerca dos valores e critérios que determinam a escolha de uma conduta considerada correta:
A crítica construtiva.
A ética.

Outros materiais